Área de Concentração: Educação Básica

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPEd/UENP) define “Educação Básica” como sua Área de Concentração.

Nos termos dos artigos 21 e 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, Lei n. 9394/96), a Educação Básica é um dos níveis da educação escolar brasileira, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, que tem como finalidades o desenvolvimento do educando e seu preparo, a partir de uma formação comum, para o exercício da cidadania e para a progressão no trabalho e em estudos posteriores.

No contexto educacional brasileiro do início do século XXI, a Educação Básica se constitui como um campo promissor para investigações científicas e atuação profissional, uma vez que, se por um lado o acesso a este nível de ensino foi praticamente universalizado, por outro, um dos maiores desafios passa a ser a melhora de sua qualidade.

Desse modo, é a partir da Área de Concentração que se estabelece o foco das atividades de estudo, de pesquisa e de construção de propostas de intervenção a serem desenvolvidas pelo Programa em suas duas Linhas de Pesquisa.

É a Educação Básica que constitui os pontos de partida e de chegada das investigações e ações a serem desenvolvidas pelo Programa.

Linhas de Pesquisa