UENP inicia formação de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Quinta, 03 Julho 2014 16:38
 (Esq. para a dir.) Os professores Alfredo Moreira Junior, Sílvia Regina, Sônia Castilho Tavares de Oliveira, José Ferreira de Mello e Ieda  (Esq. para a dir.) Os professores Alfredo Moreira Junior, Sílvia Regina, Sônia Castilho Tavares de Oliveira, José Ferreira de Mello e Ieda

Nos dias 25 e 26 de junho, a UENP iniciou a formação dos professores da Rede Estadual de Ensino que serão responsáveis pela orientação dos grupos de estudos nas escolas participantes do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A abertura dos trabalhos, realizada no prédio do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Campus Jacarezinho da Universidade, contou com a participação da chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, professora Silvia Regina de Souza, e do coordenador geral do Pacto na UENP, professor Alfredo Moreira da Silva Júnior.

Destacando o valor do projeto para a esfera educacional, a chefe do Núcleo parabenizou a todos os presentes pela disposição em participar do Pacto. Ela ressaltou, ainda, os esforços do Governo do Paraná através da SEED e NREs para oportunizar a capacitação dos professores.

O professor Alfredo, que esteve nos cursos que aconteceram em Jacarezinho, Ibaiti e Cornélio Procópio em parceria com os Núcleos Regionais de Educação das cidades, ressaltou a importância do Pacto que envolve a capacitação de mais de mil professores somente pela UENP. "Este trabalho irá colaborar para o desenvolvimento de uma autocompreensão sobre os problemas enfrentados pelos profissionais da educação no ensino médio", ressaltou o professor. Ele acentua ainda que "Há uma necessidade do desenvolvimento de metodologias inovadoras de aprendizagem, sempre em ambiente colaborativo e com o uso de novas tecnologias da mesma forma com que os estudos vêm se desenvolvendo no Pacto".

Alfredo agradece o apoio da supervisora da SEED, professora Ieda Maria dos Santos, e das professoras formadoras dos NREs envolvidos: Maria da Graça Barth Wahl, Sonia Castilho Tavares de Oliveira, Carmem Rodrigues Fróes Pedrão. Os Palestrantes da UENP responsáveis pela formação foram os professores José Ferreira de Melo e Clarice Furini Cascardo Hito que explanaram sobre a formação humana integral no Ensino Médio e sobre o jovem como sujeito do Ensino Médio.

Última modificação: Quinta, 03 Julho 2014 16:47