Comitê da UENP realiza 1º reunião após implantação

Sexta, 30 Junho 2017 18:11

O Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (CEP/UENP) realizou, na quarta-feira (21/06), a primeira reunião de colegiado, no Campus Luiz Meneghel. Durante os trabalhos, os membros do comitê discutiram alguns projetos e já emitiram os primeiros pareceres.

O CEP/UENP foi aprovado em julho de 2015 pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisas. Desde então, os membros do comitê passaram por diversas oficinas de capacitação antes da implantação. “Foi um longo processo de preparação. Durante esse período, tivemos a ajuda da UNIPAR de Umuarama, através do professor Nelton Corrêa, que nos auxiliou com cursos de capacitação”, disse a coordenadora do CEP/UENP, professora Léia Regina de Souza Alcântara.

“Depois de concluídas todas as etapas, em abril de 2017, a CONEP considera o CEP/UENP apto a gerenciar todos os aspectos éticos em pesquisas envolvendo seres humanos que competem à sua instância”. O CEP é formado por 20 professores que representam os centros de estudos dos três campi da UENP, além de outros dois integrantes da comunidade externa.

Como Funciona o CEP?

A implantação de um Comitê de Ética Local é uma recomendação do Ministério da Saúde para assegurar que, em todo país, haja uma cultura ética e democrática, em defesa da comunidade científica e de toda sociedade.

“Na prática, o pesquisador submete seu projeto de pesquisa via Plataforma Brasil, e esta envia o projeto ao CEP. O coordenador propõe o projeto a um relator membro do CEP. Mensalmente todos os membros, coordenador e secretário reúnem-se. Nesta ocasião, cada relator apresenta o projeto e sua relatoria para que o colegiado aprecie e delibere e emita o parecer final, que será enviado ao pesquisador proponente do projeto”.

Última modificação: Sexta, 30 Junho 2017 18:14