Jornada de História discute formação de professores

Terça, 20 Junho 2017 11:30 por Assessoria de Comunicação Social

O Colegiado de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realiza, até dia 23, a XII Jornada de Ensino de História. A abertura do evento, na noite de ontem (19/06), contou com a presença do diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini, do vice-diretor do Campus, Maurício de Aquino, do coordenador do curso de História, Pedro Bonoto, e do coordenador do evento Jean Carlos Moreno, além de professores e alunos do curso. A Jornada tem como temática o “Ensino de História, ética e política: sentidos e confluências”, e o debate sobre papel do ensino escolar de História nos tempos atuais.

Em sua programação, o evento contará com cinco mesas redondas, 11 simpósios temáticos, sete minicursos, 81 apresentações de pesquisas, duas conferências e uma exposição no Museu Dom Ernesto de Paula. Para o coordenador da Jornada, realizar um evento pensando a formação de professores, a ética e a política, na atual conjuntura, revela uma aposta, ainda que tímida e cambaleante, na esperança. “Que as discussões propostas pela XII Jornada de Ensino de História possam proporcionar reflexões que iluminem o papel social e político dos professores e pesquisadores da História, reforçando o compromisso de cada um e de todos como co-construtores do mundo e da própria condição humana”, disse Jean.

O evento, que teve início na noite dessa segunda-feira (19/06) com conferência intitulada “Propostas para o ensino de História: ética e política na construção de um saber escolar", da professora-doutora Kátia Abud, da Universidade de São Paulo (USP), mediada pela professora-doutora Marisa Noda, continua nesta terça com a mesa-redonda “O PIBID e formação de professores de História: experiências das IES paranaenses”. Os trabalhos serão conduzidos pelos professores-doutores Claércio Ivan Schneider, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Ricardo Tadeu Caires Silva, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e Jean Carlos Moreno, da UENP.

Na quarta, além da apresentação dos minicursos no período da manhã e dos simpósios temáticos à tarde, haverá ainda duas mesas-redondas no período da noite. A primeira, tratará do tema “O Anticomunismo e a Cultura Autoritária no Brasil”, e terá como participantes os professores-doutores Angelo Priori, e Meire Mathias, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Rodolfo Fiorucci, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e Márcio Luiz Carreri, da UENP. Já a segunda mesa, discutirá “As Diretrizes Curriculares do estado do Paraná: experiências e avaliações”, e contará com a participação da professora Marisa Noda, e do professor-mestre André Luiz da Silva Cazula. A mesa terá coordenação do professor-doutor Flávio Ruckstadter.

Na quinta (22/06), haverá duas mesas-redondas. A primeira, no período da tarde, será coordenada pelo professor-doutor Anderson Ribeiro, e se intitula “O Universal e a Civilização nos livros didáticos de História”, com a participação do professores-doutorandos Luís Ernesto Barnabé, e Felipe Yera Barch, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). A segunda mesa, no período da noite, debaterá questões relacionadas ao “Ensino de História nos anos iniciais: desafios à formação docente", com a participação da professora-doutora Sandra Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da professora-doutoranda Luciana Fernandes de Aquino, e da professora-doutora Vanessa Ruckstadter.

No último dia, nos períodos da manhã e da tarde, a professora-doutoranda Luciana de Fátima Marinho Evangelista, apresentará o minicurso “Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho". À noite, a conferência “O Ensino de História e as Novas Diretrizes para as Licenciaturas", que terá a participação da professora-doutora Ângela Ribeiro Ferreira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e da professora-doutora Geane Kantovitz. Para conferir a programação do evento, acesse o link https://goo.gl/pnGt0e!

Exposição

O Colegiado de História realiza até dia 30 de junho a exposição “Quem somos nós? Capas e imagens de livros didáticos de História”, no Museu Dom Ernesto de Paula, em Jacarezinho. De acordo com o coordenador, Jean Carlos Moreno, a exposição retrata como a sociedade era vista a partir da análise da capa de livros de história que datam de 1900 até os dias atuais.

Última modificação: Terça, 20 Junho 2017 15:17

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD