NITEC recebe visita de Centro de Educação Agrícola

Segunda, 15 Mai 2017 10:49 por Assessoria de Comunicação Social

Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola “Mohamad Ali Hamzé”, de Cambará, visitaram o laboratório do Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos e Máquinas Agrícolas-NITEC, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, no dia 11 de abril. Os visitantes foram recebidos pelos estudantes de graduação e pós-graduação em Agronomia da Universidade, e pelo coordenador do núcleo, professor-doutor Rone Batista de Oliveira.

Durante a visita, foram apresentadas as linhas de pesquisa básica e aplicada do Núcleo e realizado demonstrações práticas de campo e laboratório. Satisfeita com a visita, a aluna Carina Tabor (19), de Ibaiti, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo NITEC “é muito interessante, ajuda muito na parte técnica. Adquirimos conhecimento de tecnologia de aplicação, muito legal!”. A aluna Andressa Silva do Paraízo (19), também de Ibaiti, partilhou ter gostado bastante da visita. “É muito interessante e importante o desenvolvimento dos trabalhos realizados aqui. É inovador para o meio agrícola”, acentuou. Ela completou que “a visita foi muito proveitosa para a minha formação como técnica. Gostei bastante”, disse.

O professor Adalberto Cuaglio, do programa de mestrado de Agronomia da UENP e responsável pelos alunos durante a visita, disse ser essencial trazer os estudantes do curso técnico agrícola para a universidade para expandir horizontes. Ele destacou também que “a visita foi ótima e enriquecedora para nós. Apresentar a pesquisa agrícola e saber como ela é executada, é fundamental na formação dos alunos para que eles possam buscar oportunidades nas diversas áreas do meio agrícola. Aqui no laboratório, a pesquisa é desenvolvida com excelência e dedicação”, ressaltou.

A aluna da pós-graduação, Laís Maria Bonadio, que também acompanhou a visita, ressaltou a importância da troca de experiências e conhecimentos. “Foi muito gostoso recebê-los aqui no nosso laboratório e mostrar os trabalhos de pesquisa! É muito importante a interação do meio acadêmico com o meio técnico, isso proporciona aos participantes uma formação mais ampla”, acentuou. Vinícius Aparecido Martins destacou o comprometimento e o interesse dos alunos do colégio em acompanhar o passo a passo de cada metodologia. “Ficamos contentes e realizados com a visita”. Gustavo Dario pontuou que esse tipo de visita permite a troca de conhecimentos.

NITEC
O NITEC gera e compartilha conhecimento técnico e científico nas áreas de Tecnologia de Aplicação, Agricultura de Precisão e Métodos experimentais na agricultura. Realiza pesquisas para criação de novas técnicas, métodos experimentais, produtos e inovações de processos que tem impacto direto na agricultura, além disso tem realizado atendimento constante de dúvidas de agricultores e empresas, contemplando, em plenitude, o tripé de responsabilidade da Universidade, caracterizado como ensino, pesquisa e extensão.

O professor agradeceu a todos do Colégio Agrícola pela visita e aos estudantes da UENP que preparam as atividades realizadas: Antonio Augusto Tavares, Vinicius Aparecido Martins, Lais Maria Bonadio Precipito, Gustavo Dario, Guilherme Mendes, João Victor de Oliveira, Luiz Augusto Inojosa Ferreira.

Última modificação: Segunda, 15 Mai 2017 11:14

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Homologação das inscrições e as datas das entrevistas do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR e MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• TORNA PÚBLICA a Classificação final dos alunos pleiteantes a bolsa referente ao edital PPAGRO 08/2024; para a concessão de 2 (duas) cotas de Bolsa de 24 meses – Projeto PRAPG da CAPES; 1 (uma) cota 12 meses (Projeto PDPG – 3 e 4) e 6 cotas de 12 meses da demanda social DS - CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel.

• Criação da Comissão Organizadora de Recepção aos Alunos Ingressantes – Ano 2024 na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.

• Exonera, a pedido, a Vice-Coordenadora do Curso de Graduação do Campus Luiz Meneghel.