Programa de Mestrado comemora 15 anos

Terça, 19 Mai 2015 14:49 por Assessoria de Comunicação Social

Há exatamente 15 anos, no dia 19 de maio do ano 2000, ocorria a primeira aula do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da UENP, ofertado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Jacarezinho (CCSA – CJ). A pós-graduação stricto sensu foi posteriormente reconhecido pela CAPES pela Portaria nº 2.878 de 24 de agosto de 2003.

Em seus mais de quarenta e cinco anos de existência, o CCSA-CJ consolidou-se como pólo referencial de formação e aperfeiçoamento de estudantes e de profissionais da área do direito, não só de Jacarezinho, mas de uma vasta região do norte do Estado do Paraná e sul do Estado de São Paulo, salienta Fernando de Brito Alves, coordenador do mestrado da UENP. Ele pontua ainda que o curso vem sendo cada vez mais procurado por estudantes de todo o País e do exterior.

O programa apresenta como proposta, a investigação crítica da problemática social da exclusão, buscando a compreensão dos mecanismos de alargamento do acesso popular ao judiciário, preocupado em resgatar uma interpretação de cunho mais social que formal, de modo a criar no pesquisador a consciência de seu papel político, de construtor da cidadania e de afirmação do Estado de Direito e não do Estado dos governos.

Com conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa elege uma única área de concentração: Teorias da Justiça: Justiça e Exclusão e tem por objetivo a formação do pesquisador, bem como a preparação de profissionais para o magistério público superior, mediante o aprofundamento teórico científico de questões específicas da área.

O Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da UENP passa por uma firme e contínua transformação, constata Fernando Brito. "Existe uma profunda relação da instalação do programa de pós-graduação e a melhora e manutenção dos elevados índices de qualidade da graduação, tendo em vista que os bacharelandos participam ativamente de grupos de pesquisas sobre as temáticas pertinentes à área de concentração e, que o programa tem qualificado professores e oferecido pesquisadores de qualidade considerável para a atuação na graduação", ressalta o coordenador.

Nesses 15 anos foram firmados importantes convênios que resultarem em parcerias na realização de eventos, na publicação de textos, e no intercâmbio de alunos e professores com a Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade de Murcia, Universidade de Barcelona, dentre outras.

O Mestrado  em números:

- quantidade de vagas: 20 / anual
- quantidade de mestres titulados: 148
- bolsistas de pós-doutorado: 01
- bolsistas de mestrado: 10
- alunos estrangeiros: 01
- número de grupos de pesquisa credenciados no CNPq: 13
- professores com pós-doutorado: 04
- professores doutores: 12
- professores colaboradores: 02
- professores estrangeiros: 02

Última modificação: Segunda, 25 Mai 2015 12:17

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD