UENP lança pedra fundamental para construção da clínica de odontologia

Sexta, 29 Janeiro 2016 16:23

O dia 28 de janeiro de 2016 entrou para a História da Universidade Estadual do Norte Paraná (UENP), que, na presença do Governador Beto Richa, lançou a pedra fundamental das obras da Clínica de Odontologia da Instituição, a qual será construída no terreno destinado ao novo Campus em Jacarezinho. A cerimônia de lançamento contou com a participação de deputados, prefeitos, religiosos, autoridades políticas, além da comunidade acadêmica que compareceu para prestigiar o evento.

Com investimentos de R$ 7 milhões de recursos próprios do Governo do Estado na construção do complexo clínico de 3.800m² e com o preenchimento de todas as séries do curso de Odontologia, em 2019, a Universidade atenderá, semanalmente, 420 pacientes, com a realização de 1.300 procedimentos odontológicos, 80 exames semiológicos e 160 raios X.

Na ocasião, o governador Beto Richa salientou que a clínica, depois de construída, trará mais desenvolvimento ao Norte Pioneiro – região com a qual reforçou o seu compromisso. “Estamos resgatando a dívida do governo estadual com o Norte Pioneiro, importante região que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico do Paraná”, afirmou.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, salientou que a construção da clínica “é o maior investimento recebido pela Universidade nos últimos anos. Uma obra que beneficiará toda a nossa região com atendimento odontológico gratuito de qualidade”, pontuou.

“Agradeço ao governador Beto Richa, ao secretário da SETI, João Carlos Gomes; aos deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli e Pedro Lupion, ao secretário da SESA, Michele Caputo Neto; e ao prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, por tornarem possível o investimento que realiza mais um sonho do Norte do Paraná e da UENP”, acentua a reitora.

Fátima ainda reiterou que a construção da clínica e, consequentemente, a futura centralização das estruturas do Campus de Jacarezinho “são conquistas importantes que demostram o papel da nossa universidade no desenvolvimento econômico e social da região. A vinda desse curso (de Odontologia) é resultado do corpo docente de qualidade que temos e do apoio do governo estadual”, disse.

O diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini, também pontuou sobre o marco inicial da construção da Clínica para UENP. “O início da construção da clínica no futuro campus unificado de Jacarezinho mostra à comunidade acadêmica e a toda a população da região, a seriedade com que a UENP, por meio da Reitoria e da administração do Campus, tem somado forças para dar esse grande passo”.

Fábio ressalta, ainda, a importância das pessoas que se articularam politicamente para viabilizar a construção da clínica, a saber: o governador, Beto Richa; o deputado federal, Diego Garcia; os deputados estaduais Romanelli, Pedro Lupion, Evandro Júnior; a equipe da SETI, liderada pelo professor João Carlos Gomes “que nos tem dado todo o apoio à reestruturação da UENP, em especial ao Campus de Jacarezinho”, agradeceu.

A construção da Clínica de Odontologia é o primeiro passo para a implantação do novo campus em Jacarezinho. Para este ano, está previsto, também com recursos da SESA, a construção de uma nova clínica de Fisioterapia de 1.700m² para Universidade. O investimento será de aproximadamente R$ 4,5 milhões e deverá triplicar a capacidade atual de atendimentos da clínica, chegando ao número semanal de 940 pessoas atendidas e 140 avaliações. Com a construção do complexo clínico, os cursos de Odontologia e Fisioterapia deverão ser transferidos totalmente para o novo campus até o ano de 2019, conforme investimentos do Governo do Estado.

O volume de investimentos inclui ainda R$1,4 milhões em equipamentos e mobiliários para a clínica e R$200 mil em bibliografia. Para dar suporte aos dois cursos com laboratórios, salas de aula, biblioteca e setores administrativos, está prevista a construção de um bloco de suporte de cerca de 1.800m2, com recursos de aproximadamente R$3 milhões da SETI. Serão investidos ainda R$ 1,2 milhões em infraestrutura básica como água, esgoto, rede elétrica, asfalto e R$400 mil em equipamentos e mobiliários.

Para viabilizar a implantação das clínicas odontológicas e de fisioterapia no novo terreno destinado à UENP, a Prefeitura de Jacarezinho se comprometeu a realizar a urbanização do entorno, a pavimentação asfáltica, o calçamento para pedestres das vias públicas e a iluminação pública das vias de acesso ao novo campus, além de intermediar junto às companhias competentes a entrada de energia elétrica, entrada de água tratada, saída de esgoto, saída de águas pluviais.

Última modificação: Sexta, 29 Janeiro 2016 16:28