APRESENTAÇÃO

O Bacharel em Ciências Contábeis possuirá visão ampla, generalista da área, com capacidade para estudar e controlar o patrimônio das entidades, visando fortalecer informações sobre sua composição e suas variações aos usuários da contabilidade, bem como o assessoramento e o gerenciamento dos negócios.

A Ciência Contábil, por estar inserida num ambiente econômico e social em transformação, requer novas formas de aplicações e aprimoramento conceituais e abordagens.

Por isso, a reformulação do projeto pedagógico visa proporcionar ao aluno instrumentos e conhecimentos atuais e compatíveis com o momento histórico mundial globalizado e em constante mutação. O profissional da Contabilidade está intimamente ligado a toda essa evolução, pois ele faz parte do 'mundo dos negócios', é importante destacar que significa estar envolvido com assuntos econômicos, políticos e sociais, que causam grandes reflexos nos negócios. Desta forma, o Contador deve possuir conhecimentos diversos suficientes para que possa embasar suas decisões acertadamente.

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis – Bacharelado, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 85.720. Em 1983 foi reconhecido pelo Decreto Ministerial nº 380. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 6.756 de 16 de abril de 2010, válida pelo prazo de 4(quatro) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

No cenário empresarial contemporâneo em que se situam as perspectivas empresariais, as profissões precisam se adaptar às novas tecnologias, envolvendo-se intensivamente na implicação das atividades financeiras e empresariais.

Panorama em que o egresso do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis deverá ser um profissional com habilidades técnicas e formação geral para atuar nas diversas empresas, sendo que uma delas poderá escolher pela organização de empresa própria de contabilidade; executar serviços terceirizados a outras empresas; prestar consultoria; atuar como contador em empresas privadas e públicas; atuar como consultor econômico-financeiro; ser controlador ou gerente administrativo-financeiro; trabalhar como auditor interno em empresas; trabalhar como auditor externo autônomo; prestar serviços como perito contábil na área Judiciária; prestar concursos públicos para áreas de interesse contábil, como Tribunais de Contas, fiscalização de tributos nas áreas federais, estaduais e municipais, ser professor de disciplinas contábeis, no ensino superior.

Terá ainda competência profissional para compreender documentos e elaborar relatórios exigidos legalmente, utilizando-se de recursos de uma especialidade, como ferramenta eficiente no processo estratégico de apoio a decisões, para contribuir efetivamente no desenvolvimento da empresa. Terá plenas condições, também, para atuar de acordo com os padrões éticos e morais exigidos, produzindo e difundindo conhecimentos na área.

Diz respeito ao perfil do contador formado no curso, um agregado de competências, habilidades e atitudes que viabilize aos agentes econômicos o pleno cumprimento da “accountability” junto à sociedade. Deverá exercer com ética e proficiência as atribuições que lhes são prescritas, através de legislação específica e do pleno conhecimento das práticas inerentes ao exercício da função, e que seja capaz de desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial nas organizações indiferentemente do porte ou segmento de atividade.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Atualmente, o setor de comércio e serviços da região de influência da UENP representa a grande demanda de profissionais da contabilidade, dada à diversificação dos ramos de atividades e a presença de empresas em crescimento que atendem às demandas geradas pela economia regional. Dentre as atividades econômicas desenvolvidas na região se destaca a Indústria de Alimentos, Comércio e Serviços, as quais oportunizam trabalho reservado ao profissional da contabilidade

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2014, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Ciências Contábeis - Bacharelado

Carga Horária: 3.000 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 100

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador – Pedro Urquiza

Vice-Coordenador – Gesilene Ribeiro

Coordenador de Estágio – Valdecir Alves

Representantes docentes:

Mauro Norberto Cunha
Edson Dias
João Ricardo Amadeu

Representante Discente: Wanderley dos Santos Cristane Junior

 

Fone: (43) 3904-1922