Professores e alunos da UENP participam da 28º Romaria da Terra

Terça, 02 Setembro 2014 18:36 por Assessoria de Comunicação Social
Acadêmicos e professores da UENP, Campus Cornélio Procópio, participam da 28º Romaria da Terra, em Congoinhas, norte do Paraná Acadêmicos e professores da UENP, Campus Cornélio Procópio, participam da 28º Romaria da Terra, em Congoinhas, norte do Paraná

Aproximadamente 4000 mil camponeses, de todas as regiões do Paraná, se fizeram romeiros, no último dia 17, para a celebração da 28º Romaria da Terra, em Congoinhas, norte do Paraná. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou do evento, representada por três professores e 11 alunos do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) do Campus Cornélio Procópio.

O evento foi um atendimento à convocação da Comissão Pastoral da Terra que, em sintonia com a Igreja Católica, busca fortalecer a luta contra a prática do monocultivo, que tem devastado a cultura camponesa, submetendo, muitas vezes, as pessoas ao trabalho escravo e ameaça a soberania alimentar da população. A professora do CCHE de Cornélio Procópio, Adálcia Canedo da Silva Nogueira, destaca a importância do evento. Ela acentua que: "Foi muito gratificante observar o entusiasmo dos participantes. Estamos aguardando a teorização a ser produzida sobre o evento, e quando poderemos discutir suas percepções e análises", destacou.

A programação do evento foi marcada por momentos de reflexões, caminhada e partilha, em que os participantes puderam conhecer, assiduamente, sobre os impactos do monocultivo e as suas consequências para a vida do homem no campo. O compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar camponesa, cultivada a partir dos princípios agroecológicos, foi refletido durante a caminhada dos romeiros que, cantando e rezando, denunciaram as forças do modelo opressor.

A próxima edição da Romaria da Terra está marcada para o dia 12 de setembro de 2015, na cidade de Timbó Grande , Santa Catarina.