Escolha o assunto


VI Encontro de Integração UENP

Oficina: Pesquisa científica: como planejá-la?

 

Oficina: Ética na Pesquisa


VII Encontro de Integração

Minicurso: Atuação do Comitê de Ética em Pesquisa no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
Ementa: Como enviar o projeto de pesquisa ou extensão envolvendo animais, considerando os 3R e o Bem Estar Animal. Importância da responsabilidade técnica do médico veterinário, especialmente na questão da eutanásia.
Ministrante: Professora Dra. Mariza Fordellone Rosa Cruz e Professora Dra. Claudia Yurika Tamehiro - UENP-CLM/CEUA.

 

Minicurso: Como estudar? A ciência explica.
Ementa: Investir tempo de qualidade para os estudos é uma necessidade nos diferentes níveis educacionais e áreas do conhecimento. No entanto, as escolhas dos estudantes, comumente têm como base suas próprias experiências, crenças e intuições. Ou seja, a maioria dos estudantes desconhecem as melhores maneiras de estudar e por isso tendem a optar por estratégias de baixa utilidade (e.g. releitura, realce de texto, anotações) ou implementadas de maneira menos eficaz, que proporcionam aprendizagens de curta duração. Diante disso, um caminho benéfico é apontar quais estratégias são mais eficientes e como utilizar essas técnicas de estudo preferidas, de modo a promover um aprendizado eficaz com base em evidências da ciência da aprendizagem.
Ministrantes: Professora Roberta Ekuni de Souza; Professora Lisandra Tamires Mendonça; Professora Anne Caroline Borba da Silva (UENP/CLM-CCB)