Professores da UENP recebem título de Cidadão Honorário de Jacarezinho

Sexta, 15 Julho 2016 17:49 por Assessoria de Comunicação Social

Os professores-doutores Fernando de Brito Alves e Vladmir Brega Filho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), receberam, na quinta-feira (14/07), os títulos de Cidadão Honorário de Jacarezinho. A entrega da homenagem foi feita durante sessão extraordinária da Câmara Municipal, realizada no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UENP, no Campus de Jacarezinho.

A homenagem foi proposta pela Câmara Municipal como reconhecimento ao trabalho dos professores na implantação do Programa de Doutorado em Ciência Jurídica da UENP, aprovado em dezembro do ano passado. A UENP é a única dentre as sete universidades públicas do Paraná e a primeira do interior do país a ter um curso de Doutorado na área totalmente gratuito.

Ao se dirigir aos homenageados durante a sessão, o vereador Ricardo Tonet disse que a atuação dos professores aumenta ainda mais o prestígio do curso de Direito de UENP e eleva o nome da cidade. "Quem vive em Jacarezinho, sente orgulho de ter aqui um dos melhores cursos de Direito do país que, agora, tem um Programa de Doutorado", afirmou. "Vossas excelências se destacam não só pelo notório saber jurídico que possuem, mas também pelo empenho demonstrado na luta pela realização desse sonho que engradece a todos nós", falou.

Emocionado, o professor doutor Fernando Brito dedicou a homenagem a toda comunidade acadêmica. "O título de cidadão honorário que me foi outorgado é devido, por sua história, ao nosso curso de Direito. Ao seu Programa de Pós-Graduação e ao conjunto de seus professores, servidores, estagiários, bolsistas e a todos que de alguma forma colaboram com esse projeto", destacou. "Em nome deles eu recebo essa honraria e agradeço imensamente a Câmara de Vereadores pela outorga", concluiu.

O professor doutor Vladmir Brega Filho também agradeceu a entrega do título e falou de sua identificação com a cidade. "Ingressei aqui, para dar aulas, em 1995. E por isso, muitos amigos me reconhecem como sendo de Jacarezinho. Onde me encontram perguntam se ainda estou em Jacarezinho", contou. "Assim a entrega desse título é uma formalização do que já eu me considerava desde que comecei a dar aulas aqui no curso de Direito. Um cidadão de Jacarezinho", pontuou.

A reitora da UENP, professora Fátima Padoan, também participou da solenidade. Durante o discurso, ela relembrou a trajetória dos dois professores desde que começaram a trabalhar para a conquista do curso de Doutorado. "O título que os professores recebem nesta noite ratifica seus respectivos compromissos não apenas com esta Instituição de Ensino, mas, e sobretudo, com toda nossa região que será beneficiada com este doutorado", ressaltou. "Portanto, esta homenagem, não é apenas o reconhecimento de trajetórias pessoais, mas sim, um reconhecimento para toda a UENP, que por meio desta honraria, compreende ainda mais o seu papel e sua relevância para todo o Estado do Paraná e o Brasil", discursou a reitora.

Além de amigos e familiares dos homenegeados, participaram da solenidade diversas autoridades da região e também professores, servidores e alunos da Universidade.

Homenageados

Fernando de Brito Alves nasceu em Lucélia (SP), em 1980. Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração, em Marília; e em 2002 se mudou para Jacarezinho, onde fez os cursos de graduação e mestrado na Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro; atual Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UENP. É doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, de Bauru (SP) e pós-doutor pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente é assessor jurídico da UENP e coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade.

Vladmir Brega Filho nasceu em São Paulo (SP), em 1968. Possui graduação e mestrado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, em Bauru; e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Também possui pós-doutorado em Direito pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professor adjunto do curso de Direito da UENP, onde leciona desde 1995, e ocupou durante oito anos o cargo de coordenador do Programa de Mestrado da Universidade. Também é promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Última modificação: Segunda, 15 Mai 2017 10:46

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.