Jornada de Iniciação Científica reúne mais de 200 pesquisas de acadêmicos

Terça, 19 Agosto 2014 17:50

Com o tema "Aprimorando Saberes", o Comitê de Iniciação Científica (CIC) da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou a 4º edição da Jornada de Iniciação Científica da UENP no Campus de Jacarezinho (CJ), na sexta-feira (15/08). O evento acadêmico-científico, que reuniu cerca de 300 estudantes, tem o objetivo de contribuir para a formação do aluno, além de voltar-se para a divulgação de trabalhos desenvolvidos no PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Inovação Tecnológica), PICV (Programa de Iniciação Científica Voluntária), PIBIC Jr, PIBIC EM e outros.

Durante a solenidade de abertura, o chefe de gabinete da reitoria, Fabiano Gonçalves Costa, representando a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, enfatizou: "Eu acredito que a iniciação científica, sendo ela a porta de entrada para a deformidade positiva que causamos no conhecimento da humanidade, seja também a porta de entrada para a descoberta de como é gratificante produzir conhecimento e pesquisa dentro da Universidade". Fabiano destacou ainda o trabalho realizado pela gestão passada frente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e salientou o empenho da equipe atual no aprimoramento e continuação dos projetos. "Este não é um simples evento. É um evento emblemático do ponto de vista do poder que a UENP possui. Que nossa fé e nossa esperança nesta Universidade sejam renovadas a cada momento em tudo que fizermos", pontuou.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG), Terezinha Esteves da Silva Reis, destaca que um processo de verticalização de ensino em uma universidade, que culmine na ampliação da oferta de programas stricto sensu de qualidade, exige uma série de ações e, dentre elas o fortalecimento do programa de iniciação científica. "Estamos na 4ª edição do JOIC. Lembro-me muito bem da emoção da professora Hiudéa na abertura do 1º JOIC em 2011. Tratava-se do nascimento de um evento muito representativo para a Universidade, pois é a vitrine do potencial de pesquisa de nossos alunos, devidamente orientados pelos professores, e da capacidade desta Universidade em estimular a pesquisa", ressaltou.

Ainda durante a abertura, os acadêmicos acompanharam uma palestra com a professora-doutora Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg (pró-reitora da PROPG/UENP de 2011 a 2013), que discursou sobre o tema "Iniciação Científica: contribuições para a formação do estudante universitário e para o progresso da pesquisa na UENP". Após a conferência, acompanhada também por professores dos três campi da UENP, foram realizadas as apresentações de pôsteres pelos participantes. O evento, coordenado pela professora Carla Cristina da Silva, contou com apresentação de mais de 213 trabalhos das sete áreas de conhecimento do CNPq. Atualmente, a Universidade soma 156 bolsistas de Iniciação Científica, sendo 121 da Fundação Araucária, 15 da CNPQ e 20 da própria instituição.

No encerramento do evento, houve apresentação solo de ginástica acrobática da acadêmica Ivlini Neves, do curso de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Campus Jacarezinho, e do grupo de dança "Ballet Academia Veriana", da professora Narda Helena Jorosky, com as coreografias: "Le valse" e "A Bailarina". A JOIC, criada em 2011 pelo CIC, órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPG) da universidade, é um evento anual e itinerante, ou seja, acontece a cada edição num dos campi da universidade, respeitando a seguinte ordem: 1) Campus Jacarezinho, 2) Campus Luiz Meneghel e 3) Campus Cornélio Procópio.

Última modificação: Terça, 19 Agosto 2014 17:54