APRESENTAÇÃO

O Curso de Agronomia tem por compromisso desenvolver o respeito à fauna e à flora; a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água; o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente; o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais. Em atendimento às demandas da sociedade, deve considerar os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística. Deve formar profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Decreto Federal nº. 67657 de 25 de novembro de 1970 autorizou o funcionamento do Curso de Agronomia sob a denominação de Escola Superior de Agronomia de Bandeirantes. A Lei Municipal nº. 1168 de 13 de novembro de 1973 transformou a Fundação Educacional de Bandeirantes em Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (FFALM) e em 30 de setembro de 1974, pelo Decreto Federal nº. 74620, o curso de Agronomia foi reconhecido mesmo antes de formar sua primeira turma. A FFALM passou a ser denominada Fundação Faculdades Luiz Meneghel (FFLM) de conformidade com a Lei Municipal nº. 2219 de 27 de dezembro de 2000. Em 11 de abril de 2003, através do Decreto nº. 1052, a FFLM deixa de ser Fundação Municipal para ser estadual e em 28 de setembro de 2006, com a Lei nº. 15300, integrou-se à Universidade Estadual do Norte do Paraná, compreendendo o Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes PR.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O profissional deve ser capaz de contribuir para a construção de um modelo de desenvolvimento agrário economicamente viável, ecologicamente sustentável, socialmente justo e culturalmente aceito. É preciso uma organização curricular que possibilite uma sólida formação científica e profissional que permita absorver e desenvolver tecnologia; capacidade crítica e criativa na identificação e resolução dos problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; e, capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico criativo, às novas situações.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional de Agronomia deverá ter sólida formação para atuar como administrador, produtor, planejador e executor de sistemas produtivos, extensionista, pesquisador e profissional de ensino, tanto em nível técnico como em nível superior. As áreas de atuação do agrônomo são amplas e diversificadas, o que pode ser constatado no Artigo 7º e seus itens das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia. Ainda, de acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o engenheiro agrônomo deverá estar apto a atuar no que estabelece a legislação em vigor.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Curso: Agronomia

Carga Horária: 4.320 horas

Turno: Integral

Regime: Seriado Anual

Vagas: 50

Período de integralização: 05 anos

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Agronomia: Laila Herta Mihsfeldt ()

Vice Coordenador: Elisete Aparecida Fernandes Osipi ()

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Marcio Massashiko Hasegawa ()

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Jael Simões Santos Rando ()

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Valdir Lopes ()

Representante discente: Eduarda Satie Ishimatsu ()