Comissão realiza trabalho para recredenciamento da UENP

Quarta, 20 Março 2013 12:19

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu no período de 11 a 15 de março os peritos do Conselho Estadual de Educação para o processo de Avaliação Institucional das unidades que compõem a UENP, além de verificação in loco das condições institucionais com vistas ao Recredenciamento. A UENP foi Credenciada pelo Decreto Estadual nº 3909 de 1º de dezembro 2008, em conformidade com a Lei Federal 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Os trabalhos foram conduzidos pela Comissão de Avaliação Externa composta por Erneldo Schallenberger, doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – (PUC/RS) e Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE); Carlos Eduardo Bittencourt Stange, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e diretor de Avaliação Institucional da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Vitor Luiz Sordi, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e professor da mesma Instituição; como peritos; com o acompanhamento técnico de Mário Cândido de Athayde Júnior, doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – (UNICAMP) e coordenador de Ensino Superior – (CES/SETI), nomeada com o objetivo de proceder a etapa de Avaliação Externa do processo de Avaliação Institucional das unidades que compõem a UENP.

Os peritos, em reunião de encerramento com o reitor da UENP, Eduardo Meneghel Rando, pró-reitores e diretores de Campus, informaram que houve grande avanço nos trabalhos desenvolvidos pela Universidade nesses cinco anos do Credenciamento e, mais significativamente, após a constituição das Pró-Reitorias em 2011. Destacaram ainda as questões ligadas à pesquisa e capacitação docente. De acordo com o perito Erneldo, "Os Conselhos de Centro e Colegiados de Curso estão trabalhando de maneira bem engajada".

Após os trabalhos realizados na última semana, a comissão deverá apresentar um Relatório de Avaliação Externa e de Verificação das condições institucionais, a partir da análise documental e de sua visita às instalações das unidades que compõem a Instituição no prazo de 60 dias, a contar da data de visita. A informação técnica do expediente, a ser elaborada pelo Coordenador de Ensino Superior - CES/SETI, terá o prazo de 30 dias a contar da apresentação do Relatório de Avaliação Externa e de Verificação, quando deverá seguir as devidas tramitações legais para a matéria.