EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – Bacharelado

 

Disciplina: Matemática para Administradores

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Funções do 1º grau; Função do 2º grau; Função Exponencial; Função Logarítmica; Representação Gráfica das Funções; Sistemas de Equações Lineares; Determinantes. Aplicações das Funções: Função Demanda; Função Oferta; Função Receita Total; Função Custo Total; Função Lucro Total. Ponto de Equilíbrio; Ponto de Nivelamento (Break-Even Point).

Disciplina: Contabilidade Geral

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Contabilidade. Patrimônio. Disposição gráfica do Patrimônio. Ativo. Passivo. Situação Líquida. Evolução e Situação Patrimonial. Débito e Crédito. Método das partidas dobradas. Escrituração. Livros contábeis. Balancete de verificação. Encerramento do exercício. Demonstrações Contábeis.

 

Disciplina: Economia Empresarial

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Noções de Microeconomia: processo de formação de preços e operação dos mercados. PIB, PNB, Recessão, Expansão, Estabilização. Modelos Econômicos. Ciclo de Negócios e a Inflação. Interação entre oferta e demanda agregadas. Inflação Inercial e Equação da Inflação. Políticas Econômicas e Planos de Estabilização. Crescimento: relações entre investimento e poupança (pública, privada e externa). Inflação e desemprego. O mercado de trabalho e os conceitos e tipos de desemprego. Vinculações entre o mercado de trabalho e o de bens e serviços. Balanço de Pagamentos e câmbio. Decomposição de Pagamentos e Movimento de Reservas. Câmbio e Balança Comercial. Conta capital e relação juros-câmbio. Financiamento externo: decomposição da conta de capital. Moeda, Sistema Financeiro e relação juros-PIB. Propriedade da Moeda e suas Funções. Regimes Monetários. Sistema bancário e a oferta de meios de pagamento. Alavancagem dos Bancos. Papel do Banco Central e o processo de ajustamento. Papel da Poupança e de Eficiência. Modelo de Conjuntura. Fluxo Circular Produto-Renda-despesa. Perturbações de Fluxo Circular. Política Fiscal e Papel do BACEN. Monetaristas Versus Keynesianos.

 

Disciplina: Teoria Geral da Administração e Processo de Tomada de Decisão

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Características e objetivos da Administração. Habilidades do administrador. Funções do Administrador. Os quatro pilares da Administração. Antecedentes históricos da Administração. Teoria científica da Administração. Teoria Clássica da Administração. Teoria Humanística da Administração. Abordagem neoclássica da Administração. Abordagem estruturalista da Administração. Teoria do desenvolvimento organizacional. Processo de tomada de decisão. Planejamento, Organização, Direção, Coordenação, Controle e Liderança.

 

Disciplina: Sociologia Aplicada à Administração

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Sociologia Geral. Sociologia Aplicada. Organização formal. Grupos informais. Mudanças tecnológicas na organização. Processos sociais. Instituições. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diversidade étnico-racial, gênero e pessoas com deficiência no contexto das organizações.

 

Disciplina: Princípios de Marketing

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Conceitos de Marketing. Evolução do Marketing. Marketing do Século XXI. Visão Geral da Administração de marketing. Endomarketing. O Ambiente de Marketing. Sistema de Informação de Marketing. Pesquisa de marketing. Composto Mercadológico (Marketing Mix).

 

Disciplina: Filosofia e Ética

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Histórico, conceituação e visão geral da Filosofia e da Ética. As origens do pensamento filosófico e as diferentes concepções sobre o homem. Tipos de conhecimento. Filosofia, Ética e Administração. Questões éticas e morais nas organizações. Código de Ética e Código de Ética do Profissional em Administração.

 

Disciplina: Psicologia Organizacional e do Trabalho

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Histórico da Psicologia e da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Principais teorias psicológicas contemporâneas e sua interface com o mundo do trabalho e das organizações: Comportamentalismo e o Organization Behavioral Management, Psicologia Cognitiva e o Modelo de Processamento de Informação, Psicologia da Gestalt e a Teoria do Campo Psicológico, Psicanálise e a Psicopatologia do trabalho. Estudo do comportamento organizacional em seus diferentes níveis de análise: micro organizacional (o indivíduo e suas diferenças individuais, percepção, personalidade, inteligência e motivação), meso organizacional (os grupos de trabalho, relações interpessoais, comunicação e liderança) e macro organizacional (a organização com sua estrutura, relações de poder e cultura organizacional). O processo de diagnóstico organizacional: identificação de problemas na organização e propostas de intervenção, enfatizando recrutamento, seleção e treinamento de pessoal.

 

Disciplina: Direito Empresarial

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Empresa. Empresário. Estabelecimento. Registro de Empresa. Nome Empresarial. Sociedade. Propriedade Industrial. Títulos de Crédito. Contratos Empresariais. Falência e Recuperação de Empresas.

 

Disciplina: Matemática Financeira

Carga horária: 60 h/a

Série: 2ª

Ementa: Juros simples e juros composto. Valor presente – VP, Valor presente de um conjunto de fluxos de caixa. Equivalência de Fluxo de caixa e de Taxa de juros. Definições: Taxa Efetiva, Proporcional, Equivalente e Nominal. Valor Presente Líquido – VPL. Taxa Interna de Retorno – TIR. Aplicações de Juros Simples: taxa de desconto versus taxa de rentabilidade e Desconto de Duplicatas. Aplicações de Juros Compostos: Planos Equivalentes de Financiamento: Juros Somente, Price, SAC, SAM. Avaliação de Ativos e Titulos.

 

Disciplina: Estatística Aplicada à Administração

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Estatística descritiva. Introdução a probabilidade. Amostragem. Testes de hipóteses.

 

Disciplina: Gestão do Agronegócios

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Definição e dimensionamento do agronegócio brasileiro. Segmentos dos sistemas agroindustriais. Cooperativismo. Principais cadeias produtivas do agronegócio no Brasil. Aspectos estratégicos e logísticos da atividade agropecuária. Fundamentos dos mercados futuros. Crédito rural. Política agrícola. Noções de Gestão de Custos no Agronegócio.

 

Disciplina: Administração da Produção e Operações

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: O objetivo desta disciplina é o de transmitir aos alunos os conceitos essenciais de gestão da produção e operações buscando, principalmente instruí-lo na integração e no alinhamento entre as decisões operacionais e estratégicas de uma organização. A partir das necessidades de mercado de diversos tipos de negócios, o aluno será levado a lidar com técnicas e métodos na abordagem de questões sobre medidas de desempenho, arranjo físico, projeto de processos e qualidade. Será também discutida a importância da administração de processos para toda e qualquer organização.

 

Disciplina: Gestão de Pessoas

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Gestão estratégica de recursos humanos. Competências individuais, coletivas e organizacionais. Gestão de competências. Mudança, conhecimento e aprendizagem organizacionais. Capital intelectual, capital humano e capital social. Remuneração estratégica. Criação e gestão do conhecimento organizacional. Aprendizagem organizacional e organizações de aprendizagem. Gestão do desempenho humano nas organizações. Aspectos contemporâneos do comportamento organizacional.

 

Disciplina: Organização, Sistemas e Processos Administrativos

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Dinâmica empresarial e a função da Organização. Análise da estrutura organizacional e administrativa. Gestão de Processos de organização e reorganização administrativa: Planejamento, Direção e Controle.

 

Disciplina: Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Investigar, entender e internalizar a ação empreendedora. Ênfase nos processos de autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. Etapas e estrutura da elaboração de um Plano de Negócios.

 

Disciplina: Direito do Trabalho

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Estudos teóricos das instituições de Direito do trabalho. Breves noções históricas do Direito do trabalho. Relação de emprego. Contrato de trabalho. Estabilidade e fundo de garantia por tempo de serviço. Breves noções sobre a Previdência Social. Segurados e dependentes. Custeio da previdência social. Prestações e benefícios. Breves noções e conceituações de acidente de trabalho. Monopólio de seguro de acidente de trabalho. Benefícios. Rotinas da folha de pagamento. Rotinas do desligamento.

 

Disciplina: Finanças Corporativas

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: A Administração Financeira e o Administrador Financeiro. A empresa e seu ambiente. Análise das demonstrações financeiras. Orçamentos nas empresas privadas. Planejamento, controle e uso de orçamentos. Controle orçamentário e análise das variações. Administração de capital de giro. Administração dos ativos fixos e investimentos de capital. Custo de capital, estrutura e avaliação. Fontes de recursos.

 

Disciplina: Gestão Estratégica de Custos e Análise Das Demonstrações Financeiras

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Custos: conceito, elementos e classificação. Sistemas de produção e de apropriação de custos. Métodos de custeio por absorção, por contribuição (variável) e custeio por atividade(ABC). Custos-padrão. Análise das relações custo/volume/lucro: custos para tomada de decisões. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Introdução à alavancagem operacional e margem de segurança, formação de preços de venda, análise de Mark Up. Impostos incidentes sobre o preço. Preços à vista e a prazo. Análise de Demonstrações Financeiras: conceito, condições e preparação. Principais indicadores econômicos financeiros. Nota explicativa, relatório da diretoria, parecer do auditor, parecer conclusivo da análise de balanço.

 

Disciplina: Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Estudo dos conceitos, ferramentas e técnicas fundamentais para o gerenciamento de materiais, compras, logística e cadeia de suprimentos.

 

Disciplina: Administração de Marketing e Serviços

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Análise dos Mercados Consumidores. Análise dos Mercados Organizacionais. Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados Alvo. Desenvolvimento de Estratégias e Planos de marketing. Desenvolvimento e Gerenciamento de Serviços. Satisfação, Valor e Fidelidade do Cliente. Gestão do Brand Equity. Posicionamento da Marca. Como Lidar com a Concorrência. Projeto de Oferta ao Mercado Global. Definição da Estratégia de produto. Apresentação de Novas Ofertas ao Mercado. Desenvolvimento de Programas e Estratégias de Determinação de Preços. Gestão de Canais e Redes de Valor. Gestão de Varejo, Atacado e Logística. Gestão da Comunicação Integrada de Marketing. Gestão da Comunicação de Massa: Propaganda, Promoção de Vendas, Eventos e Relações Públicas. Marketing Digital. Gestão das Comunicações Pessoais: Marketing Direto e Vendas Pessoais.

 

Disciplina: Pesquisa Operacional

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Introdução à pesquisa operacional; modelagem de problemas e classificação de modelos matemáticos; programação linear; método simplex; dualidade; análise de sensibilidade; interpretação econômica; modelos de transporte e alocação; Análise de Redes, Modelos de Designação e Teoria das Filas.

 

Disciplina: Pesquisa em Administração

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Níveis de Conhecimento. A natureza da ciência e da pesquisa científica. Níveis de Pesquisa. Métodos e Técnicas de pesquisa aplicáveis à administração. Planejamento e processo da pesquisa científica: introdução, fundamentação teórica, coleta e análise de dados, conclusão. Pesquisa de mercado. Projeto de pesquisa.

 

Disciplina: Direito Tributário

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Direito Tributário e suas fontes. Princípios Constitucionais Tributários. Tributos. Competência Tributária. Administração Tributária. Tributação da Empresa. Tributação da ME, EPP, MEI e EIRELI. Evasão e Elisão fiscal. Planejamento Tributário (Gestão Tributária nas Empresas).

 

Disciplina: Comércio Exterior

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Teoria e Prática do Comércio Exterior. Principais técnicas e estratégias utilizadas em negociações internacionais. Simulação de situações práticas. Limitações e incentivos legais. Comércio Internacional regulamentado. Blocos regionais. Balança comercial. Movimento de capital e liquidez internacional.

 

Disciplina: Sustentabilidade Empresarial

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Conceitos essenciais de Sustentabilidade buscando, principalmente instruí-lo na integração e no alinhamento desses conceitos nas ações operacionais e estratégicas de uma organização. A partir das necessidades de mercado de diversos tipos de negócios, o aluno será levado a lidar com a questão sustentável através de suas três dimensões de análise: ambiental, social e econômica para toda e qualquer organização.

 

Disciplina: Tecnologia da Informação e Simulação Empresarial

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Visão Geral de Conceitos de Tecnologia da Informação: Hardware, Software e Banco de Dados; Conceitos. Recurso. Objetivos. Tipos. Utilização: Sistemas de Informação e SIG; Desenvolvimento. Escolha. Implementação. Manutenção: SI; Gestão de Projetos em TI: repercussão e mudanças organizacionais; Desafios da tecnologia: questões legais, segurança, ética e controle; Visão Geral de Aplicações empresariais: ERP.CRM.SCM. e-commerce, e-business. Gestão empresarial: simulação de situações do ambiente organizacional.

 

Disciplina: Estratégias Administrativas

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Introdução à Administração Estratégica. Análise do Ambiente Externo e Interno. Estabelecimento de Diretriz Organizacional. Estratégias Empresariais. Estratégias da Unidade de Negócio. Estratégias Funcionais. Processo de Controle Estratégico e Desempenho. Liderança, Poder e Cultura Organizacional Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. Estudo de casos.

 

Disciplina: Gestão de Projetos

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: O essencial da administração de projetos. Definição de objetivos, Elaboração e avaliação de projetos. Definição do papel do gerente, autoridade, competência, liderança e motivação.

 

Disciplina: Orientação de TCC - ADM

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Planejamento, desenvolvimento e avaliação do projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso, versando sobre uma temática pertinente ao curso, sob a orientação de um professor do Colegiado do Curso.

 

Disciplina: Disciplina Optativa

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: