EMENTÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 

 

1º Ano

1.1 Lógica Matemática (60 horas)

Ementa: Cálculo proposicional. Cálculo de predicado de primeira ordem. Sistemas dedutivos naturais e axiomáticos. Completeza e coerência. Formalização de problemas. Formalização de programas e sistemas de computação simples.

1.2 Fundamentos de Sistemas de Informação (60 horas)

Ementa: Computador Digital X Analógico. Representações digitais para números, código, sons e imagens. Noções de arquitetura, Banco de dados, Engenharia de software e Redes de computadores. Bases conceituais e filosóficas da área de sistemas de informação. Os conceitos, objetivos e componentes dos sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação.

1.3 Programação I (180 horas)

Ementa: Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos. Análise do problema. Estratégias de solução. Representação e documentação. Programação de algoritmos usando uma linguagem de programação. Estruturação de programas. Tipos e estruturas elementares de dados. Conceito de recursão e sua aplicação. Manipulação de Arquivos.

1.4 Psicologia da Educação (60 horas)

Ementa: Aspectos psicológicos da inter-relação professor-aluno. Principais modelos teóricos. Variáveis da aprendizagem. Aspectos centrais do desenvolvimento humano nos anos escolares e na adolescência.

1.5 Matemática Discreta (60 horas)

Conjuntos. Álgebra dos conjuntos. Relações. Funções. Estruturas algébricas. Reticulados. Álgebra booleana. Teoria dos grafos.

1.6 Relações Humanas (30 horas)

Ementa: O fator humano na empresa. O homem e suas necessidades. Comportamento organizacional: hierarquia, motivação, chefia e liderança; a autoridade e seus problemas, produtividade e fadiga. A resistência às mudanças. A mecanização e a informatização e suas implicações no sistema social da empresa. Desenvolvimento organizacional: modelos e suas características. Noções de dinâmica de grupo.

1.7 Didática Geral (60 horas)

Ementa: Fundamentos da didática. Diferentes abordagens educacionais. Objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos e avaliações. A práxis pedagógica. Planejamento de ensino.

1.8 Arquitetura de Computadores (60 horas)

Ementa: Sistemas numéricos. Organização de computadores. Linguagens de montagem. Modos de endereçamento, conjunto de instruções. Mecanismos de interrupção e de exceção. Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memória. Memória auxiliar. Arquiteturas RISC e CISC. Arquiteturas Superescalares e Paralelas.

1.9 Teoria Geral dos Sistemas (30 horas)

Ementa: A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de sistema. Componentes genéricos de um sistema. As relações entre sistema e ambiente. Hierarquia de sistemas. Classificações dos sistemas. Enfoque sistêmico. O pensamento sistêmico aplicado na resolução de problemas. O pensamento sistêmico aplicado às organizações. Modelagem de Sistemas.

1.10 Projeto Articulador I (60 horas)

Ementa: Contextualização do conhecimento disponibilizado nas unidades curriculares do período. Desenvolvimento de projeto envolvendo o conteúdo de múltiplas disciplinas, sob a orientação de um ou mais docente(s).

 

2º ano

2.1 Estrutura de Dados (90 horas)

Ementa: Listas lineares e suas generalizações. Aplicações de listas. Alocação dinâmica. Métodos de classificação. Árvores e suas generalizações. Aplicações de árvores. Métodos de pesquisa.

2.2 Probabilidade e Estatística (30 horas)

Ementa: Noções de estatística. Fundamentos de análise combinatória. Conceito de probabilidade e seus teoremas fundamentais. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade.

2.3 Informática Aplicada à Educação – Sistemas Hipermídia (60 horas)

Ementa: Objetivos do ensino de computação. Planejamento do ensino de computação. Confecções de instrumentos de ensino de computação. Temas livres em computação. Planejamento de hipermídia na educação. Estratégias para o uso de softwares educativos nas escolas do ensino fundamental e de nível médio.

2.4 Engenharia de Software I (60 horas)

Ementa: Introdução à Engenharia de Software. Modelos de processos de software. Fases do desenvolvimento de software. Engenharia de Requisitos. Introdução ao Gerenciamento de projetos. Modelos de sistema.

2.5 Programação II (60 horas aula)

Ementa: Paradigma orientado a objetos e tópicos relacionados. Programação orientada a objetos. Ambientes de desenvolvimento.

2.6 Redes I (60 horas)

Ementa: Evolução e Organização das Redes de computadores. Caracterização e análise de tecnologias de redes de computadores. Análise do modelo de referência OSI. Arquitetura TCP/IP. Redes Locais e de Longa Distância.

2.7 Política Educacional: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (60 horas aula)

Ementa: Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil. Organização dos sistemas de ensino, considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais, focando a Legislação de ensino. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, enfatizando as Ciência e a Tecnologia como componente curricular de ensino fundamental e médio.

2.8 Informática e Sociedade (30 horas aula)

Ementa: Analisar o impacto da tecnologia na sociedade. Analisar a responsabilidade do profissional da área de informática.

2.9 Banco de Dados I (60 horas)

Ementa: Modelagem Conceitual. Modelo Relacional. Teoria e Metodologia de Projeto de Banco de Dados.

2.10 Cálculo (60 horas)

Ementa: Números reais. Funções. Limites. Continuidade. Derivação. Integração. Sequências e séries. Equações diferenciais ordinárias.

2.11 Projeto Articulador II (120 horas)

Ementa: Contextualização do conhecimento disponibilizado nas unidades curriculares do período. Desenvolvimento de projeto envolvendo o conteúdo de múltiplas disciplinas, sob a orientação de um ou mais docente(s).

 

3º ano

3.1 Banco de Dados II (60 horas)

Ementa: Processamento de Transações. Controle de Concorrência. Recuperação. Segurança. Banco de Dados Orientado a Objetos. Bancos de Dados não-convencionais. Noções de Banco de Dados Distribuído.

3.2 Engenharia de Software II (60 horas)

Ementa: Projeto e Arquitetura de Software. Desenvolvimento de software baseado no reuso. Padrões de projeto, componente e frameworks.

3.3 Programação III (90 horas)

Ementa: Seleção e Estudo de Linguagens de Programação para Aplicações Web, de acordo com a evolução tecnológica.

3.4 Redes II (60 horas aula)

Ementa: Administração e configuração de redes e serviços. Sistemas Operacionais de Redes. Gerenciamento de Redes. Protocolos de gerenciamento. Arquiteturas e aplicações de gerenciamento. Administração e políticas de uso de sistemas.

3.5 Sistemas Operacionais (60 horas)

Ementa: O histórico, o conceito e os tipos de sistemas operacionais. As estruturas de sistemas operacionais. Gerenciamento de memória. Conceito de processo. Gerência de processador. Concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e deadlocks. Gerenciamento de arquivos. Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída.

3.6 Administração (60 horas)

Ementa: Conceitos básicos. Teorias administrativas. Utilização dos conceitos na prática administrativa. A organização como sistema. Planejamento, processo decisório e a estrutura organizacional. Introdução às áreas funcionais de organização. A organização e o ambiente. A administração em diferentes contextos.

3.7 Metodologia e Prática do Ensino (60 horas)

Ementa: Competência e habilidades a serem desenvolvidas na educação básica. Métodos e técnicas de ensino. Elaboração de materiais didáticos necessários para a ação docente. Estratégias para abordagem do conhecimento e de processos avaliativos.

3.8 Ensino à Distância (60 horas)

Ementa: Características da Educação a Distância, motivações e dificuldades. Modalidades de interação à distância. Análise de ambientes e ferramentas de suporte à EAD. Elaboração e análise de projetos pedagógicos de EAD. Diretrizes para o desenvolvimento de material instrucional aplicado a EAD

3.9 Computação e Algoritmos (60 horas)

Ementa: Linguagens Formais e Autômatos. Teoria dos Problemas. Projeto e Análise de Algoritmos.

3.10 Economia e Finanças (30 horas)

Ementa: Introdução à economia. Matemática Financeira. Análise financeira de investimento.

3.11 Projeto Articulador III (120 horas)

Ementa: Contextualização do conhecimento disponibilizado nas unidades curriculares do período. Desenvolvimento de projeto envolvendo o conteúdo de múltiplas disciplinas, sob a orientação de um ou mais docente(s).

 

4º ano

4.1 Gestão da Informação I (60 horas)

Ementa: Introdução à gestão da informação e do conhecimento. A Tecnologia da Informação como diferencial estratégico nas organizações. Planejamento, implementação e avaliação de estratégias na área de Sistemas de informação. O alinhamento estratégico entre Tecnologia da Informação e negócios.

4.2 Inteligência Artificial (60 horas)

Ementa: Aspectos históricos e conceituação da Inteligência Artificial. Sistemas Especialistas. Raciocínio baseado em Casos. Tópicos especiais em Inteligência Artificial.

4.3 Gerência de Projetos (60 horas)

Ementa: O conceito e os objetivos da gerência de projetos. Iniciação, planejamento, execução, acompanhamento e controle de um projeto. Revisão e avaliação de um projeto. Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos.

4.4 Auditoria e Segurança de Sistemas (60 horas)

Ementa

Auditoria em Sistemas de Informação. Segurança da Informação. Administração estratégica da segurança da Informação. Segurança no Contexto do Desenvolvimento de Software. Política de Segurança. Normas Internacionais de Segurança.

4.5 Empreendedorismo (60 horas)

Ementa: Conceito de empreendimento, empreendedorismo e intra-empreendedorismo. Perfil do empreendedor. Geração de idéias. Análises e oportunidades. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas.

4.6 Sistemas Distribuídos (60 horas)

Ementa: Conceitos básicos. Paradigmas de comunicação entre processos (IPC). Programação de aplicações distribuídas. Sincronização em sistemas distribuídos. Algoritmos distribuídos. Sistemas distribuídos tolerantes a falhas. Sistemas operacionais distribuídos. Objetos distribuídos. Arquitetura orientada a serviços.

4.7 Metodologia Científica (30 horas)

Ementa: O Conhecimento científico. Métodos e técnicas de pesquisa. Normas de elaboração de trabalhos científicos.

4.8 Engenharia de Software III (60 horas)

Ementa: Qualidade de Software. Normas nacionais e internacionais de qualidade. Qualidade de processo e qualidade de produto. Avaliação de qualidade. Inspeções em software. Técnicas e estratégias de teste. Manutenção e Reengenharia. Gerenciamento de configuração.

4.9 Contabilidade e Custos (60 horas)

Ementa: Contabilidade: conceituação e objetivos. Princípios, convenções e critérios de contabilização. O método das partidas dobradas. A técnica de escrituração. Os demonstrativos contábeis. Sistemas de apuração de custos. Os custos indiretos e seu tratamento contábil.

4.10 Projeto Final I(120 horas)

Ementa: Elaboração de projeto do trabalho de conclusão de curso.

4.11 LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais (Optativa) (30 horas)

Ementa: Conceituação e caracterização da Língua Brasileira de Sinais como fonte de comunicação e expressão do surdo. Utilização da LIBRAS na comunicação entre o professor e o aluno surdo.

 

5º ano

5.1 Tópicos Avançados em Computação (60 horas)

Ementa: Estudo de Tópicos avançados em Ciência da Computação.

5.2 Gestão da Informação II (60 horas)

Ementa: Sistemas de Informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico. Importância e utilização dos Sistemas de Suporte a Decisão nas organizações. Abordagens, processos e ferramentas para a gestão da informação nas organizações.

5.3 Interface Homem-Máquina (60 horas)

Ementa: Os conceitos de interação e interface homem-máquina. Dispositivos de entrada e saída em sistemas interativos homem-máquina. Fundamentos de interface e interação homem-máquina. Técnicas de diálogo homem-máquina. Ergonomia de software. Arquiteturas de software e padrões para interfaces de usuários. Metodologias, técnicas e ferramentas de concepção, projeto e implementação de sistemas interativos. Metodologias, técnicas e ferramentas de avaliação de interfaces.

5.4 Tópicos Avançados em Sistemas de Informação (60 horas)

Ementa: Estudo de tópicos relacionados a sistemas de informação.

5.5 Legislação em Informática (30 horas aula)

Ementa: Caracterização das leis de software. Tratamento e sigilo de dados. Propriedade intelectual. Noções de Direitos Autorais. Responsabilidade civil e penal sobre a tutela da informação. Regulamentação do trabalho do profissional de informática. Legislação relativa aos direitos de defesa do consumidor. Análise da política nacional de informática.

5.6 Projeto Final II (150 horas)

Ementa: Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Elaboração da monografia de trabalho de conclusão de curso. Apresentação do trabalho perante banca examinadora.