UENP lança novo Portal

Segunda, 22 Agosto 2016 14:32

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), lançou, na quarta-feira, 24 de agosto, o novo Portal UENP. Desenvolvido para garantir melhor acessibilidade, o sistema traz novas tecnologias para atender o número considerável de visitantes que acessam o site, por meio de dispositivos móveis, principalmente por celulares. Aliado a uma linguagem de fácil entendimento, o novo portal deverá garantir melhor acessibilidade ao internalta.

Segundo Rogério Matsui Guenta, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do site, o portal foi elaborado de maneira flexível, para se adaptar a diferentes tamanhos de tela. “Foi necessário realizar um tratamento adequado dos dados legados e aprimorar uma nova interface, usando técnicas RWD (Responsive Web Design ou Design Responsivo)”, explicou. “Assim o site se adapta a uma ampla variedade de dispositivos, seja um celular com tela de 4 polegadas até telas maiores como desktop/notebook ou TVs com mais de 50 polegadas, mantendo a apresentação do conteúdo organizada e eficaz”, disse Matsui.

O novo Portal conta com recursos de Software Livre e tecnologias de Código Aberto utilizadas por grandes organizações, como Globo, Twitter, FIFA, Vevo, Spotify, HBO e até mesmo a Nasa. Matsui afirma que essas tecnologias permitem desenvolver um site com visual limpo, usabilidade e acessibilidades melhoradas e, consequentemente, prover experiência de navegação mais agradável aos usuários. Os blocos de conteúdos, áreas de hiperlinks e menus estão mais espaçados para que possam ser acessados por toque do dedo e não apenas pela precisão do ponteiro do mouse. Houve, também, a relocação da coluna lateral direita da página inicial para o rodapé da página que, com o novo site, agrupará conteúdos por assuntos, como por exemplo, Acadêmicos, Administrativo, Concursos, Pró-Reitorias, dentre outros, o que deverá facilitar o interessado na localização do assunto procurado.

O menu principal, que contém diversos links para as principais páginas do portal, e também os menus laterais, agora se ajustam no canto da tela quando o acesso é feito por dispositivos que possuem telas pequenas, como celulares e tablets. Na apresentação, o destaque na divulgação das notícias e novidades da universidade também ficaram maiores e de fácil leitura, principalmente quando acessadas por 'pequenas telas/celulares'. O novo site foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da UENP.

Última modificação: Segunda, 15 Mai 2017 10:46