Curso de Geografia tem aula de campo no litoral norte do Paraná

Quarta, 17 Dezembro 2014 17:36 por Assessoria de Comunicação Social

O curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio, realizou aula de campo, abrangendo a Serra do Mar, Mata Atlântica e o litoral Norte do Paraná, no início de novembro. Durante três dias, alunos e professores visitaram a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), de Salto Morato; o Parque Nacional do Superagui; Ponta da Pita, em Antonina; Morretes e Serra da Graciosa.

No primeiro dia da viagem, que teve orientação e supervisão do professor Ricardo Campos, do colegiado do curso de Geografia, os acadêmicos puderam conhecer a Reserva Natural Salto Morato, onde percorreram uma trilha de cerca de oito quilômetros até uma figueira gigante, com visão do Rio do Engenho. Na reserva, os estudantes puderam observar cobras, diversos pássaros e mamíferos. Ainda no mesmo dia, os acadêmicos visitaram o Salto Morato, onde se localiza uma cachoeira de cerca de 80 metros de altura e piscinas naturais de águas cristalinas.

No local, os discentes puderam observar uma diversidade de peixes e a natureza peculiar da Mata Atlântica. O professor Ricardo explica que "O pouco do que ainda resta do bioma se concentra nessa faixa do território paranaense, com alto grau de preservação. O local conta com trilhas interpretativas, alojamento para pesquisadores, centro de visitantes, quiosques, lanchonete, "camping", centro de pesquisa e laboratório, além de uma estação meteorológica".

No segundo dia de visita ao Litoral Paranaense, os acadêmicos percorreram uma trilha para chegar à praia Deserta, lugar pouco frequentado por turistas e que se mantém preservada. Na ocasião, os alunos puderam avistar alguns lagos e bancos de areia formados pela maré na margem, além de animais característicos da fauna local, como siris e caranguejos.

O professor Ricardo comentou também sobre a composição paisagística do espaço: "A areia branquinha e fina com o mar azul, ao fundo, cria um ambiente perfeito para o relaxamento e a apreciação estética. O percurso é longo, mas vale a caminhada para apreciar paisagem de tamanha beleza", finalizou.

O último dia da aula de campo dos graduandos da UENP foi encerrado com visita às cidades de Antonina e Morretes. Percorrendo centros históricos, a caravana de estudantes subiu a Serra do Mar, entrando em contato com relevos íngremes, cânions, saltos, represas e vegetação da Mata Atlântica. A principal atração para grupo foi a vista panorâmica do Complexo de Montanhas do Marumbi.

Última modificação: Sexta, 19 Dezembro 2014 17:43