APRESENTAÇÃO

O curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado, busca desenvolver profissionais para intervenção eficiente na preservação da saúde, tratamento, reabilitação, controle das patologias, promoção de saúde, com base no rigor científico e intelectual, pautado na ética profissional e respeito ao ser humano. Ser capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Trata-se de um curso cujo perfil atende plenamente às exigências de uma formação fundamentada e estruturada nas Diretrizes Curriculares nº 3/2001 CNE/CES visando proporcionar a ampliação de possibilidades e potencialidades formativas do egresso.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 4.300, com implantação da primeira turma no segundo semestre de 2001. Em 2005 foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 5.569. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através da Portaria nº 49/22 - SETI, válida pelo prazo de 5(cinco) anos a partir de 14 de setembro de 2022.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O Curso de Graduação em Enfermagem, tem a finalidade de proporcionar uma formação humana e generalista, baseada em evidências científicas, sendo capaz de desenvolver e gerenciar o processo do cuidado de Enfermagem ao indivíduo, família e comunidade, na integralidade humana, no raciocínio clínico e reflexivo, nos cenários epidemiológicos, de acordo com as necessidades de saúde e demandas sociais. Busca desenvolver aptidões e competências para atuar nas diferentes fases do ciclo de vida humana, nos diferentes cenários de ação profissional, sempre pautados nos princípios éticos e legais da profissão, levando em conta a inserção local, regional e global, com a finalidade de difundir e aperfeiçoar a cultura técnico-científica na área da Enfermagem.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Os campos de atuação do enfermeiro incluem: assistência de enfermagem, gestão dos serviços de saúde, gerenciamento da equipe de saúde, ensino em nível médio, pesquisa científica, auditoria, empreendedorismo, entre outras possibilidades de atuação Interprofissional. Para tanto, o Curso de Enfermagem busca desenvolver e formar enfermeiros com uma visão ampla da profissão e possibilidades de atuação, com destaque para os seguintes campos de atuação: – Unidades de Saúde (UBS/ESF), Hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Escolas, Clínicas Privadas, Empresas, Repartições Públicas, entre outros.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Curso: Bacharel em Enfermagem

Carga Horária: 4450 horas

Turno: Integral

Regime: Seriado Anual com disciplinas semestrais

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 05 anos e Máximo de 08 anos

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem:  Dr.ª Marla Fabiula de Barros Hatisuka ()

Vice Coordenador: Dr. Edvaldo Cremer ()

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Dr.ª Carolina Fordellone Rosa Cruz ()

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Dr.ª Elaine Lucas dos Santos ()

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Dr.ª Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo ()

Diretor da Clínica Universitária de Enfermagem e Multiprofissional UENP/CLM: Fernanda Prado Marinho ()

 

Representante discente: Milena Tisque Machado ()