Estado disponibiliza cerca de 4500 bolsas de pesquisa e extensão

Terça, 07 Julho 2015 10:35

O governador Beto Richa assinou, na quarta-feira (1º), no Palácio Iguaçu, os contratos para o lançamento de 4452 bolsas de incentivo à pesquisa e à extensão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária. Serão investidos R$ 32.740.039,00 nos programas que beneficiam professores, técnicos, alunos da graduação e recém-formados.

Ao reafirmar seu compromisso com a educação e com um ensino público e de qualidade nas universidades, o governador Beto Richa disse ser contra a federalização das universidades estaduais. Lembrou ainda que o orçamento para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Paraná praticamente dobrou de 2010 quando foi de R$ 1,3 bilhão para 2,4 bilhões em 2014 e a previsão para 2015 é que chegue a R$ 2,7 bilhões. "Quero reafirmar o compromisso desta gestão com a inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico. Vamos fazer mais ainda para garantir um ensino de qualidade essencial para o desenvolvimento do Estado", enfatizou.

As chamadas públicas da Fundação Araucária englobam 3648 bolsas de iniciação científica, tecnológica, inclusão social, projetos de extensão, sênior e técnico, resultando em um recurso de mais de R$23 milhões. As bolsas de iniciação científica têm como principal objetivo fazer com que os estudantes da graduação já conheçam, desde cedo, a importância que a pesquisa, a ciência e a tecnologia possuem em suas vidas, não sendo apenas aplicados em laboratórios.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes, destacou que os investimentos reafirmam a política do Estado de valorização do pesquisador e de incentivo à inovação. "Investindo nos nossos pesquisadores estamos investindo em inovação, na busca constante pela excelência no ensino superior e, consequentemente, em avanços para o nosso estado já que todo o trabalho retorna em benefícios diretos à população paranaense, inclusive por meio dos nossos projetos de extensão que também estão recebendo mais recursos."

Outros R$ 9.712.039,00 serão investidos pela Seti, nos 81 projetos de extensão e programas vinculados ao Universidade Sem Fronteiras e no Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, que beneficiarão mais de 800 bolsistas e toda a população atendida nas atividades de extensão desenvolvidas nas áreas de saúde, agricultura familiar e agroecologia, direitos sociais e cultura, pelas universidades. O evento contou com a presença do Secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, além de reitores, vice-reitores e pró-reitores de universidades paranaenses.

Fundação Araucária

Nos últimos quatro anos foram financiadas pela Fundação Araucária junto com parceiros mais de 14 mil bolsas, resultando em um investimento acima de R$ 150 milhões.

"A gestão da Fundação é feita "a quatro mãos", já que as linhas de atuação da instituição são definidas a partir das demandas da comunidade universitária. E como sempre gosto de afirmar, o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação é considerado semente do crescimento social e econômico de uma nação", ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Juliana da Silva é bolsista do Programa de Iniciação Científica e estudante do curso de História da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP). Ela faz o levantamento da produção artística da cidade desde a década de 40. "Fazer parte de um programa que incentiva os alunos a trabalharem com a pesquisa e a ciência foi de fundamental importância", resume.

Este é apenas um dos resultados dos milhares de bolsas de iniciação científica distribuídas nas Universidades do Paraná. Juliana estudou a vida e obra de 25 artistas, dos quais 15 estão vivos. O material que conseguiu dos já falecidos foi por meio de artigos de jornais das décadas de 60 e 70, principalmente poesias. Em relação às obras de arte, sentiu mais dificuldade e procurou parentes e pioneiros na cidade. A pesquisa da estudante resultou em exposição de quadros, esculturas e objetos, como mesas e cadeiras, dos anos 60 a 80 no Museu Sacro Histórico da UENP.

Programa Universidade Sem Fronteiras

Em 2014, foram investidos mais de R$ 13 milhões nos cerca de 80 projetos e programas do Universidade Sem Fronteiras.

Entre as ações desenvolvidas estão as voltadas ao enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente, com atendimento jurídico, psicológico, pedagógico e social para famílias carentes, oferecido pelos Núcleos de Estudos de Direitos e Defesa da Criança e dos Adolescente (NEDDIJ). Também o Patronato, um projeto realizado em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, para a reinserção social de pessoas que cumprem penas e medidas alternativas em meio aberto.

Ainda no âmbito do Universidade Sem Fronteiras, será contemplado o Programa Bom Negócio Paraná que visa contribuir para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico do estado, potencializando os empreendimentos e a geração de emprego e renda, por meio da capacitação de empresários.

Orgânicos

E visando contribuir para a consolidação do estado como maior produtor de orgânicos do país, parte dos recursos disponibilizados nesta quarta-feira (1º), serão investidos no Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO).

Informações - Assessoria de Comunicação da SETI

Última modificação: Terça, 07 Julho 2015 10:50