UENP oferece curso de Programação em Informática para alunos do ensino médio

Quarta, 22 Junho 2016 16:21 por Assessoria de Comunicação Social

Jhenifer do Carmo tem 17 anos e já decidiu o que vai fazer no fim do ano: prestar vestibular para o curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Estudante do Colégio Estadual Marcílio Dias, de Itambaracá, ela é uma dos 60 alunos que já participaram do projeto "Despertando Jovens Talentos com o Conhecimento da Computação", que oferece aulas de Programação gratuitas a alunos do ensino médio da região.

Foi durante o curso que Jhenifer se convenceu do que queria para o futuro. "Quando fiquei sabendo, fiz a inscrição sem muita expectativa. Mas, conforme vinha às aulas, fui me interessando pela área. Hoje gosto muito”, partilha. “Eu tenho duas amigas que já fazem Sistemas de Informação na UENP e, esse ano ano, resolvi prestar o vestibular também", conta.

despertando talentosO curso é realizado nos colégios da região, duas vezes por semana, e no horário de contra-turno. A equipe responsável pelas aulas é composta por dois professores recém-formados e um estudante da graduação da Universidade, supervisionados por dois orientadores. Segundo o coordenador do projeto, professor-doutor Ederson Marcos Sgarbi, o objetivo é atrair estudantes do ensino médio para os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da UENP, a exemplo do que aconteceu com Jhenifer.

"A maioria dos adolescentes e jovens gosta de tecnologia e na nossa região não é diferente. O problema é que muitos desses jovens ainda não sabem que temos cursos superiores voltados para essa área na UENP. E de graça”, comenta o professor. “O que queremos é mostrar um pouquinho desse universo para eles e, quem sabe, convencê-los a serem estudantes da UENP no futuro", acentua Sgarbi.

Victor Garcia é recém-formado em Sistemas de Informação e um dos professores do curso. Ele comenta que para ganhar a atenção dos alunos é preciso aliar conteúdo e entretenimento. “Primeiro, os estudantes têm uma introdução sobre algorítimos e uma noção sobre o que é 'processo'. Isso é o básico para se trabalhar com programação. Vencida essa estapa, eles já passam a usar algumas ferramentas bastante lúdicas, que possibilitam fazer animações, por exemplo”. Na etapa seguinte, disse Victor, os participantes aprendem, de uma forma bem simples, a fazer aplicativos para celular. “Isso acaba sendo bastante divertido, porque celular é algo que faz parte do dia a dia deles. E assim eles aprendem um pouco sobre como funciona essa tecnologia", conta o professor.

O Projeto já passou por colégios de Andirá, Abatiá, Itambaracá e atenderá ainda Bandeirantes. Ao final do curso, os alunos recebem certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP (PROEC). Edgreyson Mendes Aron, 22, já está terminando o curso, mas não quer parar por aí. Ele também pretende prestar vestibular para Sistemas de Informação nesse ano. "Eu sempre gostei de informática. E depois dessa oportunidade de fazer o curso, eu tive certeza de que é isso que eu quero fazer”, disse. “Bandeirantes é pertinho daqui. Posso ir e voltar todos os dias. O projeto me ajudou muito na decisão", enfatiza.

Extensão Universitária

O "Despertando Jovens Talentos com o Conhecimento da Computação" é financiado pelo "Programa Universidade Sem Fronteiras", criado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). Os projetos do "Universidade sem Fronteiras" são desenvolvidos por equipes multidisciplinares compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades e faculdades públicas do Estado do Paraná.

Atualmente o Programa tem centenas de projetos em mais de 200 municípios do Estado. Em Bandeirantes, fazem parte do projeto “Despertanto Jovens Talentos” os recém-formados Victor Ronchi Garcia e Dayanne Oliveira Silva, e o aluno de graduação Igor Goulart de Oliveira, acadêmicos orientados pelos os professores Daniela de Freitas Trindade e Luiz Fernando Legore do Nascimento.

Um dos bolsistas, Igor Goulart, 20, está no segundo ano de Sistemas de Informação e vivendo duas experiências diferentes: de estudante de graduação no Campus Luiz Meneghel e de monitor durante o curso. "É uma oportunidade e tanto. Quando estou no colégio, eu me identifico com os alunos. Tem uns que já estão muito bons em informática e que certamente se darão muito bem nessa área. Vê-los encantados pelo curso, também me ajuda a continuar estudando", conclui.

Última modificação: Quarta, 22 Junho 2016 16:51

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Resultado do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR E MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Homologação das inscrições e as datas das entrevistas do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR e MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• TORNA PÚBLICA a Classificação final dos alunos pleiteantes a bolsa referente ao edital PPAGRO 08/2024; para a concessão de 2 (duas) cotas de Bolsa de 24 meses – Projeto PRAPG da CAPES; 1 (uma) cota 12 meses (Projeto PDPG – 3 e 4) e 6 cotas de 12 meses da demanda social DS - CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel.

• Criação da Comissão Organizadora de Recepção aos Alunos Ingressantes – Ano 2024 na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.