Grupo de pesquisa GETELIN realiza II Congresso de Estudos da Linguagem

Quarta, 01 Outubro 2014 15:58 por Assessoria de Comunicação Social
Comissão organizadora, professores do CLCA/CCP e monitores; evento contou com conferências ministradas por pesquisadores e doutores de diversas IES Comissão organizadora, professores do CLCA/CCP e monitores; evento contou com conferências ministradas por pesquisadores e doutores de diversas IES

O Grupo de Pesquisa Gêneros Textuais e Estudos da Linguagem (GETELIN), do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio, promoveu, entre os dias, 22 e 24, o II Congresso de Estudos da Linguagem (CONELIN). O evento, que ocorreu nas dependências do CLCA, contou com conferências ministradas por pesquisadores e doutores de diversas IES, com minicursos e sessões de comunicações individuais.

O evento, de caráter técnico-científico, além de visar ao intercâmbio de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Estudos da Linguagem – Língua Portuguesa e Língua Inglesa –, proporcionou a divulgação dos estudos dos grupos de pesquisas e apresentou uma forma de estabelecer diálogos entre pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, professores da educação básica e alunos de iniciação científica (PIBIC) e iniciação à docência (PIBID).

O Congresso foi aberto na segunda-feira, 22, com a reunião do GETELIN, mediado pelas professoras-doutoras Eliane Segatti Rios Registro e Eliana Merlin Deganutti e demais pesquisadores ligados aos grupos de pesquisas. Ainda nesse dia, os congressistas puderam participar de um bate-papo científico, com apresentação e discussão das pesquisas em andamento. Os participantes do evento também puderam acompanhar a apresentação de Leandro dos Santos (PDE/Uraí-PR), que levou para discussão o seguinte tema: "O cinema como trampolim cultural para o entendimento e a consequente produção textual". O encerramento do primeiro dia de atividades do Simpósio ficou por conta da professora-doutora Esther Gomes de Oliveira (UEL), com a conferência: "Argumentação, gramática e ensino".

Na terça-feira, 23, o evento teve início com a conversa entre os pibidianos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Anfiteatro do PDE, onde puderam debater sobre as metas e desafios da iniciação à docência. Ainda, nesse dia, das 13h20 às 17h, ocorreram as sessões de comunicações individuais dos acadêmicos. A partir das 19h15, pós-graduandos e professores de diferentes IES ministraram minicursos.

No último dia de evento, quarta-feira, 24, a programação se estendeu, durante a manhã e a tarde, com a reunião dos membros do Grupo de Pesquisa GETELIN (CNPq/UENP) e com as sessões de comunicações individuais, que transitaram por cinco eixos temáticos: Língua Portuguesa e Ensino, Língua Inglesa e Ensino, Estudos Linguísticos: Língua Portuguesa, Estudos Linguísticos: Língua Inglesa, Linguagem Literária.

Durante a noite, foi realizada à conferência de encerramento "Promoção Digital e Justiça Social Face às Desigualdades: ensinando cegos a falar inglês", ministrada pela professora-doutora Miriam Sester Retorta (UTFPR/Curitiba) e mediado pela professora-doutora Edina Pereira Crunfli (UENP/CCP). O encerramento oficial foi realizado pela professora-doutora Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP/CCP).

A Comissão organizadora do evento parabeniza todos os participantes e agradece o empenho da Direção de Campus, do CLCA/CCP, dos monitores, professores, acadêmicos e funcionários do campus de Cornélio Procópio.

Última modificação: Quarta, 01 Outubro 2014 16:06