EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Licenciatura

 

Ementário do Currículo Comum Obrigatório

 

Disciplina: Biologia Celular e Molecular

Carga Horária: 120 h

Teórica: 60 h

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Noções de microscopia óptica e eletrônica; Introdução às células, histórico, funções e evolução celular; Divisões e novas propostas de classificação; Archea, Eucharea e Eubacteria; Componentes químicos celulares; Células procarióticas, eucarióticas animais e vegetais; Tecnologias da biologia celular e molecular; Bases moleculares da constituição celular; principais componentes celulares; Membrana plasmática: função, constituição e fisiologia; digestão intracelular; Citoesqueleto e movimentos celulares; Organelas energéticas: mitocôndrias e cloroplastos; Organelas responsáveis pela síntese de macromoléculas; Núcleo celular interfásico; Divisão celular: mitose e meiose.

 

Disciplina: Protozoologia e Invertebrados I

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: História da sistemática zoológica. Sistemática filogenética: métodos e aplicações. Origem e evolução dos Protozoa e Metazoa. Biologia, sistemática e diversidade de Protozoa e Metazoa: Porifera, Placozoa, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes e Lophotrocozoa.

 

Disciplina: Química

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Relação entre a química e as áreas da Biologia. Propriedades da matéria. Propriedades periódicas. Ligações químicas. Equilíbrio químico. Hidrólise de sais e atividade iônica. Produto de Solubilidade. Noções de potencial de oxidação/redução. Soluções. Estequiometria. Reações químicas. Funções inorgânicas. Métodos Analíticos. Estrutura, Nomenclatura e Propriedades das funções orgânicas.

 

Disciplina: Histologia

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Estudo dos componentes teciduais. Abordagem dos tecidos epiteliais, conjuntivo, ósseo, muscular e nervoso com ênfase na composição e organização de cada um relacionada com as respectivas funções.

 

Disciplina: Psicologia da Educação

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática:

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: A relação entre o processo do desenvolvimento humano e aprendizagem. Fundamentos teórico-filosóficos do pensamento crítico em psicologia da educação. Diferenças e contradições entre as principais correntes da psicologia da educação. Reflexões críticas sobre temas e questões postos pela aproximação entre Psicologia e Educação. As bases teórico-filosóficas da Psicologia Escolar em uma perspectiva sócio-histórica: pensamento crítico, pedagogia histórico-crítica e psicologia sócio-histórica. A relação entre o desenvolvimento psíquico e educação escolar. A construção social do ser humano concreto. Relações interpessoais e ideologias.

 

Disciplina: Didática das Ciências Naturais

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: - 

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa:Concepções epistemológicas e ontológicas para a didática. O conceito de ser humano, sociedade, cultura e educação na perspectiva histórico-crítica. Desenvolvimento histórico-social da ciência. O objeto de estudo e os elementos fundamentais da didática do Ensino de Ciências Naturais: objetivos, conteúdos, metodologias e o método de ensino, avaliação, recursos e técnicas didáticas. Abordagem histórica da construção da área de ensino de ciências. Produção acadêmica em educação em ciências. A didática das Ciências Naturais e o processo de ensino e aprendizagem. Bases teórico-práticas para planejamento didático e elaborações de planos de ensino e de aula das Ciências Naturais.

 

Disciplina: Educação das Relações Étnico-Raciais e Sociais

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: - 

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: As questões econômicas, políticas e sociais na formação de professores na perspectiva histórico-crítica. Faixas geracionais, religiosas e culturais. História Afro-brasileira e Africana. Influência de outros povos. O Estado e seu papel na questão do preconceito e da opressão. Políticas Públicas, Ensino de Ciências e a Educação das Relações Étnico-Raciais.

 

Disciplina: Embriologia

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: - 

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Reprodução. Gametogênese. Fases do desenvolvimento embrionário. Estudo comparativo do desenvolvimento. Papel evolutivo dos Anexos embrionários.

 

Disciplina: LIBRAS

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: - 

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e sócioantropológico da surdez. Legislação e políticas públicas para pessoas surdas. Prática de Libras envolvendo o uso do alfabeto manual, noções de tempo, ação, espaço na enunciação, atribuição de características às pessoas, objetos, animais e coisas. Expressões faciais e corporais como processos de significação para a Libras. Direitos Humanos e a relação da sociedade com as pessoas surdas.

 

Disciplina: Educação Especial e Inclusiva

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: - 

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Princípios e fundamentos da Educação Especial (condutas típicas, surdez, mental, visual, física e altas habilidades). Documentos internacionais e legislação brasileira. Política Nacional de Educação Especial e Inclusiva. Atendimento das aprendizagens diferenciadas: as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, os distúrbios de aprendizagem, as deficiências, síndromes e transtornos e as possibilidades educativas. A defesa da socialização do conhecimento, por meio da escola, às pessoas com deficiência em consonância com a luta de classes em uma perspectiva histórico-filosófica e político-social.

 

Disciplina: Matemática

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: - 

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Fundamentos de matemática; Estudo dos tópicos básicos do cálculo diferencial e integral. Função exponencial e logarítmica. Progressões aritmética e geométrica. Noções básicas de aproximação, supremo e ínfimo. Sistemas de equações lineares e matrizes. Determinantes. Vetores no espaço bi e tridimensional.

 

Disciplina: Física

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: - 

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Estrutura de Matéria; Física da Radiação e os Efeitos Biológicos da Radiação; Aplicação geral da Mecânica Newtoniana e de Fluidos; Óptica aplicada à Biologia.

 

Disciplina: Invertebrados II

Carga Horária: 120 h

Teórica: 60 h

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Princípios e padrões emergentes dos filos Sipuncula, Echiura e Priapulida; Princípios, padrões emergentes, diversidade regional e sistemática dos moluscos: Gastropoda, Bivalvia, Scaphopoda e Cephalopoda; Morfologia, biologia, diversidade regional e sistemática dos artrópodes; Estudo dos quelicerados*; Estudo dos Crustáceos*; Estudo dos Miriápodes*; Estudo dos Insetos*; Biologia e sistemática dos Equinodermos; Princípios e padrões emergentes dos Lofoforados e Entropoctos. (* Estudo = morfologia, biologia e sistemática).

 

Disciplina: Morfologia e Anatomia Vegetal

Carga Horária: 120 h

Teórica: 60 h

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Características gerais das espermatófitas. Histologia vegetal. Morfoanatomia dos órgãos vegetativos. Morfoanatomia dos órgãos reprodutivos.

 

Disciplina: Bioquímica

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Água, pH e sistemas tampões. Bioenergética. Estrutura e propriedades químicas dos carboidratos, aminoácidos, lipídeos e membranas biológicas. Proteínas: estruturas, propriedades físico-químicas e biológicas. Estrutura e função das Enzimas.

 

Disciplina: Fundamentos da Ecologia

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Ecologia e outras Ciências. Ecologia evolutiva. Padrões geográficos e temporais. Condições e recursos (bióticos e abióticos). Definição de nicho ecológico. Ecossistemas. Transferência de matéria e energia nos Ecossistemas. Riqueza e diversidade de espécies. Biogeografia de ilhas. Sucessões ecológicas. Ecologia da paisagem. Biomas terrestres e biomas brasileiros. População. Natalidade, mortalidade e movimento. Modelo de crescimento populacional e metapopulações. Comunidades. Interações ecológicas. Ecologia industrial: os 5 Rs, logística reversa e gestão de resíduos. Ecologia Aplicada: uso de bioindicadores, sustentabilidade, degradação ambiental, conservação e manejo das espécies. Tópicos atuais em ecologia. Ecologia de campo e noções de Ecologia numérica.

 

Disciplina: Sistemática de Criptógamas

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Modelos dos sistemas de classificação; Regras de nomenclatura científica; Técnicas de coleta e herborização; Sistemas de classificação artificial e natural; Principais conceitos em Botânica; Introdução ao Sistema de classificação APG; Introdução à Filogenia - árvores filogenéticas; Evolução das plantas; Importância econômica dos grupos vegetais; Ciclos de vida; Introdução às algas: características principais, funções ecológicas, sistemática do grupo; Briófitas: características principais, funções ecológicas, ciclos de vida e sistemática do grupo; Pteridófitas: características principais, funções ecológicas, ciclos de vida e sistemática do grupo; Identificação de famílias de Criptógamas; Introdução aos fungos.

 

Disciplina: Genética Molecular

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Estrutura do genoma e organização cromossômica. Replicação do DNA. Transcrição e processamento do RNA. Tradução. Mutação gênica. Mecanismos de reparo e recombinação do DNA. Alterações no número e estrutura dos cromossomos. Regulação da expressão gênica em procariotos e eucariotos. Epigenética. Cromossomos sexuais e determinação do sexo.

 

Disciplina: Educação em Direitos Humanos e Relações Interpessoais

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Formação de professores para a convivência escolar. Relações interpessoais e o ato de ensinar. Violência escolar. Caracterização da juventude e adolescência na escola. Políticas públicas, convivência escolar e indicadores de desempenho. Princípios e valores que permitem afirmar a condição humana. O exercício da liberdade, a preservação da dignidade e a proteção da sua existência humana. A relação entre educação em ciências e direitos humanos na consolidação do estado democrático e da cidadania. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Políticas e ações educacionais afirmativas.

 

Disciplina: Bioestatística

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Conceitos básicos: variáveis qualitativas e quantitativas; levantamento de dados; Tipos de amostragem probabilística e população. Levantamentos e Organização dos dados. Medidas descritivas. Distribuição de frequências de variáveis quantitativas e qualitativas; Medidas de posição, de dispersão, de assimetria e de curtose; Gráficos para variáveis qualitativas e quantitativas; Experimentação. Testes de significância. Definição de parâmetros, estimadores e estimativas; Uso de pacotes para análises estatísticas. Utilizando o software R para análises estatísticas.

 

Disciplina: Escola do Campo, Indígena, Quilombola e Educação de Jovens e Adultos

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: As escolas do campo, as escolas indígenas, as escolas quilombolas e as EJAS: o processo histórico, as políticas públicas, as universidades, os movimentos sociais e as relações e determinações sociais. Os desafios do processo educativo e a transformação social nas escolas do campo, indígena e EJA.

 

Disciplina: Educação das Relações de Gênero e em Sexualidades

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: As sexualidades e as questões de gênero: processo histórico, políticas públicas, o movimento social, as universidades e as escolas públicas. Feminismo. A heteronormatividade e as relações e determinações sociais. A Educação em Sexualidades Crítica e os desafios do ato educativo pautado na prática social e em busca por transformação social.

 

Disciplina: Zoologia dos Cordados

Carga Horária: 120 h

Teórica: 60 h

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Caracteres gerais e aspectos evolutivos de Hemidhordata e Chordata; Estudo de Urochordata e Cephalochordata*; Diversidade, evolução e origem dos vertebrados; Caracteres gerais e aspectos evolutivos de Agnatha e Gnathostomata; Adaptações dos vertebrados ao ambiente aquático; Estudo de Chondrichthyes*; Estudo de Osteichthyes*; Diversidade regional de Osteichthyes; Estudo de Amphibia*; Diversidade regional de Amphibia; Adaptações dos vertebrados ao ambiente terrestre; Estudo dos Anapsida (Testudines, Reptilia)*; Diversidade regional de Testudines; Estudo dos Diapsida (Reptilia e Aves)* e sua relação com os dinossauros; Diversidade regional de Diapsida; Estudo de Mammalia*; Diversidade regional de Mammalia. (*Estudo = morfologia, fisiologia e sistemática).

 

Disciplina: Geologia

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Relação rochas e vida. Histórico do estudo geológico. O tempo geológico. Teoria do Big Bang. Origem da Terra e noções de Astronomia. Estrutura, composição e dinâmica da Terra. Magnetismo terrestre. Métodos de estudo do interior da Terra. Tectônica Global. Ciclo das rochas. Mineralogia. Vulcanismo e o estudo das rochas ígneas. Rochas metamórficas. Rochas sedimentares. Perfil geológico, intemperismo e outros agentes modeladores de paisagens. Formação e degradação de solos. Glaciações e desertificações. Origem e dinâmica de montanhas e cavernas. Tópicos em oceanografia e meteorologia. Hidrologia. Processos eólicos. Energia e meio ambiente: exploração dos recursos energéticos e os seus impactos socioambientais. Utilização dos recursos minerais e os impactos ambientais gerados pela Mineração. Geologia urbana, climatologia e prevenção de desastres naturais. Poluição atmosférica e mudanças climáticas. Pactos Globais para a Sustentabilidade. Avaliação de impacto ambiental e o licenciamento ambiental. Atividades de campo: geologia do Paraná e São Paulo.

 

Disciplina: Microbiologia

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Morfologia e estruturas bacterianas. Nutrição e crescimento bacteriano. Fisiologia e genética bacteriana. Patogenicidade e antimicrobianos. Ecologia dos microrganismos. Vírus: classificação, replicação, patogenicidade e quimioterápicos. Origem e evolução dos vírus. Príons. Fungos. Interações microbianas. Microbiologia ambiental e biodegradação microbiana.

 

Disciplina: Sistemática de Fanerógamas

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Modelos dos sistemas de classificação; Regras de nomenclatura científica; Técnicas de coleta e herborização; Sistemas de classificação artificial e natural; Principais conceitos em Botânica; Introdução ao Sistema de classificação APG; Introdução à Filogenia - árvores filogenéticas; Evolução das plantas; Importância econômica dos grupos vegetais; Ciclos de vida; Introdução às algas: características principais, funções ecológicas, sistemática do grupo; Briófitas: características principais, funções ecológicas, ciclos de vida e sistemática do grupo; Pteridófitas: características principais, funções ecológicas, ciclos de vida e sistemática do grupo; Identificação de famílias de Criptógamas; Introdução aos fungos.

 

Disciplina: Genética Geral I

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Reprodução sexuada como a base para a hereditariedade. Teoria cromossômica da hereditariedade. Princípios básicos de herança: Mendelismo. Modificações no padrão mendeliano de herança. Herança ligada ao sexo. Genética humana: Análise de heredogramas e padrões de herança. Ligação gênica e mapeamento. Herança extranuclear. Herança poligênica.

 

Disciplina: Políticas Públicas para a Educação Básica

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Fundamentos de Teoria política. O sistema político, os modos e meios de produção ao longo da história. Modelos de análise de políticas públicas. Educação como prática social e cultural e a escola como um dos espaços educativos. Formação histórica da organização escolar e seus projetos educativos a partir do século XX. A organização dos sistemas de ensino no contexto da Educação Básica na legislação brasileira atual: aspectos administrativos e pedagógicos. Atuação e formação docente.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Ciências e Orientação para o Estágio em Ciências

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: O Estágio Supervisionado no processo de formação de professores de Ciências. Orientação ao Estágio em Ciências. Análise e compreensão da educação escolar com vistas à humanização por meio do Ensino de Ciências. Planejamento, orientação e práxis pedagógica no momento da aula e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: O processo pedagógico e o Ensino de Ciências e Biologia. O papel da Ciência na sociedade e o Ensino de Ciências e Biologia. Os conteúdos clássicos das Ciências e a formação omnilateral. Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de Ciências e Biologia numa perspectiva histórico-crítica. Formação docente, ato educativo e o compromisso político. O Ensino de Ciências e Biologia frente às novas tecnologias na perspectiva sócio-histórica. Tecnologias da Informação e Comunicação e o Ensino de Ciências e Biologia.

 

Disciplina: Metabolismo dos Sistemas Biológicos

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Bioenergética: o papel do ATP nas células. Oxidação em sistemas biológicos. Glicólise. Gliconeogênese. Ciclo do ácido cítrico. Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa. Ciclo de Calvin e a via das Pentoses-Fosfato. Metabolismo do glicogênio. Fotossíntese. Metabolismo de ácidos graxos e proteínas. Hormônios, integração metabólica e sinalização celular.

 

Disciplina: Metodologia de Pesquisa

Carga Horária: 30 h

Teórica: -

Prática: 30h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: O pesquisador e a comunicação científica. Reflexões sobre a escolha do tema. A pesquisa e suas classificações. Métodos científicos. Etapas do projeto de pesquisa e seus aspectos normativos e tipográficos.

 

Disciplina: Fisiologia Humana e Biofísica

Carga Horária: 120 h

Teórica: 60h

Prática: 60h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Estudo biofísico dos fenômenos celulares e dos mecanismos fisiológicos que regem os sistemas orgânicos nos principais grupos animais. Unidades e grandezas físicas. Energia. Bases físicas da atividade biológica. Fenômenos ondulatórios, acústicos, ópticos. Noções de radiobiologia. Sistemas de membranas. Mecanismos de transporte através de membranas. Água, pH e tampões em sistemas orgânicos. Fluídos em sistemas biológicos, pressão hidrostática e efeitos fisiológicos de sua variação. Potenciais bioelétricos e suas manifestações biológicas. Fundamentos da fisiologia dos sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, digestivo, gênito-urinário e endócrino. Fisiologia dos órgãos dos sentidos. Fisiologia das trocas metabólicas.

 

Disciplina: Genética Geral II

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Princípios de genética quantitativa. Organização do genoma: Sequências satélites e não-codificantes. Elementos transponíveis. Técnicas básicas de Genética Molecular: clonagem de genes, construção de bibliotecas e métodos de sequenciamento. Organismos geneticamente modificados. DNA fingerprint: aplicação em genética forense e evolutiva.

 

Disciplina: Parasitologia e Imunologia

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Relação parasita hospedeiro e ecologia parasitária. Natureza dos fenômenos imunológicos. Bases moleculares, celulares, histológicas e anatômicas do Sistema Imune. Respostas Imunes. Antígenos e produtos da resposta imune. Classificação zoológica dos parasitos. Biologia, patogenia, sintomatologia, imunologia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia das doenças parasitárias. Estudo dos protozoários e helmintos de interesse parasitário. Estudos dos artrópodes de interesse parasitário. Controle biológico por hiperparasitismo.

 

Disciplina: Ecologia Geral e Humana

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Histórico da Ecologia Humana. A Contribuição das Ciências Sociais para o campo teórico da ecologia. Noções de Equilíbrio e Capacidade Suporte dos Ecossistemas. Nicho Ecológico, territorialidade e atividade humana. Teoria do Forrageamento Ótimo Aplicado ao ser humano. Noções de Etnobiologia Comunidades de Subsistência, sua ação e o Funcionamento da Natureza. Ecologia e Cultura. Ecologia Social. Ecologia Política. Preservação dos Sistemas Ambientais e os Sistemas Humanos. Dimensão Social dos Problemas Ambientais. Ecossocialismo.

 

Disciplina: Paleontologia

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Histórico do estudo Paleontológico. Astrobiologia; a busca por assinaturas de vida no espaço. Preservação dos fósseis e tipos de fossilização. Tafonomia e icnofósseis. Estratigrafia dos fósseis e bacias sedimentares brasileiras. Origem da vida e o estudo dos estromatólitos. Explosão de vida no Paleozóico. Evolução da biosfera no Mesozóico e Cenozóico. Micropaleontologia. Paleoecologia e paleobiogeografia. Paleobotânica. Paleoinvertebrados 1 (Briozoários, Poríferos, Cnidários, Equinodermas e Braquiópodes). Paleoinvertebrados 2 (Anelídeos, moluscos e Artrópodes). Paleontologia dos vertebrados (origem e evolução dos agnatas e gnatostomados; a conquista do ambiente terrestre: primeiros tetrápodas terrestres e os anfíbios; diversificação e dispersão dos amniotas paleozoicos e mesozoicos; a era dos dinossauros; diversificação dos saurísquios e ornitísquios; evolução das aves e origem do vôo; ascensão dos mamíferos; a megafauna Sul-americana e mudanças paleoambientais do Quaternário). Evolução humana. Extinções em massa. Combustíveis fósseis e outros ramos de interesse econômico na paleontologia. Paleoarte: reconstruindo a vida pretérita. Tópicos em divulgação científica e museologia. Prática de campo.

 

Disciplina: Evolução

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Método científico: as evidências da evolução; Padrões evolutivos: cladística e sistemática; Teorias sobre a origem da vida; Histórico do pensamento evolutivo; Teoria da evolução em movimento: Lamarckismo, Darwinismo, Neodarwinismo e novos conceitos; Variação genética: polimorfismo gênico, cromossômicos e moleculares; Fonte de variação gênica: mutação, recombinação e migração; Seleção natural; Deriva genética; Conceitos de espécie e mecanismos de especiação; Isolamento geográfico e biogeografia; Adaptação e extinção; Coevolução: desenvolvimento das interações entre espécies; Evolução molecular; Genética de populações; Os principais erros conceituais no ensino de Evolução.

 

Disciplina: Fisiologia Vegetal

Carga Horária: 60 h

Teórica: 60 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Relações hídricas. Crescimento e desenvolvimento. Hormônios Vegetais. Reprodução sexuada e assexuada. Reguladores de crescimento. Nutrição mineral. Assimilação de nutrientes. Translocação de solutos orgânicos. Fotossíntese. Respiração.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Biologia e Orientação para o Ensino de Biologia

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: O Estágio Supervisionado no processo de formação de professores de Biologia. Orientação ao Estágio em Biologia. O Estágio de Observação em Biologia e a análise da educação escolar e científica a partir de um viés político-ideológico da realidade. Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de Biologia. História e Filosofia da Biologia. Produção e Divulgação Científica.

 

Disciplina: Estágio Supervisionado Obrigatório em Biologia – Atividade Educativa

Carga Horária: 60 h

Teórica: -

Prática: 60 h

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Planejamento, orientação e práxis pedagógica no momento da aula e sua avaliação. Orientação e Planejamento do processo pedagógico em Biologia. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Biologia.

 

Disciplina: Educação Ambiental

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: Fundamentos da Educação Ambiental. Pressupostos filosófico-políticos da Educação Ambiental. Relação capital, trabalho, Estado e os problemas socioambientais. A produção do conhecimento sobre Educação Ambiental. Instrumentalização para a Pesquisa e Ensino em Educação Ambiental. A pesquisa qualitativa na Educação Ambiental.

 

Disciplina: Astronomia

Carga Horária: 30 h

Teórica: 30 h

Prática: -

TICS/EAD: Item 7 do PPC

Ementa: A Astronomia e os Documentos Oficiais; Astronomia Básica; Introdução à Astronomia; Fenômenos Astronômicos diversos; Introdução à Educação em Astronomia.