Professor da UENP conclui doutorado em Informática

Terça, 19 Agosto 2014 17:18 por Assessoria de Comunicação Social
O professor André Menolli (segundo da esq. para a dir) e a professora Andreia Malucelli (quinta da esq. para a dir.) com os participantes do SBQS O professor André Menolli (segundo da esq. para a dir) e a professora Andreia Malucelli (quinta da esq. para a dir.) com os participantes do SBQS

O professor André Luís Andrade Menolli, do curso de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, concluiu doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Campus Curitiba, com período sanduíche na Universidade Técnica de Lisboa. A tese, "Ambiente colaborativo semântico voltado à aprendizagem organizacional para empresas de desenvolvimento de software", buscou destacar a aprendizagem organizacional que é uma área que auxilia as organizações a melhorar seus processos por meio de reuso de experiências, fazendo com que o conhecimento seja acessível a toda a organização.

A pesquisa teve como objetivo propor um ambiente colaborativo social semântico baseado em objetos e unidades, voltado à aprendizagem organizacional para empresas de desenvolvimento de software. Com os estudos, foi definida a arquitetura do ambiente e a abordagem para gerar objetos e unidades de aprendizagem organizacionais a partir de conteúdos de uma ferramenta colaborativa.

Menolli também desenvolveu um estudo experimental, que procurou simular a utilização do ambiente com desenvolvedores de softwares, utilizando análise qualitativa dos dados. Os resultados mostraram que a abordagem é viável para a melhoria da aprendizagem organizacional em equipes de desenvolvimento de software e é eficiente, especialmente em termos de aquisição de novos conhecimentos. O professor teve como orientadora a professora-doutora Andreia Malucelli e a coorientadora a professora-doutora Helena Sofia Pinto.

Premiação

O professor André Menolli conquistou o segundo lugar no concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS), no âmbito do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) 2014, com sua tese. O trabalho também já gerou publicações em conferências e jornais internacionais.