APRESENTAÇÃO

O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) define que a ocência como base e a escola como objeto de estudo, O foco formativo é o trabalho pedagógico fundado em sólida formação teórica (ampla formação cultural) e fomento de “experiências curriculares que permitam o contato dos alunos com a realidade da escola básica, desde o início do curso”. Desta forma, é fundamental a “incorporação da pesquisa como princípio de formação”. Desta forma, a curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio (UENP/CCP) está estruturado “tomando como princípio a formação do profissional da educação de forma contextualizada e em consonância com os problemas sociais mais amplos.” (PPC, 2023, p.18).

 

HISTÓRICO DO CURSO

O curso de Pedagogia da UENP/CCP tem sua origem na criação da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP), em 14 de março de 1966. A configuração curricular construída na década de 1970 foi mantida em sua estrutura, como pequenas adequações, até o ano 2000, quando aconteceu a implantação gradativa de nova matriz do curso. Em dezembro de 2005 foi aprovada nova matriz curricular, em atendimento ao Parecer CEE 773/2005 de 09/12/2005, com alterações no Parecer CEE 45/2006 de 09/03/2006. Naquele ano, a FAFICOP foi incorporada à criação da UENP, o que se consolidou em 2008,como o Decreto Estadual no 3909/2008. Essa nova realidade contribuiu com a ampliação no quadro docente. Nova matriz curricular foi implantada a partir de 2012. Uma nova grade foi implantada a partir de 2019. A “necessidade de adequação novamente diante da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira”, alteração curricular contemplou a “curricularização da extensão em nova estruturação da Matriz e, consequentemente, a inserção no Projeto Pedagógico de Curso” (PPC, 2023, p.24).

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

“O perfil do egresso, neste projeto de curso, é o pedagogo com uma formação docente que lhe permita atuar no magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contemplando as atividades e os conteúdos inerentes a essas etapas da educação básica, e que ainda possa contribuir na gestão do trabalho pedagógico na escola e em outras instituições educativas. Das habilidades do egresso, espera-se que o Pedagogo tenha uma ampla compreensão do universo da cultura e da produção do saber, além de ser capaz de utilizar-se de métodos e técnicas de investigação que contribuam para a produção do conhecimento no campo da educação, em especial o conhecimento dos processos ensino e aprendizagem e das instituições educatiivas.” (PPC, 2023, p.40).

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

1. Professor de Educação Infantil;

2. Professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

3. Professor nas disciplinas pedagógicas - curso de formação de professores em nível médio Modalidade Normal.

4. Gestor pedagógica em instituições escolares e não escolares.

5. Assessoria pedagógica a projetos, cursos, eventos na área educacional (formal ou não formal).

6. Avaliação de projetos e cursos; assessorar a elaboração de planos de curso;

7. Asessorar empresas de turismo, museus e outras instituições na organização e planejamento de atividades pedagógicas.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Carga Horária: 3200 horas

Turno: Noturno

Regime: Anual

Vagas: 80

Período de integralização: 06 anos

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia:: Dr. Luiz Antonio de Oliveira - 

Vice Coordenador: Dra. Thaís de Sá Gomes -

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Sandra Regina dos Reis -

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Maria Cristina Cavaleiro completo -  

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): João Vicente Hadich Ferreira -  

Responsável Brinqueped: Geuciane Felipe Guerim Fernandes (Coordenadora do Comitê Gestor) -   - Contato (administrativo): 43 - 98856-7054

 

Fone: (43) 3904-1922