Prorrogadas até 30 de abril as inscrições para o Prêmio de Ciência e Tecnologia

Terça, 31 Março 2015 15:43

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prorrogou para até o dia 30 de abril as inscrições para a 28º edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. O prêmio tem por objetivo divulgar e valorizar a trajetória e as produções de pesquisadores paranaenses, inventores independentes e de jornalistas que produzem matérias de divulgação científica. Além de certificado, há uma premiação em dinheiro que varia de R$ 7,6 mil a R$ 22,8 mil dependendo da categoria. Este ano serão premiadas as áreas de Engenharias e Ciências Biológicas.

A 28ª premiação irá contemplar as categorias Profissional, Estudante de Curso de Graduação, Inventor Independente e Jornalismo Científico. Na categoria Profissional serão premiados um professor-pesquisador e um pesquisador-extensionista. A categoria Estudante de Curso de Graduação destina-se a aluno regularmente matriculado em curso de instituição de ensino superior do Estado do Paraná, credenciada pelo Ministério de Educação.

As demais categorias são Inventor Independente, pessoa física, paranaense, independentemente de sua formação, que com seu invento tenha promovido a inclusão social, a geração de trabalho e renda e não ocupe cargo público; e Jornalista, residente no Paraná, autor de reportagem cujo conteúdo trate de tema científico relevante para a sociedade, com atuação comprovada em veículo de comunicação.

As inscrições devem ser feitas no site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (www.seti.pr.gov.br). A documentação deve ser encaminhada via e-mail para .

PRÊMIO

Os professores premiados receberão certificado e quantia em dinheiro equivalente a uma vez e meia o valor do vencimento de professor titular em regime de dedicação exclusiva da carreira desenvolvida nas universidades estaduais, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor. Para o estudante o valor é equivalente a metade do valor do vencimento do professor. Os vencedores nas categorias Inventor Independente e Jornalista receberão certificado e prêmio em dinheiro equivalente a 60% do valor do vencimento, o que significa cerca de R$ 7,5 mil.

Os trabalhos serão julgados por uma comissão composta por profissionais de cada uma das áreas definidas. Criado em 1986, o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia cresceu e se consolidou como uma das ações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Última modificação: Sexta, 24 Abril 2015 16:34