APRESENTAÇÃO

O Bacharel em Ciências Contábeis possuirá visão ampla, generalista da área, com capacidade para estudar e controlar o patrimônio das entidades, visando fortalecer informações sobre sua composição e suas variações aos usuários da contabilidade, bem como o assessoramento e o gerenciamento dos negócios.

A Ciência Contábil, por estar inserida num ambiente econômico e social em transformação, requer novas formas de aplicações e aprimoramento conceituais e abordagens.

Por isso, o projeto pedagógico visa proporcionar ao aluno instrumentos e conhecimentos atuais e compatíveis com o momento histórico mundial globalizado e em constante mutação. O profissional da Contabilidade está intimamente ligado a toda essa evolução, pois ele faz parte do “mundo dos negócios'”. É importante destacar que significa estar envolvido com assuntos econômicos, políticos e sociais, que causam grandes reflexos nos negócios. Desta forma, o Contador deve possuir conhecimentos diversos suficientes para que possa embasar suas decisões acertadamente.

 

HISTÓRICO DO CURSO

No cenário empresarial contemporâneo em que se situam as perspectivas empresariais, as profissões precisam se adaptar às novas tecnologias, envolvendo-se intensivamente na implicação das atividades financeiras e empresariais.

Terá ainda competência profissional para compreender documentos e elaborar relatórios exigidos legalmente, utilizando-se de recursos de uma especialidade, como ferramenta eficiente no processo estratégico de apoio a decisões, para contribuir efetivamente no desenvolvimento da empresa. Terá plenas condições, também, para atuar de acordo com os padrões éticos e morais exigidos, produzindo e difundindo conhecimentos na área.

Atualmente, o setor de comércio e serviços da região de influência da UENP representa a grande demanda de profissionais da contabilidade, dada à diversificação dos ramos de atividades e a presença de empresas em crescimento que atendem às demandas geradas pela economia regional. Dentre as atividades econômicas desenvolvidas na região se destaca a Indústria de Alimentos, Comércio e Serviços, as quais oportunizam trabalho reservado ao profissional da contabilidade

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Proposta pedagógica a ser implantada a partir de 2023

Curso: Graduação em Ciências Contábeis - Bacharelado 

Carga Horária: 3000 horas

Turno: Noturno

Regime: Seriado Anual

Vagas: 100

Período de integralização: Mínimo de 04 anos e Máximo de 06 anos

Modalidade: Presencial

 

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2014, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Ciências Contábeis - Bacharelado

Carga Horária: 3.000 horas

Turno: Noturno

Regime: Seriado Anual

Vagas: 100

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Contábeis:  Valdecir Alves ()

Vice Coordenador: Gesilene Ribeiro ()

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Gesilene Ribeiro ()

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: José Antonio Marcelino ()

 

Fone: (43) 3904-1922