APRESENTAÇÃO

A Administração é um campo da ciência que procura formar profissionais capazes de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar organizações. Em tempos de aumento da complexidade do ambiente institucional, social e tecnológico no qual as organizações são inseridas, a profissão de Administração tem passado por grandes desafios.

Entende-se também, cada vez mais, que o Administrador não é mais somente um profissional de humanas ou somente de exatas, como classificações mais antigas tendiam a ser feitas de maneira ingênua. O Administrador precisa dominar os instrumentos de análise quantitativa/qualitativa, com capacidade de uma visão sistêmica, integrada, que só é possível com um olhar crítico e um pensar social, histórico e humano.

 

HISTÓRICO DO CURSO

Acompanhando a necessidade de formar administradores, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP) obteve, em 17 de maio de 1979, a autorização para funcionamento do Curso de Administração, por meio do Decreto Federal nº 83.460, reconhecido pela Portaria Ministerial nº 380, de 15 de setembro de 1983. Em julho de 1979 foi realizado o primeiro Vestibular e desde então o curso tem mantido uma procura constante, atendendo a demanda de alunos oriundos das diversas cidades da Região e mesmo do Estado de São Paulo.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O curso de Administração prevê que o profissional formado tenha capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando adaptabilidade contextualizada nos vários segmentos do campo de atuação do administrador. O perfil do egresso deve expressar um conjunto coerente e integrado de conteúdos (saber), competências (saber fazer), habilidades (saber fazer bem) e atitudes (querer fazer), e que seja coerente com o ambiente profissional para o qual o egresso será preparado, seja ele local, regional, nacional ou global.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional de Administração tem suas atuações regulamentadas pela Lei 4.769/65, que dispõe, em seu artigo 2º, que a atividade profissional de Administrador será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:

a) pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior;

b) pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses desdobram ou aos quais sejam conexos.

 

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Proposta pedagógica a ser implantada a partir de 2023

Curso: Administração - Bacharelado

Carga Horária: 3000 horas

Turno: Noturno

Regime: Anual

Vagas: 100

Período de integralização: 6 anos

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Administração:  Letícia Fernandes de Negreiros -

Vice Coordenador: André Luis Salvador -

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Denny Amari Nishitsuji -

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Marcia de Souza Bronzeri -

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): André Luis Salvador -

 

Representante discente: Daniel Dionisio -