Em pesquisa, professora discute saúde do homem no Norte Pioneiro

Sexta, 07 Agosto 2015 11:25 por Assessoria de Comunicação Social

A professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Luiz Meneghel, Natália Guerra, doutoranda em Biociências e Fisiopatologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza pesquisa sobre as principais causas que afetam a saúde do homem no Brasil e em município do Norte Pioneiro.

Segundo os apontamentos da pesquisa, na maioria dos municípios de pequeno porte, não há estruturação dos serviços para o atendimento do homem. No município de Bandeirantes (PR), por exemplo, a pesquisadora constatou que 75% dos homens com alteração da pressão arterial não haviam sido diagnosticados, previamente, com hipertensão. No mesmo estudo, Natália concluiu que 7% dos homens, acima de 40 anos, estavam com alteração na próstata.

Natália comentou sobre o resultado de sua pesquisa e problematizou sobre as políticas de atendimento. “O atendimento ao homem ainda é desarticulado nos postos de saúde e os atendimentos se caracterizam pelos serviços assistenciais. Diante desse fato, é preciso estruturar os atendimentos em rede, capacitar os profissionais de saúde e promover atendimento em horários alternativos para conseguir promover a atenção básica e prevenir complicações de saúde”, avaliou.

A saúde do homem no Brasil

A pesquisadora apontou ainda que, no Brasil, não há ações de políticas continuadas voltadas à população masculina na faixa etária dos 20 aos 59 anos. As atividades direcionadas aos homens, nesse caso, são pontuais, com pouca articulação com as diretrizes propostas pela Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde. Mais informações sobre a pesquisa podem ser acessadas no Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM

Última modificação: Quinta, 13 Agosto 2015 14:23

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Homologação das inscrições e as datas das entrevistas do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR e MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• TORNA PÚBLICA a Classificação final dos alunos pleiteantes a bolsa referente ao edital PPAGRO 08/2024; para a concessão de 2 (duas) cotas de Bolsa de 24 meses – Projeto PRAPG da CAPES; 1 (uma) cota 12 meses (Projeto PDPG – 3 e 4) e 6 cotas de 12 meses da demanda social DS - CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel.

• Criação da Comissão Organizadora de Recepção aos Alunos Ingressantes – Ano 2024 na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.

• Exonera, a pedido, a Vice-Coordenadora do Curso de Graduação do Campus Luiz Meneghel.