UENP e Instituto Votorantim firmam parceria

Segunda, 07 Agosto 2017 20:10 por Assessoria de Comunicação Social

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental (Lipebea), e o programa de mestrado em Agronomia, em parceria com o Instituto Votorantim, lançaram o projeto de Agricultura Familiar em Ribeirão Claro. Durante a reunião, realizada em junho, foram discutidos os pontos positivos do projeto na implantação do Sistema de Agroflorestais-Piloto em pequenas propriedades rurais. A parceria conta ainda com o apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

No dia 28 de junho, houve outra reunião da equipe do Projeto com todos os proprietários interessados. Nesse encontro, os coordenadores do projeto explicaram os detalhes do SAF-Piloto e a projeção de ganhos futuros após a sua implantação. A reunião contou com a presença de mais 30 representantes de pequenas propriedades rurais, representantes da EMATER e do Instituto Votorantim.

O projeto é coordenado pelo professor Rodrigo de Souza Poletto. Segundo ele, o objetivo é implantar Sistemas Agroflorestais (SAFs) em algumas propriedades do município, acompanhar o manejo dos SAFs para que o pequeno produtor diversifique sua produção e aumente a sua renda, além da criação de área verde, que se tornará Reserva Legal ou Área de Proteção Permanente no futuro. O Sistema prioriza ainda o plantio de espécies arbóreas nativas em consórcio com espécies de interesse agronômico.

Além do coordenador, a equipe é formada por dois orientadores, o professor Luis Lescano e o professor Rafael Alvim, e dois bolsistas de graduação, Heberth David e Wellington Oliveira.

Última modificação: Segunda, 07 Agosto 2017 20:11

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD