EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO

 

Disciplina: Contabilidade Geral I

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Objetivos da contabilidade. A evolução da contabilidade. Conceitos. Patrimônio. Disposição gráfica. Evolução e situação patrimonial. Plano de contas. Estrutura das Contas. Atos e fatos contábeis. Estudos das Variações Patrimoniais. Método das partidas dobradas. Livros contábeis. Procedimentos contábeis e escrituração. Estrutura conceitual básica da contabilidade e os princípios de contabilidade. A Estática Patrimonial e os principais relatórios. A Dinâmica Patrimonial e as principais demonstrações. Mensuração e reconhecimento de operações mercantis. Operações com mercadorias. Inventário periódico e permanente. Apuração do Custo da Mercadoria Vendida. Balancete de verificação. Encerramento do exercício. Demonstrações contábeis.

 

Disciplina: Administração

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Introdução à Teoria da Administração: Antecedentes históricos da administração. Definições e conceitos. Princípios e ação administrativa. Evolução do pensamento administrativo. Escolas da Administração: Clássica e científica. Relações humanas e comportamentais. Estruturalista e burocrática. Neoclássica. Sistêmica. Contingencial. Funções Administrativas: Planejamento (operacional, tático e estratégico). Organização (organização, sistemas e métodos). Direção. Controle. Qualidade nas Organizações. Cultura organizacional. Planejamento da qualidade. Ferramentas da qualidade. Perspectivas Futuras da Gestão Empresarial: Empreendedorismo. Marketing. Terceirização. Globalização. Gestão participativa.

 

Disciplina: Economia

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Antecedentes históricos: Introdução. Problemas básicos da organização econômica. Mercados e governo numa economia moderna. Elementos fundamentais numa economia moderna. Microeconomia: Oferta e procura em mercados individuais. Oferta e preços em mercados concorrenciais. Procura e comportamento do consumidor. Produção e organização empresarial. Análise de custos. Receita marginal. Oligopólio e monopólio. Salários, rendas e lucros. Macroeconomia: Visão global. Produto e rendimento nacionais. Consumo e investimento. Fundamentos da oferta e da procura agregados.

 

Disciplina: Iniciação à Pesquisa em Contabilidade

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Metodologia da Pesquisa: Metodologia Científica. Tipologia de Pesquisa. Normas da ABNT. Etapas de Elaboração do Projeto de Pesquisa. Estrutura do Trabalho Científico. Metodologia do Trabalho Científico: Conceitos Fundamentais. Pesquisa Científica: classificação e delineamento. Produção de Textos e Trabalhos Técnico-Científicos. Normas da ABNT. Fontes e a coleta de dados: Internet. Bibliotecas Virtuais. Revistas Científicas. Análise e apresentação dos dados.

 

Disciplina: Matemática

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Razões e Proporções. Médias. Grandezas Proporcionais. Porcentagem. Números Índices: Construção de índices simples e compostos. Mudança de base de um número índice. Conjunto de Números e Desigualdade. Potenciação e radiciação. Operações com expressões algébricas. Equação do 1º grau. Equação do 2º grau. Sistemas de equações do 1º grau. Logaritmo. Função exponencial. Função logarítmica. Aplicações de funções exponencial e logarítmica. Análise Combinatória Simples. Limites. Derivadas. Integral.

 

Disciplina: Introdução ao Direito

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Direito. Divisão do Direito. Direito Objetivo e Subjetivo. Direito Positivo e Natural. Direito e Moral. Fontes do Direito. Processo Legislativo. Noções de Direito Público: Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário. Noções de Direito Privado: Direito Civil e Direito Empresarial.

 

Disciplina: Matemática Financeira

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Juros Simples e Compostos. Taxa de juro: Taxas nominal, proporcional, efetiva e equivalente. Descontos: Desconto simples. Desconto composto. Desconto Comercial (por fora). Desconto Racional (por dentro). Montante: Montante Simples e Composto. Séries de Pagamentos: Anuidades postecipadas. Anuidades antecipadas. Anuidades diferidas. Anuidades variáveis. Correção Monetária e Inflação: Índices de atualização e inflação. Variação dos índices. Taxa de juros nominal e real. Depósito com correção monetária. Sistema de Amortização: Sistema Price. Sistema SAC. Sistema SACRE. Análise de Investimentos. Operações práticas com uso de ferramentas específicas.

 

Disciplina: Legislação Social e Prática Trabalhista

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Consolidação das Leis do Trabalho e Legislação Complementar. Empregador. Empregado. Normas Gerais de Tutela do Trabalho. Normas Especiais de Tutela do Trabalho. Contrato Individual de Trabalho. Associação Sindical e Convenção Coletiva do Trabalho. Justiça do Trabalho. Previdência e Assistência Social. Aplicação prática do Direito Trabalhista e Legislação Social associados às diversas etapas do processo contábil (mensuração, reconhecimento e evidenciação). Rotinas do Departamento Pessoal das Organizações (práticas trabalhistas). Rotinas de Admissão. Contrato de Trabalho e Rescisões de Contratos de Trabalho. Contribuições Previdenciárias das Pessoas Jurídicas. Cálculo da Folha de Pagamento e Encargos Sociais das Empresas Comerciais, Industriais e de Serviços. Cálculo de provisões incidentes sobre a folha de pagamento. Simulação da prática trabalhista em laboratório de informática.

 

Disciplina: Psicologia Organizacional

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: 1. Introdução à Psicologia: Conceitos. Histórico da Psicologia Organizacional. Estudo da Personalidade e do Comportamento Humano. Teorias psicodinâmica. Teorias cognitivas. Teorias behavioristas. 2. Motivação e Liderança: Conceito. O fenômeno da liderança. Características do líder e dos grupos. Diferentes estilos de liderança. Dinâmica do comportamento. Principais teorias motivacionais. A teoria motivacional aplicada ao trabalho. 3. Inteligência: Conceitos. Inteligência racional. Inteligência emocional. 4. Fundamentos do Comportamento dos Grupos. Conceitos. Classificação dos grupos. Desenvolvimento dos grupos. Equipes de trabalho. Kurt Lewin e a teoria de campo. Relacionamento interpessoal. 5. Tópicos Emergentes: Capital intelectual. Cultura e clima organizacional. Noções de gestão de conhecimento.

Disciplina: Contabilidade Geral II

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Área Trabalhista. Folha de Pagamento. Provisões – Férias e 13º Salário e Encargos Sociais. Vale Transporte e demais descontos. Rescisão de Contrato. Ativo Não Circulante. Realizável a longo prazo: Investimento, Imobilizado e Intangível. Depreciação. Amortização. Exaustão. Ajustes de Avaliação Patrimonial. Operações Financeiras. Aplicações Financeiras. Empréstimos e Financiamentos. Descontos de Duplicatas. Provisões e Perdas: Perda na Realização de Crédito e Créditos de Liquidação Duvidosa. Desvalorização de Estoques. Desvalorização de Investimentos. Ativos e Passivos Contingentes. Patrimônio Líquido. Classificação e contabilização. Mensuração e Reconhecimento de Operações. Procedimentos de Escrituração. Demonstrações Contábeis Obrigatórias. Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício. DMPL. DLPA. Demonstração do Fluxo de Caixa. Demonstração do Valor Adicionado.

 

Disciplina: Contabilidade de Custos

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceitos. Objetivos. Finalidade da Contabilidade de Custos. Classificação e Nomenclaturas dos Custos. Princípios Contábeis Aplicados à Contabilidade de Custos. Demonstração de Resultado na Indústria. Esquema Básico de Custos. Custeio por Absorção. Elementos de Custos. Material Direto. Mão-de-obra direta. Custos Indiretos de fabricação. Critérios de Rateios. Sistemas de Custeamento. Produção por Ordem ou Encomenda. Produção por Processo ou Contínua. Produção Conjunta. Custos para controle. Custo Padrão. Custeio Variável. Análise comparativa entre Custeio Variável e Custeio por Absorção. Custeio ABC. Noções de Preço de Venda Baseado no Custo, Mark-up. Métodos de Custeio. Implantação de Sistemas de Custeio. Controle e Registro Contábil de Custos. Relação Custo/Volume/Lucro – Considerações Iniciais. Pronunciamento Conceitual Básico do CPC aplicado à Contabilidade de Custos. Pronunciamento 16 do CPC - Estoques. Outros pronunciamentos do CPC aplicáveis à Contabilidade de Custos.

 

Disciplina: Direito Empresarial e Societário

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Aspectos Introdutórios. Empresa e Empresário. Capacidade Civil. Legislação Societária. Estabelecimento Empresarial. Registro de Empresa. Nome Empresarial. A sociedade não personificada (em comum, em conta de participação), a sociedade personificada (sociedade empresária e simples, em nome coletivo, em comandita simples, limitada, sociedade anônima, comandita por ações, cooperativas e coligadas). Administração Societária e o Contrato Social. Propriedade Industrial. Títulos de crédito. Contratos Empresariais. Falência e Recuperação de Empresas. Reorganização societária. Aplicação prática do Direito Empresarial e Legislação Societária associados às diversas etapas do processo contábil (mensuração, reconhecimento e evidenciação).

 

Disciplina: Direito Tributário

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Aspectos Legais do Direito Tributário. Sistema Tributário Nacional. Princípios Constitucionais Tributários. Constituição Federal e Código Tributário Nacional. Competência Tributária. Tributos. Repartição das Receitas Tributárias. Obrigação Tributária e Fato Gerador. Crédito Tributário. Administração Tributária. Evasão e Elisão Fiscal. Processo Administrativo Fiscal. Aplicação prática do Direito e Legislação Tributária.

 

Disciplina: Filosofia

Série:

Total: 60 h/a

Ementa: Introdução à Filosofia: o pensamento mítico, o surgimento do Logos e o pensamento clássico grego. Epistemologia: a busca por uma ordem e os diversos tipos de conhecimento. Fundamentos antropológicos: constituição do humano e as questões étnico-raciais (Lei no. 10639/03) Filosofia da Ciência: fundamentos epistemológicos na discussão da ciência dos gregos aos nossos dias. Noções de Lógica. Filosofia e Ciências Contábeis: o pensar para além da pura racionalidade. Provocações sobre política e ética: concepções e compreensões na perspectiva do público e do privado a partir da tradição filosófica.

 

Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Teoria da Amostragem. Estatística Descritiva - Análise de Dados. Distribuição de Frequência. Descrição de Dados. Probabilidades e suas Distribuições. Intervalos de Confiança. Testes de Hipóteses. Análise de Variância com um fator e dois fatores. Números Índices. Análise de Correlação e Regressão Linear. Séries Temporais. Testes não-paramétricos. Noções de Cálculos Atuariais.

 

Disciplina: Contabilidade Informatizada

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Utilização de Softwares Comerciais na Contabilidade e formatação de documentos: Planilha Eletrônica. Editor de Textos. Mídia de Apresentação. Banco de dados. Noções Gerais de Sistemas de Contabilidade integrada e noções específicas do Sistema Contábil, escrita fiscal, folha de pagamento, controle patrimonial, entre outros. Configurações: máscara contábil, impressora. Implantação: usuários, empresas, períodos contábeis, plano de contas, históricos. Utilização: inclusões, exclusões e alterações de contas, históricos e lançamentos contábeis, consultas a lançamentos, saldos e movimentações; apuração do resultado do período; emissão de relatórios; geração de relatórios gráficos. Noções de aplicação e uso de Software fornecidos por órgãos oficiais aplicados na contabilidade. Noções de sistema de gestão integrada – ERP. Ambiente virtual e sistemas de buscas: noções de pesquisa em sites de órgãos e repartições oficiais da área de contabilidade.

 

Disciplina: Contabilidade Gerencial

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Caracterização da Contabilidade Gerencial. Informações que Cria Valor. Empresa como Sistemas de Atividades. Contabilidade Gerencial e Organização Empresarial. Informação Relevante e Custos para Decisão. Comportamento e Volume de Produção. Análise das Relações Custo/Volume/Lucro. Formação e Fixação do Preço de Venda. Decisões comprar ou fabricar, preços e Mix de Produtos. Decisões sobre processos e atividades. Custo de oportunidade. Custos perdidos. Custos imputados. Análise do Custo Diferencial. Análise dos Custos de Distribuição. Sistemas de Controle Gerencial e Contabilidade por Responsabilidade. Informações Contábeis para Decisões Especiais. Sistema de custeio baseado em atividades e sua análise. Tópicos Avançados em Contabilidade Gerencial. Ferramentas de Gestão. Custos para Controle: Custos Estimados. Custo Padrão. Análise das variações custo padrão x real. Controladoria. Contextualização. Gestão e a controladoria. Avaliação de Desempenho. Sistemas de Informações gerenciais.

 

Disciplina: Contabilidade Comercial e Industrial

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Estudo dos Fundamentos das atividades comercial e industrial. Aplicação de procedimentos e operações típicas contábeis de acordo com a legislação vigente. Comércio e organizações empresariais, sociedades empresariais: tipos de sociedades, obrigatoriedades, constituição de empresas: procedimentos de abertura. Aplicar os conhecimentos teóricos na contabilização de operações típicas e elaboração de Demonstrações Contábeis de empresas comerciais, industriais e de serviços, permitindo que alunos evidenciem a rotina de uma empresa no ambiente real.

 

Disciplina: Contabilidade Pública

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Conceitos e definições de administração pública e dos serviços públicos. Contabilidade pública e campo de atuação. Regimes contábeis. Escrituração contábil. Plano de Contas. Subsistemas Contábeis. Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Operações típicas de contabilização e encerramento do exercício. Orçamento Público. Instrumentos de Planejamento da Administração pública. Ciclo orçamentário. Princípios fundamentais de contabilidade aplicado ao Setor Público. Elaboração da Proposta Orçamentária. Balanços e Anexos

 

Disciplina: Sistemas de Informações Contábeis

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Conceitos e fundamentos de sistema de informação contábil. A empresa como sistema aberto. Sistema de Informação. Sistema e Enfoque Sistêmico. Sistema Empresa e Subsistemas. Tecnologia da informação e sistemas de informação. Informações estruturadas e não estruturadas. Sistemas operacionais, de gestão e de suporte à decisão. Sistemas integrados de gestão empresarial (SIGE). Ciência Contábil e Sistema de Informação Contábil. Metodologia de Registro Contábil. Relacionamento entre atividades e sistemas da empresa. Diretrizes para a implantação de sistema de informação. Condicionantes dos sistemas de informação contábil. Eficiência operacional. Racionalização dos sistemas. Controle interno. Plano diretor de sistemas. Sistemas administrativos. Sistemas integrados (ERP). Aspectos comportamentais e operacionais no desenvolvimento de sistemas. Informações úteis na implantação e nos Relatórios contábeis do Sistema de Informação Contábil (SIC).

 

Disciplina: Controladoria Empresarial

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Conceitos, procedimentos e funções da Controladoria. Elementos da Controladoria e sua aplicação. Sistema empresa e seu ambiente. Definições de eficácia, eficiência e resultado econômico. Processo de gestão: planejamento; execução e controle. Modelo de gestão. Modelo organizacional. Modelo de decisão. Natureza e Objetivo do Orçamento. Sistemas Orçamentários. Abordagens Orçamentárias. Tipos de Orçamentos. Planejamento, Estrutura e Processo Orçamentário: Orçamento de Vendas. Orçamento de Produção. Orçamento de Despesas Operacionais. Orçamento de Caixa. Orçamento de Investimentos e decisões de longo prazo. Demonstrações Contábeis Projetadas. Controle Orçamentário. Orçamento em perspectivas alternativas.

 

Disciplina: Contabilidade do Agronegócio

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Contabilidade Agrícola. Propriedades Rurais. Atividade Rural. Empresas Rurais. Operacionalização do Plano de Contas. Culturas Temporárias e Permanentes. Fluxo contábil na atividade agrícola e Apuração do Resultado. Depreciação na Agropecuária. Contabilidade Pecuária. Projetos agropecuários e gastos de melhoria. Sistemas de Produção. Pastagem. Pastoreio. Alimentação Suplementar. Reprodução. Especialização das Propriedades Pecuárias. Rebanho. Cálculo do Custo do Bezerro. Contabilização e Apuração do Resultado. Contabilidade Gerencial na atividade rural. Planejamento na Atividade Rural. Controles para a geração da informação. Declaração Do Imposto Territorial Rural (Pessoa física e pessoa jurídica) - Imposto de Renda - Agropecuária. Agronegócio. Definição e dimensionamento do agronegócio brasileiro. Segmentos dos sistemas agroindustriais. Cooperativismo. Principais cadeias produtivas do agronegócio no Brasil. Aspectos estratégicos e logísticos da atividade agropecuária. Gestão de Custos no Agronegócio. Ativos Biológicos. CPC 29 e outros relacionados à atividade Agropecuária.

 

Disciplina: Contabilidade e Planejamento Tributário

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Tributos: Impostos, Taxas e Contribuições. Legislação tributária: Incidência Tributária, Fato Gerador, Obrigação Tributária Principal e Acessória, Incidência, Imunidades, Isenções, Diferimento, Suspensão. Apuração e Reconhecimento Contábil: Formas de apuração, escrituração, contabilização de tributos. Regimes Tributários das Pessoas Jurídicas: Conceito, Finalidades, legislação, Estratégias, Instrumentos Legais, Comparação entre Regimes de Tributação; LALUR; ajustes do lucro contábil para o Real, com adições, exclusões e compensações; Estudos de Casos. Ajustes do Lucro Contábil para Apuração do Lucro Real; Reconhecimento dos Efeitos dos Ajustes na Apuração do Lucro Real. Tributação das Pessoas Físicas: Conceito, Legislação, Instrumentos Legais, Estudos de Casos.

 

Disciplina: Auditoria e Perícia Contábil

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Auditoria. Conceito e aplicação da Auditoria Contábil. Estrutura Conceitual de Trabalhos de Asseguração. Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com as Normas de Auditoria. Planejamento da Auditoria de Demonstrações Financeiras e Trabalhos Iniciais. Execução dos trabalhos de Auditoria. Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Financeiras. Normas Técnicas e Profissionais de Auditoria. Seleção da Amostra e Avaliação de Risco. Controle Interno. Papéis de Trabalho. Pareceres de Auditoria. Relatórios de Auditoria. Aplicações Práticas de auditoria. Perícia Contábil. Conceito.Aspectos Profissionais. Aspectos Técnico, Doutrinário, Processual e Operacional. Legislação. O perito como auxiliar da justiça. O perito-contador e o assistente técnico e seus campos de atividade. A inserção da perícia na legislação pertinente. A perícia como prova judicial. Formulação de quesitos, laudos, prazos e documentação para suporte das perícias. Proposta de Honorários. Ética no processo pericial. Aplicações práticas de Perícia Contábil.

 

Disciplina: Ética Profissional em Contabilidade

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Objeto. Objetivo. Conceito de Ética. Campo de aplicação de Ética e da Moral. As fontes das regras éticas. Comportamento ético. A Sociedade e a Ética. O papel da Contabilidade na Sociedade. A Ética Profissional. A atuação do Profissional como elemento ético. Legislação sobre a ética profissional: Aspectos da ética relacionados com os profissionais da área contábil e suas decisões. Código de Ética Profissional do Contador. Normas Brasileiras de Contabilidade Profissionais. Legislação Profissional e de Organização dos Conselhos de Contabilidade: Decreto Lei n.º 1.040/69, e alterações posteriores. Resolução CFC nº 1.370/11 - Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade – Resolução CFC n.º 960/03 e alterações posteriores. Decreto-Lei n.º 9.295/46 e alterações.

 

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade. Usuários e suas necessidades de informação. Os diversos ramos aplicados da Contabilidade. Evolução estrutural da contabilidade. Escolas ou doutrinas na história da Contabilidade. Origem e Evolução histórica da Contabilidade. As perspectivas da contabilidade no Brasil. Núcleo fundamental da teoria contábil. Avaliação e mensuração de ativos, passivos, receitas e despesas, ganhos e perdas. Patrimônio Líquido e suas teorias. Princípios de Contabilidade. Evolução Histórica. Resolução CFC n.º 750/93, atualizados pela Resolução CFC n.º 1.282/10 e alterações. A necessidade da teoria contábil e a geração do conhecimento do contábil. Teorias Normativas. Teorias Descritivas. Método Dedutivo. Método Indutivo. Cientificidade da contabilidade. O processo de geração contábil e os diversos enfoques da teoria contábil. Evidenciação em contabilidade. Características Qualitativas essenciais das Demonstrações Contábeis.

 

Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: A Contabilidade como instrumento de geração de informações. Usuários. Demonstrações Contábeis possíveis de Análise. Índices Financeiros, Econômicos e Patrimoniais. Procedimentos de Análise. Definição do Objetivo. Definição da Metodologia. Coleta de Dados. Análise dos Dados. Reestruturação das Demonstrações Contábeis. Modelos para análises estruturadas. Análise tradicional. Análises vertical e horizontal. Análise por meio de índices - Estrutura de Capital, Evolução, Endividamento, Atividades, Rentabilidade, Liquidez, Solvência, Insolvência, margem, giro, prazos médios, Padrão, Alavancagem financeira (ROE, ROA), Outros. Modelos de previsão de insolvência. Modelo Du Pont. Análise dinâmica do capital de giro (Modelo Fleuriet) - Análise detalhada da liquidez e do capital de giro, Necessidade de capital de giro, Overtrading e efeito tesoura. Outras abordagens de avaliação de desempenho econômico e financeiro. Desenvolvimento de relatórios e pareceres de desempenho econômico-financeiro.

 

Disciplina: Contabilidade Societária

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Estudo Aprofundado das Demonstrações Contábeis sob o Enfoque da Legislação Societária e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Demonstrações Contábeis Obrigatórias e não obrigatórias. Estrutura de capital das empresas. Reorganização societária e combinação de negócios. Extinção de sociedade. Avaliação de Investimentos. Ajustes de Avaliação Patrimonial. Consolidação das Demonstrações Contábeis. Contabilidade em Moeda Constante e Conversão para Moedas Estrangeiras. Propriedades para Investimentos. Investimentos em coligadas e controladas. Ativos Intangíveis. Políticas contábeis, mudança de estimativa, erro, evento subsequente. Ajuste a valor presente. Valor justo (fair value). Redução ao valor recuperável dos ativos (impairment). Ganhos e perdas de capital. Dividendos obrigatórios e juros sobre capital próprio. Reservas.