Reunião da Amunop estabelece parceria com a UENP

Segunda, 30 Julho 2012 16:56

Na última sexta-feira, 27, foi realizada reunião ordinária da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), a última antes das eleições de outubro. O evento, que aconteceu no clube social de Itambaracá, contou com a participação do deputado federal Alex Canziani e do deputado licenciado e atual secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli, dentre outras autoridades. O encontro foi direcionado à ação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que deverá firmar parceria com os municípios interessados em projetos que são desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEc) da Instituição. Os prefeitos dos municípios que integram a microrregião entregaram ainda um diploma ao presidente da Amunop e prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, em reconhecimento ao trabalho realizado.

Responsável pela principal palestra da reunião, a UENP apresentou aos prefeitos as iniciativas e estratégias da ProEc e do NEAT (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Territórios) para o desenvolvimento do Norte do Paraná. A ProEC é o órgão da UENP responsável pelos programas, projetos e eventos de extensão e cultura desenvolvidos pela Universidade em conjunto com a comunidade. O NEAT foi criado para desenvolver pesquisas e ações de extensão universitária que contribuam com processos de transformação social e melhoria da qualidade de vida da população da região.

A característica dinâmica da ProEC é diretamente relacionada ao vínculo direto com a comunidade, seja ela representada pela população urbana ou rural, comerciantes, cooperativas, alunos de outras instituições, escolas, dentre outros. Este vínculo é realizado por meio de inúmeros projetos e programas em parceria com órgãos governamentais e empresas privadas que incentivam a extensão universitária.

Danilo Oliveira, chefe da seção de programas e projetos culturais da ProEC, ressaltou, em sua palestra, o estreitamento de laços entre a Universidade, comunidade e prefeitos da região. "É muito interessante para os municípios este estreitamento, pois a ProEc objetiva organizar os editais do Governo Federal e Estadual que são relacionados à cultura e extensão, junto às prefeituras. Se hoje as Prefeituras têm um pouco de dificuldade em acessar estes projetos Estaduais e Federais, a ProEC propõe uma parceria para auxiliar tecnicamente nesta questão", explicou. "Na nossa região, não há muitos programas e projetos culturais e isso, muitas vezes, faz com que a comunidade não estabeleça relações com a Universidade. Nesta perspectiva, a função destes projetos é proporcionar estreitamento entre a comunidade e Universidade", disse Danilo.

Já Rafael Alvim, diretor de Extensão da UENP, fez uma explanação sobre o NEAT e as iniciativas do Núcleo para o desenvolvimento territorial. "A intenção hoje, nesta reunião, foi justamente apresentar os projetos que a UENP tem acesso e mostrar para os prefeitos as oportunidades que eles têm em procurar os professores da nossa instituição e expor as dificuldades regionais. Estabelecida a parceria, nosso objetivo é atuar assiduamente em cada aspecto problemático, trazendo novas alternativas de solução e de aperfeiçoamento à comunidade local", concluiu o diretor de Extensão.

No início da reunião, o prefeito Amin anunciou a conclusão da construção do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop) e o início da obra do Hospital Regional. "Haverá, claro, alguns pleitos das autoridades presentes, em especial, do deputado Romanelli e do deputado Canziani, já que, após a conclusão da construção do prédio da Cisnop, é preciso equipá-lo e mobiliá-lo e, para isso, mais uma vez, contaremos com a parceria do Governo Estadual e Federal", explicou. O prefeito fez questão de ressaltar que estas conquistas só foram possíveis por meio da união dos prefeitos da região por um mesmo objetivo. "Sozinhos não chegamos a lugar algum. Sem a parceria mútua dos municípios, não teríamos a mínima condição de obter recursos na ordem que foram obtidos", afirmou Amin, referindo-se aos milhões obtidos através da força da Amunop.

Fotos e Texto: Laiz Auriglietti

Última modificação: Quarta, 15 Agosto 2012 17:03