Reitora e vice-reitor apresentam balanço de dois anos de gestão

Sexta, 29 Julho 2016 16:05

A reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan e o vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa completaram, na última semana, dois anos de gestão à frente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Um evento simbólico, no dia 18/07, foi realizado na Sala dos Conselhos da Reitoria, em Jacarezinho, para marcar a data. Diante dos servidores, eles apresentaram um balanço das principais ações realizadas durante esses dois anos de gestão, como a implantação do curso de Odontologia e do Programa de Doutorado em Ciência Jurídica no campus de Jacarezinho, o Mestrado em Ensino no Campus de Cornélio Procópio, e o acordo que regularizou a disponibilidade funcional dos servidores da antiga FFALM, além da tranferência do Patrimônio.

"Acredito que crescemos muito nesses dois anos. Conseguimos desenvolver uma gestão transparente e que já trouxe muitos resultados para a nossa querida UENP", afirmou a reitora Fátima Padoan. Ela também agradeceu ao vice-reitor e destacou a importância da equipe de trabalho para a gestão. "A nossa força como equipe e a integração entre os campi têm sido fundamental para as conquistas que tivemos, mesmo em meio às sérias restrições orçamentárias pelas quais a Universidade vem passando nos últimos dois anos", acentuou.

O vice-reitor, Fabiano Gonçalves Costa, também agradeceu o apoio da equipe de trabalho e ressaltou que os desafios vencidos ao longo desses anos fortaleceram a Universidade. "Estamos no caminho certo. Sabemos que ainda há muito para se fazer. E esperamos que nos próximos dois anos tenhamos essa mesma garra e coragem para vencer os desafios que se apresentarem", concluiu.

Pró-Reitorias

Durante a reunião, foi apresentado um relatório das principais ações realizadas por cada Pró-Reitoria. Dentre diversas atividades, foram destacados da Pró-Reitoria de Graduação a criação do Fórum Permanente de Licenciaturas da UENP e a proposição do Plano Institucional de Graduação para reestruturação de todos os cursos de graduação da Universidade até 2018. Foram destacadas ainda a aquisição do Sistema Acadêmico Unificado, com previsão de implantação em 2017 e a manutenção do PIBID nos cursos de Licenciatura, além das atividades de rotina.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação lembrou, além da implantação do Programa de Doutorado em Ciência Jurídica e do Mestrado em Ensino, a Instituição do Comitê Assessor para a elaboração dos programas Stricto Sensu e a submissão de mais dois cursos de Mestrados. Um em Educação e outro em Biociência.

A Proec destacou os números de ações de extensão e cultura do último ano. Foram 48 projetos, 13 cursos, 17 eventos e oito programas relacionados a extensão. Dentre outras, destacou-se também o acompanhamento do trabalho de 23 bolsitas da Fundação Araucária, o apoio e gerenciamento para os encaminhamentos das equipes da UENP que foram para o Projeto Rondon esse e no ano passado.

A Pró-Reitoria também frisou a realização de diversos eventos culturais durante esse período como o XI Festival de Teatro EnCena, o I Café Cultural da UENP e o I Seminário de Memória, além de resgatar o Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho e participar da organização e realização do EnCena e expasão das peças para os campi Luiz Meneghel e de Cornélio Procópio.

Já a Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional elencou diversas ações como a elaboração do Plano Direitor da UENP e do Plano de Desenvolvimento Estratégico para os próximos anos. A pró-reitoria também mencionou as 16 obras concluídas e em andamento na Universidade, como as Clínicas de Odontologia e de Fisioterapia do Campus de Jacarezinho, a nova UBS do Campus Luiz Meneghel e o Bloco de Matemática do Campus de Cornélio Procópio.

As Pró-Reitorias de Recursos Humanos e Administração e Finanças pontuaram a atuação que tiveram no processo para a regularização da disponibilidade funcional dos servidores da antiga Fundação Faculdades Luis Meneghel para UENP.

Coordenadorias e Assessorias

A Coordenadoria de Ensino à Distância também elencou algumas das principais ações desenvolvidas ao longo desses dois anos de gestão, como o aumento de oferta de cursos de extensão na modalidade EAD. A coordenadoria enfatizou ainda a integração ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com possibilidade de oferta de cursos de licenciatura à distância e o recredenciamento junto ao MEC para a oferta desses cursos.

Dentre as várias ações destacadas pela Coordenadoria de Relações Internacionais, está o estabelicimento do escritório da CRI, situado na reitoria. O CRI também trabalhou na criação do Comitê Assessor de Internacionalização, o CAINTER. O órgão é o responsável pelo levantamento das demandas de internacionalização. O CRI também ampliou as parcerias já firmadas com universidades da Argentina, Coréia do Sul, Espanha e Portugal.

A Coordenadoria de Gestão de Bens Patrimoniais citou o desenvolvimento do sistema Solicite Veículos. Um sistema que deu maior praticidade e segurança aos servidores da Universidade e ajudou muito no gerenciamento dos custos. A COGEP também conseguiu, junto ao DETRAN, regularizar a documentação de alguns veículos doados a Universidade pelas Receitas Federal e Estadual, além da atualização de todo o patrimônio da Universidade.

A Assessoria Jurídica também apresentou um resumo das ações desenvolvidas ao longo desses anos. E frisou os 679 pareceres e mais de 1200 atendimentos realizados. A Assessoria Jurídica também acompanhou diversos processos, como o da regularização da disponibilidade funcional dos servidores da antiga FFALM para o Campus Luiz Meneghel da UENP.

Última modificação: Segunda, 15 Mai 2017 10:45