UENP sedia reunião dos Núcleos de Inovação das Universidades Estaduais do Paraná

Quarta, 12 Novembro 2014 15:58

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) sediou, nos dias 10 e 11 de outubro, a reunião de trabalho dos Núcleos/Agências de Inovação das Universidades Estaduais do Paraná, no Campus Luiz Meneghel (CLM), de Bandeirantes. O evento contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes; da reitora da UENP, Fátima Aparecida Cruz Padoan; do vice-reitor Fabiano Gonçalves da Costa, além dos pró-reitores, diretores de Campus e Centros de Estudos da Universidade e representante de outras Instituições.

Durante a solenidade de abertura, o secretário da SETI ressaltou a necessidade de se discutir, em conjunto com as sete universidades estaduais do Paraná, os processos de Inovação Tecnológica. Em 2015, segundo João Carlos, o Governo irá dar continuidade no trabalho de parceria com as instituições públicas do Estado. "No Paraná e no Brasil, ainda é uma cultura nova ter a participação efetiva das universidades no processo de Inovação. Nós temos que caminhar juntos no sentido da integração do setor acadêmico com o setor produtivo. Portanto, como nós estamos em meio a um processo de bastante foco e com prioridades, é muito importante que as universidades possam caminhar juntas".

Sobre os investimentos que são destinados à UENP e à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), o secretário pontuou que "Essas duas instituições são as mais jovens do nosso Estado e, por isso, precisam de uma maior atenção, pois, as universidades novas têm necessidades mais urgentes em relação às instituições já consolidadas. Por isso, o nosso Governo tem o compromisso de dar todo apoio necessário para que essas universidades possam se consolidar", afirmou.

A reitora Fátima Padoan destacou durante a abertura a importância do evento para o desenvolvimento da Universidade. "Não temos outro caminho que não seja a busca de ações inovadoras para que possamos ter o desenvolvimento tão necessário para o ensino, pesquisa e extensão". Ela ressaltou ainda que "Nós sabemos que a inovação passa pelos três pilares da universidade, e, por isso, entendemos a importância de fazer parte desse projeto grandioso do Estado do Paraná, que tem, na Inovação, um dos pilares maiores", disse.

Na reunião, o professor-doutor João Irineu Resende Miranda, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou palestra sobre a Lei de Inovação e as Universidades e fez a apresentação da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG, da qual é diretor. Em seguida, os participantes discutiram e fizeram os encaminhamentos a respeito da atualização das resoluções das universidades. Ainda nesse dia, o professor-doutor Paulo Rogério Pinto Rodrigues realizou a apresentação da Agência de Inovação da Universidade Centro-Oeste (UNICENTRO).

Na terça-feira, 11, a professora-doutora Graça Maria Simões Luz apresentou, aos participantes, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas, professor-doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), também expôs sobre a Agência de Inovação da Instituição. O encerramento das exposições das Agências de Inovação se deu com a apresentação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os Núcleos de Inovação Tecnológica são responsáveis pela operação regional e presencial do Parque Tecnológico Virtual, que é uma plataforma na qual os agentes públicos e privados podem interagir, em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) iniciou o ciclo de capacitação em Extensão Tecnológica junto aos sete Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) nas universidades estaduais. O objetivo é prepará-los para atuar no Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná), que está em fase de implantação.