Reitora e Coordenadora de Relações Internacionais recepcionam alunos em reunião; estudantes embarcam para os Estados Unidos pelo Programa Ciência Sem Fronteiras

Quinta, 31 Julho 2014 12:51

Alunos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) foram aprovados para o programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal. A coordenadora das Relações Internacionais e do Programa na UENP , professora Dra. Eliane Segati Rios Registro, realizou, na quinta-feira, 24, uma reunião com os três bolsistas aprovados na modalidade graduação sanduíche. Além dos bolsistas, estiveram presentes o Diretor do Campus Luiz Meneghel, Prof. Dr. Eder Paulo Fagan, o Chefe de Gabinete, Prof. Dr. Fabiano Costa, e a Coordenadora do curso de Agronomia, Profa. Dra. Laila Herta Mihsfeldt. Atualmente, a UENP possui dez alunos em intercâmbio: três na Austrália, cinco nos Estados Unidos, um na Irlanda e um na Itália.

A Reitora da UENP, Profa. Me. Fátima da Cruz Padoan, parabenizou os alunos pela conquista ressaltando a importância da participação dos acadêmicos no Programa. "Vocês representarão a UENP no cenário mundial. Aproveitem essa oportunidade para ampliar seus conhecimentos acadêmicos, linguísticos e culturais".

Entre os bolsistas aprovados está Tiago Makoto Otani, 22 anos, acadêmico do curso de Engenharia Agronômica, do CLM, está cada vez mais perto de realizar o seu sonho de estudar nos Estados Unidos. Tiago foi contemplado com uma bolsa de 18 meses começando pelo estágio linguístico na Kansas State University, cidade de Manhattan, KS por cinco meses. "Minha expectativa é de aproveitar ao máximo esse período nos Estados Unidos, principalmente quanto à língua inglesa. Além das aulas de inglês, pretendo me aprimorar pessoalmente, profissionalmente e culturalmente, assim como fazer novas amizades tanto de pessoas do Brasil como de outros países. Entrar em contato com os professores para realizar pesquisas na área agronômica e, por fim, quero viajar, conhecer diferentes regiões e lugares dos Estados Unidos". Tiago embarca dia 13 de agosto.

Lisandra de Camargo, 19 anos, do curso de Medicina Veterinária, do CLM, que foi contemplada com uma bolsa de 18 meses na Ohio Nothern University (E.U.A), onde fará seu estágio linguístico de 6 meses para então cursar um ano de Medicina Veterinária. "Para falar bem a verdade, minha ficha ainda não caiu! Sempre foi um sonho visitar outro país, só nunca pensei que iria ser tão privilegiada de poder consorciar esse sonho com minha carreira; há pessoas que falam que " ganhei da loteria " e eu concordo plenamente". Lisandra embarca para os Estados Unidos no dia 16 de agosto.

Layssa Soares, 20 anos, do curso de Medicina Veterinária, do CLM , também fará estágio linguístico antes de iniciar as suas aulas na University of Kentucky (E.U.A). "Não acreditei, pois o processo é demorado e não estava esperando a chegada do resultado. Então, na minha carta de aceite, dizia que a University of Kentucky havia me selecionado! A emoção foi muito grande, porque a Universidade é muito forte na área de medicina equina, que eu amo, e a cidade em que ela está localizada é a capital do cavalo no mundo (Lexington). Não tive muito medo porque encarei isso com todos os amigos que fiz no decorrer do programa, acho que essa é a melhor parte. No avião por exemplo, iremos em uns 10 amigos que vão pra mesma universidade, isso tudo ajuda muito! Espero poder evoluir muito nesse tempo, pessoalmente e profissionalmente, pra que eu possa ser uma pessoa melhor, em todos os aspectos, e espero poder adicionar minhas experiências a UENP, de alguma forma".

A coordenadora das Relações Internacionais e do Programa Ciência Sem Fronteiras na UENP comenta que a reunião foi um momento importante para o repasse de informações sobre o programa e também sobre a situação acadêmica dos estudantes. Ela parabeniza a todos os bolsistas e deseja sucesso nessa nova etapa, na certeza de que a UENP estará muito bem representada e que o Programa está contribuindo sobremaneira para a internacionalização de nossa Universidade.

Ciência sem Fronteiras

O programa "Ciência sem Fronteiras" é uma iniciativa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Como nova prerrogativa para participação no Ciência Sem Fronteiras, o Governo Federal estipulou uma média de 600 pontos no Enem para que o aluno possa se inscrever para seleção inicial.. Além disso, a proficiência linguística é fator decisivo na escolha dos bolsistas. Há a previsão de novas chamadas para o segundo semestre de 2014 e de ampliação do Programa a partir de 2015.
Para mais informações, acesse: www.uenp.edu.br/csf  ou www.cienciasemfronteiras.gov.br

Última modificação: Quinta, 31 Julho 2014 12:53