Universidade realiza II Café Cultural em Bandeirantes

Segunda, 15 Mai 2017 10:59 por Assessoria de Comunicação Social

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na última quinta-feira (04/05), a segunda edição do Café Cultural UENP. O evento foi realizado em Bandeirantes, na panificadora Hebron Café, região central da cidade. O encontro teve como tema “O Mito da Família Perfeita”, e o convidado para falar sobre o assunto foi o professor Luiz Fernando de Lima.

“É preciso estar atento ao perigo de se olhar a família apenas sob uma ótica social, o que certamente, pode incentivar inúmeros preconceitos ao passar uma ideia padronizada de família”, alertou. Ele pontuou ainda que tem se tornado um mito hoje em dia achar que a família ideal é aquela formada por pai, mãe e filhos somente. “Temos que entender que o conceito de família vai além disso. Está muito mais relacionado com um espaço onde há a prática de relações sadias que façam com que os integrantes se identifiquem como tal”, ressaltou.

Mestre e doutorando em Teologia pela Puc-Pr - com pesquisa realizada na Universidad de Comillas, na Espanha, Luiz Fernando é padre da Igreja Católica e tem experiência na área de planejamento familiar e em bioética. “A igreja não é contra o planejamento familiar, embora muitos assim o pensem. Ela é a favor da responsabilidade familiar e isso, inevitavelmente, esbarra na questão do planejamento”, afirmou. Durante o Café, o público fez inúmeras perguntas, sobretudo pelo fato do professor ser padre e, ao mesmo tempo, abordar assuntos sobre os quais a igreja, aparentemente, seja contra.

Para o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, o Café Cultural tem se firmado como um importante espaço de diálogo promovido pela Universidade. “É muito bom ver assuntos de tamanha relevância sendo discutidos com profundidade e, ao mesmo tempo, com naturalidade. A ideia do Café é justamente essa: promover essa disseminação e partilha do conhecimento fora do ambiente acadêmico. Vemos aí uma oportunidade de aproximar a Universidade das pessoas e tem dado muito certo”, afirmou.

Além do vice-reitor, o evento contou com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho, e de professores e agentes universitários do Campus Luiz Meneghel. Também participaram a secretária municipal de Educação e Cultura de Bandeirantes, Valquíria Bonaccini Martins, coordenadoras, diretoras, e professoras das escolas municipais da cidade, além da coordenadora do Museu Municipal Maria Calil Zambom, Patrícia Manzolli Ferreira. O evento teve ainda a apresentação do cantor Touché, de Cornélio Procópio, que trouxe um repertório com músicas da MPB.

Café Cultural UENP

O Café Cultural UENP é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Assessoria de Comunicação da UENP, em parceria com a Coordenadoria de Educação a Distância da Universidade, Sesc de Jacarezinho, Cafeeira Dois Irmãos, de Santo Antonio da Platina, Prefeitura de Bandeirantes e Hebron Café.

A primeira edição do evento foi realizada em maio do ano passado, em Jacarezinho. O tema foi “Democracia” e o convidado foi o professor-doutor Fernando Brito, coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciência Jurídica da UENP e profundo conhecedor do tema.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho, explicou que a ideia é que o Café Cultural seja itinerante e possa ser realizado nas três cidades onde estão os campi da UENP. Ela afirma ainda que, a cada edição, o evento vem ganhando mais corpo e conquistando seu espaço. “O Café Cultural já é uma realidade concreta. É por meio desse evento que temos promovido o encontro da Universidade e com a comunidade – espaço-momento para construção de ricas discussões de temas relevantes”, disse.

Última modificação: Sexta, 09 Junho 2017 12:26

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Resultado do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR E MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Homologação das inscrições e as datas das entrevistas do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR e MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• TORNA PÚBLICA a Classificação final dos alunos pleiteantes a bolsa referente ao edital PPAGRO 08/2024; para a concessão de 2 (duas) cotas de Bolsa de 24 meses – Projeto PRAPG da CAPES; 1 (uma) cota 12 meses (Projeto PDPG – 3 e 4) e 6 cotas de 12 meses da demanda social DS - CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel.

• Criação da Comissão Organizadora de Recepção aos Alunos Ingressantes – Ano 2024 na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.