sisu setima

APRESENTAÇÃO

É o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos, jornais e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos. Com licenciatura, o graduado está apto para dar aulas. (Fonte: Guia do Estudante)

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em História – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 47.612, com implantação da primeira turma em 1960. Em 1966 foi reconhecido pelo Decreto Lei Federal nº 4.546. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 5228 de 4 de outubro de 2016, válida pelo prazo de 4(quatro) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O graduando do curso de História deve demonstrar ser capaz de:

  • Compreender o processo histórico no qual está inserido;

  • Dialogar com as variadas correntes historiográficas;

  • Analisar as diversas fontes historiográficas, considerando suas orientações teórico-metodológicas;

  • Abordar tempo e espaços determinados conforme suas especificidades;

  • Entender as linguagens culturais e seu significado dentro da formação da memória histórica.

  • Compreender e aplicar os diversos conceitos que permeiam o conhecimento histórico;

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o profissional graduado em História pode atuar em diversos campos. O principal deles é a escola e, nesse sentido, o curso proposto visa capacitar seus alunos para uma atuação coerente e responsável na educação básica.

Embora não esteja aprovada ainda uma legislação específica que regulamente a profissão de historiador, sabemos que além do ensino, em seus diferentes níveis e modalidades, o profissional graduado em História pela UENP, estará também capacitado para atuação em diversas áreas de preservação da memória social e coletiva, tais como em museus, arquivos, centros de documentação, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores artísticos, turísticos, entre outros.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2013, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Administração - Bacharelado

Carga Horária: 3.000 horas

Turno: Vespertino/Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 80

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

 

 

CONTATOS:    
Coordenador: Pedro Luiz Bonoto Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vice-Coordenador: Alfredo Moreira da Silva Junior Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadora de Estágio: Marisa Noda Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Representantes docentes: Janete Leiko Tanno Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  Luis de Castro Campos Junior Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  Roberto Carlos Massei Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Representante discente: Ana Paula Oliveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone fixo do setor: (43) 3527-1243