UENP firma parcerias de internacionalização

Terça, 06 Junho 2017 09:55

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) firmou, no último mês, ações de parceira com a Universidad Nacional de Salta, na Argentina. Os trâmites foram discutidos no país vizinho, durante visita da reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, e da coordenadora de Relações Internacionais (CRI), Eliane Segatti Rios Registro, nos últimos dias 18 e 19 de maio.

Entre as ações de parceria, já para esse ano, a UENP deve receber um professor da área da saúde da Universidad de Salta, que virá para fazer um intercâmbio de pesquisa, além de possibilidade de projetos conjuntos com os professores do Centro de Ciências Biológicas. “Para nós, certamente, é uma ótima notícia. A troca de conhecimentos com universidades do exterior é sempre muito enriquecedora. Nos dá a possibilidade de ver e entender como eles trabalham o ensino, a pesquisa e a extensão, contando com o valor inestimável da internacionalização. A UENP estará sempre de portas abertas a oportunidades como essas”, disse a reitora Fátima Padoan.

Ainda na Universidad Nacional de Salta, a UENP participou da primeira Plenária da Rede Zicosur Universitária de 2017, que reuniu reitores e dirigentes da área de internacionalização de mais de vinte universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. A reunião foi presidida pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, presidente da Rede Zicosur Universitária, e pelo vice-presidente Mariano Adolfo Pacher, reitor da Universidad Nacional de Canindeyú (Paraguai).

A reunião teve como pauta as ações conjuntas para o incremento da mobilidade acadêmica/docente, estudantil e técnico-administrativa voltadas para dois focos: o intercâmbio de experiências e metodologias, e o estabelecimento de projetos e pesquisas comuns para o fortalecimento do Ensino Superior, como forma de consolidar redes temáticas para a integração e o desenvolvimento social, econômico e cultural desta macro região latinoamericana.

Além da reunião plenária da Rede Zicosur, a UENP também esteve no VI Seminário Internacional de Integração Subregional, realizado na Universidad Nacional Jujuy, localizada no norte da Argentina. Durante o evento, a reitora e a coordenadora da CRI apresentaram os resultados das ações do Zicosur na UENP, além de realizarem uma visita técnica na Universidad para aproximação de interesses conjuntos em áreas estratégicas de desenvolvimento internacional.

Dentre as oportunidades de parceria com a Universidade de Jujuy, estão a dupla titulação em programas de doutorado, além de co-tutelas e projetos para o desenvolvimento da língua inglesa como língua estrangeira. Segundo Eliane Segatti, a visita foi bastante positiva. “As oportunidades de diálogo com universidades estrangeiras fortalecem nossos objetivos de desenvolvimento de parcerias internacionais que visam à promoção de oportunidades de avanços significativos nas diferentes áreas de conhecimento”, disse.

Última modificação: Terça, 06 Junho 2017 12:53