Professor da UENP participa do Simpósio Nacional de Astronomia

Terça, 31 Julho 2012 16:08

O professor Daniel Trevisan Sanzovo, do colegiado de Matemática do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho, participou do II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (II SNEA), realizado entre os dias 24 e 27 de julho, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

Prof. Daniel Trevisan Sanzovo e 3 dos trabalhos apresentados (fundo)

Durante o evento, o professor apresentou quatro trabalhos: "Uma proposta do uso de representações semióticas no Ensino de Astronomia: Leis de Kepler e Estações do Ano" (Trevisan Sanzovo, D. e Queiroz, V.); "Astro-jogo 'AstroRummikub' como auxílio no Ensino de Astronomia" (Trevisan Sanzovo, D. e Queiroz, V.), "Planetas de papel: compreendendo a estrutura dos planetas por meio de dobraduras" (Queiroz, V.; Romanzini, J. e Trevisan Sanzovo, D.) e "Uma aplicação da pedagogia histórico-crítica para o Ensino Fundamental I com o tema estrelas" (Pinheiro, M.; Queiroz, V. e Trevisan Sanzovo, D.). Os estudos serão publicados nas atas do evento sob forma de resumo e disponibilizados na íntegra, como artigos completos, nos anais do evento.

O grupo GEPETO, do qual faz parte o professor Daniel, realizou, durante o evento, o pré-lançamento de mais dois livros da coleção "Explorando o Universo" da Editora EDUEL: "Halley, o Cometa Dorminhoco" que apresenta cientificamente, e de maneira lúdica, a atividade e composição (núcleo, caudas, coma, período, entre outros) de um cometa típico – o "famoso" Halley, numa linguagem acessível às crianças, jovens e adultos; e "O Caminho do Sol no Céu", que trabalha o conhecimento sobre os pontos cardeais de maneira lúdica, com o objetivo de ampliar as noções de referência espacial, incentivando o leitor a utilizar, em seu cotidiano, noções básicas de Astronomia, observando o movimento do Sol no céu, usando o Universo como um laboratório.

Participaram do evento referências nacionais e internacionais da comunidade científica, da área de Educação em Astronomia, como os professores-doutores Néstor Camino (UNPSJB), Yassuko Hosoume (USP), Jorge Horvath (USP), Sergio Bisch (UFES), Paulo Sobreira (UFG), Rute Helena Trevisan (UEL), Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM), Marcos Daniel Longhini (UFU), dentre muitos outros, além dos coordenadores do II SNEA, a professora-doutora Cristina Leite (USP) e o professor-doutor Paulo Sergio Bretones (UFSCar).

Última modificação: Quarta, 15 Agosto 2012 16:23