UENP recebe Fórum de Baixa Emissão de Carbono na Pecuária

Quinta, 16 Novembro 2017 16:17 por Assessoria de Comunicação Social
Fórum tem objetivo de disseminar tecnologias de aproveitamento econômico de dejetos na produção animal, aplicando métodos que possibilitem reduzir emissão de carbono Fórum tem objetivo de disseminar tecnologias de aproveitamento econômico de dejetos na produção animal, aplicando métodos que possibilitem reduzir emissão de carbono

Na tarde de terça-feira (07/11), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, recebeu representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa para a realização do 24º Fórum de Baixa Emissão de Carbono na Pecuária de Gado de Leite e Corte. O evento contou com a presença de produtores rurais, estudantes de graduação e mestrandos da Universidade, alunos do Colégio Agrícola e técnicos da região de Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina e Bandeirantes.

O Fórum tem como objetivo disseminar aos envolvidos na cadeia de pecuária de gado tecnologias de aproveitamento econômico de dejetos na produção animal, aplicando métodos que possibilitem reduzir a emissão de carbono. “As discussões em torno do tratamento de dejetos na pecuária intensiva têm ganhado cada vez mais espaço no meio pecuário, sendo permeadas por novas tecnologias e soluções que buscam atender às legislações ambientais e proporcionar novas fontes de energia e de renda”, explicou o organizador do fórum, Sidney Medeiros, fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura.

Tradicionalmente aplicada pelos produtores de suínos, o técnico do Embrapa, Marcelo Otenio, apresentou para os participantes uma tecnologia de biodigestão para os produtores de gado. “A biodigestão para os produtores de gado de corte e leite é uma técnica que funciona e é muito viável, trazendo sustentabilidade ambiental e econômica para o pecuarista”, disse Otenio. Ele lembra ainda que o processo de biodigestão economiza carbono já que processa o biogás, e produzindo o biogás se queima e produz energia elétrica. “Outro ponto positivo é que se diminui a emissão de gás de efeito estufa para o meio ambiente”, ressalta.

Para o Secretário de Agricultura e Pecuária de Bandeirantes, Erich Reis Duarte, o local escolhido para evento foi perfeito. “A UENP hoje é referência regional quando se trata de assuntos relacionados agropecuária sustentável e Fóruns como este vem ao encontro do produtor rural ajudando a despertar a consciência ambiental e ainda gerando renda”, analisa.

O professor-doutor Marcos Augusto Alves da Silva, diretor de Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UENP, destacou que a Pecuária Sustentável é uma das linhas de pesquisa do mestrado em Agronomia da UENP. “Este evento vem ajudar enriquecer ainda mais o conteúdo para os alunos tanto da graduação quanto da pós graduação, já que se refere a poluir menos o meio ambiente, dando destinação adequada aos dejetos que são eliminados em grande quantidade pelos animais”, finalizou o professor.

Por: Daniani Souza-Assessoria NEAT
Fotos: Jean Guerino

Última modificação: Quinta, 16 Novembro 2017 16:32

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD