Sobre a CPA-UENP

Nos termos da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e da Portaria Ministerial nº 2.051, de 09 de julho de 2004, que regula os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda instituição de educação superior (IES) deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Em respeito à legislação, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por intermédio do Conselho Universitário (CONSUNI), órgão colegiado máximo da Instituição, aprovou a Resolução nº 001/2011, publicada em 27 de julho de 2011, que define as normas para a constituição e o regimento interno da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (CPA/UENP).

A Portaria nº121/2020 constituiu a CPA/UENP, composta por representantes do corpo docente, discente e de agentes universitários, dos Campi de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Luiz Meneghel de Bandeirantes. Compõem, ainda, a Comissão representantes da sociedade civil organizada e a coordenadora, Professora Alessandra Cristina Furlan.

A CPA/UENP está vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional (PROPAV), interliga-se com a Diretoria de Planejamento e conta com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Apesar disso, a CPA/UENP possui atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados.

São atribuições da CPA/UENP: a coordenação do processo interno de avaliação da Instituição; a sistematização e a prestação de informações solicitadas pelo INEP ou outro órgão.

Assim, o principal objetivo da CPA/UENP é coordenar o processo de avaliação interna, realizada junto à comunidade universitária.

A avaliação interna é um processo analítico e formativo de autoconhecimento que, por meio da coleta de informações junto aos próprios atores institucionais, ocasiona a reflexão crítica das atividades da IES e dos cursos. Ademais, a avaliação consiste em uma importante fonte de informações para auxiliar o planejamento institucional.

Enfim, a CPA/UENP é uma comissão comprometida com a melhoria da qualidade da educação na UENP e, por consequência, com o aperfeiçoamento da formação dos estudantes, dos serviços prestados à comunidade externa e da própria Instituição.

Por meio da construção e manutenção deste sítio, a CPA/UENP, disponibiliza aos interessados todas as informações correspondentes à avaliação interna, as ações planejadas e realizadas, os resultados obtidos e a utilização dos dados pela PROPAV. Disponibiliza, também, outras informações importantes relacionadas à avaliação institucional, à avaliação dos cursos e ao ENADE.