EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Bacharelado
(Ingressantes de 2013 a 2019)

 

Disciplina: Noções de Administração e Empreendedorismo

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Introdução à administração. Principais funções administrativas frente às novas tendências. Planejamento: Tomada de decisão e Planejamento, Estratégia organizacional, Inovação e mudança. Organização: RH, Gerenciamento de pessoas e de equipe. Liderança e Controle. Empreendedorismo e seus Conceitos. Características, habilidades e perfil empreendedor. Sucesso e fracasso de novos empreendimentos. Ferramentas úteis ao empreendedor para ter uma visão abrangente e integrada de gestão de pequenas empresas: Marketing, Administração Estratégica e Responsabilidade Social.

 

Disciplina: História Econômica Geral

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Importância da História Econômica. Economias: Primitivas e da Antiguidade. Economias Comerciais: período greco-romano. Características socioeconômicas e políticas do feudalismo. Transição para o capitalismo: Acumulação primitiva de capitais e mercantilismo. Fisiocracia. Primeira e Segunda Revolução Industrial. Capitalismo. Imperialismo. Conflitos mundiais e suas implicações econômicas.

 

Disciplina: Matemática

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conjuntos – operações. Números relativos. Potenciação. Raiz quadrada. Operações algébricas. Gráficos e funções. Equações de 1º e 2º grau. Sistema de equações. Função linear crescente e decrescente. Logaritmos. Sistemas de logaritmos. Antilogaritmos. Aplicações de derivadas. Limites e Continuidade. Funções contínuas e intervalos fechados. Derivas e suas aplicações. Regra da cadeia. Integrais e suas aplicações. Teorema do valor médio. Fórmula de Taylor. Máximos e mínimos. Equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem. Álgebra linear matricial. Matriz e determinantes.

 

Disciplina: Princípios de Economia

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceitual básico sobre a Ciência Econômica. Noções de Microeconomia: Teoria do Consumidor, Teoria da firma e Estruturas de Mercado. Noções de Macroeconomia: Agregados Macroeconômicos; Políticas Econômicas: Fiscal, Monetária; Comercial e Cambial; Considerações sobre o Setor Público, a Inflação e o Setor Externo. Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

 

Disciplina: Introdução às Ciências Sociais

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Ciências e as Ciências Sociais. Métodos. Instituições e Estruturas. Estudo e natureza do Pensamento Social. Ideias sociais e sua evolução. O capitalismo industrial: ideias sociais e políticas. Formação da burguesia, colonialismo, imperialismo, totalitarismo e liberalismo. As revoluções na sociedade moderna. Exercício do poder. Métodos e História da Ciência Política. Homem, Sociedade e Estado. Poder político. Objetivo do Estado. Autoridade e Liberdade. Constituição. Funções do Estado. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

 

Disciplina: Instituições de Direito

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Noções de Direito Público: Direito tributário, constitucional e administrativo. Noções de Direito Privado: Direito das obrigações e Direito empresarial.

 

Disciplina: Contabilidade Gerencial

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceito e importância da Contabilidade. Demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Fluxo de Caixa. Noções de Contabilidade de Custo e Gestão de Estoques. Noções de Contabilidade Gerencial. Análise e Interpretação de Balanços: Índices financeiros e econômicos. Análise horizontal e vertical. Noções de Controladoria.

 

Disciplina: Contabilidade Social

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Princípios e fatos da realidade econômica. Conceitos e definições e inter-relações entre os agregados macroeconômicos. Métodos de elaboração e definição dos agregados macroeconômicos: produto, renda e despesa. Descrição e compreensão do funcionamento da economia brasileira a partir dos aspectos setoriais das contas nacionais. Sistema de Contabilidade Social. Matriz Insumo-Produto e suas análises. Câmbio e Balanço de Pagamentos. Indicadores de inflação, deflatores e números índices.

 

Disciplina: História do Pensamento Econômico

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceito e importância do Pensamento Econômico. Escola Clássica: Adam Smith, Thomas Malthus e David Ricardo. Economia Política e o Pensamento de Karl Marx. O pensamento utilitarista e a Escola Marginalista. Escolas Neoclássicas nos anos de 1870 a 1930. Keynes e a Revolução Keynesiana. O pensamento de Michal Kalecki e Joseph Schumpeter. Teoria Monetarista. O embate teórico: Novos Clássicos e Novos Keynesianos. Pós-Keynesianos.

 

Disciplina: Teoria Microeconômica

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Mercado: demanda, oferta, equilíbrio e elasticidades. Comportamento do consumidor: restrição orçamentária, preferências, curvas de indiferença, utilidade e escolha. Demanda individual e Demanda de mercado. Modificações no preço e na renda. Bens inferiores, normais, substitutos e complementares. Efeito renda e substituição. Teoria da firma: produção, custos e lucro. Análise dos excedentes do consumidor e produtor. Equilíbrio em mercados competitivos. Introdução às Estruturas de mercado: Concorrência Perfeita, Monopólio, Oligopólio e Concorrência Monopolística.

 

Disciplina: Estatística Aplicada à Economia

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Estatística descritiva. Medidas de Posição e Separatrizes. Medidas de Dispersão. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias e suas distribuições de probabilidade. Introdução à Estatística Indutiva. Estimação: por ponto e por Intervalo de confiança. Testes de hipótese. Análise de variância. Análise de Correlação e Regressão Linear.

 

Disciplina: Formação Econômica do Brasil

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Expansão comercial europeia. Evolução econômica da América espanhola até o século XIX. Predomínio do trabalho escravo no Brasil: economia açucareira e mineira. Economia cafeeira: das origens até a crise de 30. Processo de industrialização anterior e durante os anos 30. Economia durante a 2ª Guerra e no pós-guerra, até 1956.

 

Disciplina: Econometria

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Regressão Linear Simples e Múltipla. Relações Lineares e Linearizáveis. Variáveis Dummy. Multicolinearidade. Autocorrelação Serial. Heteroscedasticidade.

 

Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Análise da evolução da economia brasileira a partir do Plano de Metas (56-60); a primeira metade dos anos 60, toda a economia do período militar (Milagre Brasileiro, década de 70 e primeira metade dos anos 80); os Planos de estabilização da Segunda metade dos anos 80 (Cruzado, Bresser e Verão). Plano Collor e Plano Real. Estudo de temas atuais, como Globalização, Integração Econômica, e sua influência sobre a Economia Brasileira.

 

Disciplina: Filosofia e Ética

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Reflexões e provocações a partir dos fundamentos epistemológicos da economia. Fundamentos antropológicos: a constituição do homem, o trabalho, a linguagem e o conhecimento. Fundamentos políticos: a questão do público e do privado, sociedade de consumo e o indivíduo. A concepção liberal e social da economia: dos modernos aos contemporâneos. Fundamentos axiológicos: ética, moral e os códigos de ética. A Lei profissional e o Código de Ética do Economista.

 

Disciplina: Teoria Macroeconômica

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Modelos macroeconômicos keynesianos e clássicos; determinação da renda, produto, emprego e preços; multiplicador; influências do capital, investimento, setor governamental e externo; utilização do instrumental IS-LM Economia fechada e aberta; e as decisões de políticas monetária e fiscal. Modelos macroeconômicos de longo prazo: ciclos econômicos.

 

Disciplina: Elaboração e Análise de Projetos

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceito de juros, capital e taxa. Juros simples. Descontos simples. Juros compostos. Desconto composto, taxas, série de pagamentos. Sistema de amortização de empréstimo. Capitais equivalentes. Amortizações. Correção monetária. A decisão de investir. Indicadores financeiros para análise de projetos de investimentos: Fluxo de Caixa, Valor Presente Líquido – VPL e Taxa Interna de Retorno – TIR. Múltiplas alternativas de investimentos e critério de decisão. Elaboração de plano de negócio e análise de viabilidade econômica.

 

Disciplina: Técnica de Pesquisa em Economia

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Metodologia da pesquisa em economia. Técnicas quantitativas. Instrumentos de análise quantitativa e qualidade. Planejamento de pesquisa em economia. Elaboração do projeto piloto de pesquisa e normas técnicas de apresentação dentro das normas da ABNT.

 

Disciplina: Organização Industrial e Comércio Exterior

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Análise neoclássica das teorias modernas de oligopólio: Modelo de Cournot, Stackelberg, Bertrand e Cartéis. Análise crítica a visão clássica. Noções sobre Teoria dos Jogos. Defesa da concorrência. Política industrial e ambiental. A teoria do comércio internacional: as formulações clássica e neoclássica. Políticas e comércio internacional: livre comércio, protecionismo e organismos internacionais. Evolução do comércio internacional.

 

 

Disciplina: Economia do Setor Público

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: O Setor Público na economia. O Sistema Orçamentário. Estudo das receitas e despesas do setor público. Estudo da legislação pertinente ao setor público brasileiro. Intervenção estatal e endividamento do setor público no Brasil.

 

Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento Socioeconômico

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceito de crescimento, desenvolvimento e subdesenvolvimento. Teorias de crescimento econômico. Teorias de desenvolvimento segundo as escolas do pensamento econômico. Experiência histórica do desenvolvimento. Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. A CEPAL e o desenvolvimento no Brasil. Questões pontuais em Desenvolvimento: Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Regional, Globalização e Capital Humano.

 

Disciplina: Economia Monetária

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Estudo da Moeda e dos Bancos. Moeda: tipos e funções. Sistema Financeiro Nacional. Tipos de Bancos: Banco Central. Inflação: caso brasileiro. Demanda e oferta de moeda. Teorias Monetárias. Política Monetária. Objetivos e instrumentos de política monetária. Sistema Financeiro Internacional.

 

Disciplina: Economia Política

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: As corporações capitalistas produtivas e suas estratégias de acumulação. Dinâmica da renda, do emprego e da riqueza. Impactos da financeirização do capitalismo. Análise das expansões e crises. Identificação e avaliação das diferentes abordagens vigentes desde o enfoque da Economia Política.

 

Disciplina: Orientação de Monografia

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Trabalho de graduação, de caráter individual, sob a orientação de um professor do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas, onde cada professor deverá ter no máximo 6 (seis) orientados de acordo com a divisão de orientação de TCC feita pelo Colegiado de Curso em cada período letivo. Trata de disciplina direcionada à orientação para elaboração da Monografia (TCC), com temas de livre escolha, versando sobre questões específicas da ciência econômica. Avaliação sob a forma de apresentação final e de análise de conteúdo.

 


EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Bacharelado
(Ingressantes a partir de 2020)

Disciplina: Introdução à Economia
Carga horária: 120 Teórica: 120 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Noções Gerais de Economia. Aspectos Filosóficos e Éticos na Profissão da Economia. Evolução do Pensamento Econômico. Questões Econômicas Fundamentais. Noções Gerais de Microeconomia: teoria de mercado; teoria da produção; estruturas de mercado; Noções Gerais de Macroeconomia: teoria da determinação de renda; políticas econômicas: Monetária, Fiscal, Comercial e Cambial. Inflação e Desemprego. Relações Internacionais. Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Bibliografia Básica:
GARCIA, Manuel E.; VASCONCELLOS, M. A. S. Fundamentos de Economia. 4ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.
PASSOS, C. R. M. Princípios de Economia. 6ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
VASCONCELLOS, M. A. S. de. Economia Micro e Macro. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas,2007.

Bibliografia Complementar:
AMADO, A. M.; MOLLO, M. de L. R. Noções de Macroeconomia: razões teóricas para as divergências entre os economistas. São Paulo: Editora Manole, 2003.
BLANCHARD, O. Macroeconomia. 5ª ed. São Paulo: Editora Pearson Education, 2011.
GONÇALVES, R.; BAUMANN, R.; PRADO, L. C. D.; CANUTO, O. A Nova Economia Internacional: uma perspectiva brasileira. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998.
KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.
MANKIW, N. G. Introdução à Economia. 6ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
_____. Principles of Economics. 6ª ed. New York: Cengage Learning, 2011.
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 7ª ed. São Paulo: Editora Prentice Hall, 2010.
VASCONCELLOS, M. A. S. de; PINHO, D. B. Manual de Economia. 6ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

 

Disciplina: Contabilidade e Análise de Balanço
Carga horária: 120 Teórica: 120 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Caracterização da contabilidade gerencial. Ativo, Passivo e Patrimônio líquido. Contas patrimoniais. Contas de resultado. Contabilidade gerencial: principais aspectos. Demonstrações financeiras e relatórios contábeis. Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração dos Fluxo de Caixa. Análise das demonstrações financeiras. Análise horizontal e vertical. Análise de liquidez e do endividamento. Análise de rotatividade e análise da rentabilidade. Alavancagem financeira. Fundamentos de contabilidade de custos. Análise de custos.

Bibliografia Básica:
IUDÍCIBUS, S.; MARION, J. C. Curso de contabilidade para não contadores. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
IUDICIBUS, S. Análise de balanços. 10ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 7ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2017.

Bibliografia Complementar:
AKERLOF, G. A. The market for “lemons”: Quality uncertainty and the market mechanism. In: Uncertainty in Economics. 1978. p. 235-251.
ARAÚJO, J. G. N.; SOUZA, P. C. F. de; CARLOS FILHO, F. de A. et all. Análise vertical, horizontal e através de índices e regressão linear simples como elementos para viabilizar a projeção das demonstrações contábeis e avaliação de empresas–um estudo de caso com empresa listada na BM&F-Bovespa. FACEF Pesquisa-Desenvolvimento e Gestão, v. 16, n. 3, 2013.
BASTOS, D. D.; NAKAMURA, W. T. Determinantes da estrutura de capital das companhias abertas no Brasil, México e Chile no período 2001-2006. Revista Contabilidade & Finanças, v. 20, n. 50, p. 75-94, 2009.
BORNIA, A. C. Análise Gerencial de Custos: Aplicação em empresas modernas. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas. 2010.
GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W.; BREWER, P. C. Contabilidade gerencial. AMGH Editora, 2013.
GELBCKE, E. R.; SANTOS, A.; IUDÍCIBUS, S.; MARTINS, E. Manual de Contabilidade Societária. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.
HANSEN, D. R.; MOWEN, M. M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
HORNGREN, Charles T.; SUNDEM, Gary L.; STRATTON, Willian O. Contabilidade gerencial. Pearson Educación, 2004.
HORNGREN, C. T. Cost accounting: A managerial emphasis. Pearson Education India, 2009.
KAPLAN, R.; ATKINSON, A.; YOUNG, S. Management accounting: Information for Decision Making and Strategy Execution. 6ª ed. Pearson, 2011.
KINNEY, M.; RAIBORN, C. Cost accounting: Foundations and evolutions. Cengage Learning, 2008.
MARION, J. C. Análise das Demonstrações Contábeis. 7ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MENDES, R. C.; MONTIBELER, E. Elias. Além das Quatro Linhas: Uma Perspectiva Financeira dos Clubes Desportivos do Estado do Rio de Janeiro. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 7, n. 1, p. 145-160, 2018.
MODIGLIANI, F.; MILLER, M. H. The cost of capital, corporation finance and the theory of investment. The American economic review, v. 48, n. 3, p. 261-297, 1958.
MYERS, S. C. The capital structure puzzle. The journal of finance, v. 39, n. 3, p. 574-592, 1984.
MYERS, S. C.; MAJLUF, N. S. Corporate financing and investment decisions when firms have information that investors do not have. Journal of financial economics, v. 13, n. 2, p. 187-221, 1984.
PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial. IESDE BRASIL SA, 2010.
TRINDADE, M. A. B. et al. Gestão do capital de giro em micro e pequenas empresas. RACE-Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 9, n. 1-2, p. 231-250, 2011.
ZANOLLA, E.; SILVA, C. A. T. O valor da liquidez: um estudo exploratório nas empresas brasileiras do setor de energia elétrica. REAd-Revista Eletrônica de Administração, v. 23, n. 1, 2017.

 

Disciplina: Matemática Aplicada à Economia
Carga horária: 180 Teórica: 180 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Conjuntos. Funções de uma variável real. Limite e continuidade. Cálculo diferencial de funções de uma variável; Valores extremos de funções no conjunto numérico dos reais. Otimização com uma variável: condição de primeira e segunda ordem. Integrais em uma variável real. Cálculo diferencial e integral em funções de mais de uma variável. Álgebra matricial. Otimização estática (não condicionada e condicionada) com duas ou mais variáveis de escolha. Introdução as equações diferenciais ordinárias e os problemas de valor inicial.

Bibliografia Básica:
BLUME, L.; SIMON, C. P. Matemática para Economistas. Porto Alegre: Bookman Companhia, 2004.
CHIANG, A. Matemática para economistas. 4ª Ed. São Paulo: Editora Campus, 2005.
LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. v1. 3ª ed. São Paulo: Editora Harbra, 1994.

Bibliografia Complementar:
BUDNICK, F. S. Applied Mathematics for Business, Economics, and the Social Sciences. 4ª ed. McGraw-Hill, Singapore, 1993.
GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. Vol 1. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
_____. Um Curso de Cálculo. Vol 2. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
LAPA, N. Matemática Aplicada: uma abordagem introdutória. São Paulo: Saraiva, 2012.
LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. v2. 3ª ed. São Paulo, Editora Harbra, 1994.
IEZZI. G.; MURAKAMI, C.; MACHADO, N. J. Limites Derivadas e Noções de Integral. In: Fundamentos de Matemática Elementar. Vol. 8. 3ª ed. São Paulo: Atual Editora,
1983. Disponível em: <http://denrrou.com.br/downloads/livros/Fundamentos-da-Matematica-Elementar/Fundamentos-de-Matematica-Elementar-Volume-8-Limites-Derivadas-e-Nocoes-de-Integral.pdf>. Acesso em 12 set 2018.
PISKOUNOV, N. Cálculo Diferencial e Integral. 4ª ed. Porto: Lopes da Silva, 1993.
SILVEIRA, J. J. da. Economia Matemática I. 3ª ed. Santa Catarina: UFSC, 2013. Disponível em: <https://ead.ufsc.br/economia/files/2012/02/Econ_matem_I_ MIOLO1.pdf>. Acesso em 09 jul 2018.
_____. Economia Matemática II. 3ª ed. Santa Catarina: UFSC, 2013. Disponível em: <https://ead.ufsc.br/economia/files/2012/02/Economia_Matematica_II_3ed.pdf>. Acesso em 09 jul 2018.
STEWART, J. Cálculo. v1. 5ª ed. São Paulo: Thomson, 2006.
_____. Cálculo. v2. 5ª ed. São Paulo: Thomson, 2006.

 

Disciplina: Princípios de Administração e Empreendedorismo
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Introdução à administração. Principais funções administrativas frente às novas tendências. Planejamento: Tomada de decisão e Planejamento, Estratégia organizacional, Liderança, Organização, RH, Gerenciamento de pessoas e de equipe. Empreendedorismo e seus Conceitos. Características, habilidades e perfil empreendedor. Sucesso e fracasso de novos empreendimentos. Ferramentas úteis ao empreendedor para ter uma visão abrangente e integrada de gestão de pequenas empresas: Marketing, Administração Estratégica e Responsabilidade Social.

Bibliografia Básica:
ANDRADE, R. O. B; AMBONI, N. Teoria Geral da Administração. 2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 7ª edição. São Paulo: Empreende, 2018
MAXIMIANO, A. C. A. N. Teoria Geral da Administração. Da revolução urbana à revolução digital. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Bibliografia Complementar:
DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. Uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo Coorporativo. Como se deve inovar e se diferenciar na sua empresa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
EPSTEIN, M. J. Making sustainability work. Best practices in managing and measur-ing corporate social, environment and economic impacts (business). UK: Greenleaf Publishing, 2008.
KOTLER, P. Administração de Marketing. 10ª ed. São Paulo: Pretince Hall, 2000.
MILKOVICH, G. T; BOUDREAU, J.W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.
MINTZBERG, H., LAMPEL, J; QUINN, J.B.; GHOSHAL, S. O Processo da Estratégia. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2001.
PORTER, M. E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Cam-pus,1993.
_____. “What is Strategy?” Harvard Business Review, p. 61-78, nov.-dez. 1996.
ROSS, S. A.; WESTERFILD, R.; JORDAN, B. Princípios de Administração Financei-ra. 2ª ed. São Paulo. Editora Atlas, 2000.

 

Disciplina: Produção Acadêmica e Estratégias de Comunicação
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Processo de leitura e interpretação de textos. Produção de gêneros acadêmicos. Técnicas e estratégias de comunicação oral. Planejamento e elaboração de reuniões e seminários. Preparação de discursos e apresentações de projetos. Emprego da norma culta em trabalhos científicos.

Bibliografia Básica:
AZEVEDO, I. B. de. O prazer da produção científica.: passos práticos para a produção de trabalhos acadêmicos. 13 ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2012.
FARACO, C. A. TEZZA, C. Oficina de texto. 7. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar:
ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P. (Org.). Gêneros textuais em contexto de vestibular. Maringá: EDUEM, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação. Trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
BALTAR, M.; CERUTTI-RIZZATTI, M. E.; ZANDOMENEGO, D. Produção textual acadêmica I. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
CAMPOS. M. Manual de gêneros acadêmicos: ensaio acadêmico, relatório de experimento e artigo científico. Mariana: Edição do autor, 2015.
_________. Manual de redação científica: resenha, fichamento, memorial, resumo científico, relatório, projeto de pesquisa, artigo científico/paper, normas da ABNT. Mariana: Edição do autor, 2015.
GUEDES, P. C. Da redação à produção de textos. São Paulo: Parábola, 2009.
FONTEQUE, V. S. O hipergênero textual multimodal seminário no ensino da língua portuguesa. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-graduação em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
KOCH, I. G. V. Coesão e coerência textual. S. Paulo: Ática, Série Princípios, 1992.
___________.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
___________. Ler e escrever: Estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2005.
PLATÃO, F.; FIORIN, J. L. Para entender o texto. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.
SQUARISI, D.; SALVADOR, A. Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
STREET, B. "Hidden" Features of Academic Paper Writing. Working Papers in Educational Linguistics, UPenn, 24, (1), p. 01-17, 2009.
TERRA, E. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Scipione, 2009.

 

Disciplina: Instituições de Direito
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Noções de Direito Público: Direito tributário, constitucional e administrativo. Noções de Direito Privado: Direito das obrigações e Direito empresarial.

Bibliografia Básica:
BONAVIDES, P. História Constitucional do Brasil. 4ª ed. Brasília: OAB Editora, 2002.
DINIZ, M. H. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito: Introdução à Teoria Geral do Direito, à Sociologia Jurídica, à Lógica Jurídica, à Norma Jurídica e Aplicação do Direito. 26ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
TEMER, M. Elementos de Direito Constitucional. 17º ed. rev. atua. São Paulo: Malheiros, 2001.

Bibliografia Complementar:
BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
BONAVIDES, P. Teoria Geral do Estado. 10ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015.
CARVALHO, P. de B. Curso de Direito Tributário. 27ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
Coelho, F. U. Manual de Direito Comercial: direito de empresa. 23ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
HOLMES, S; SUSTEIN C. The Cost of Rights: Why Liberty Depends on Taxes. New York: W.W. Norton & Company, Inc., 2000.
PEREIRA, C. M. da S. Instituições de Direito Civil. Vol. I, nº 1. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

 

Ementário - Conteúdos de Formação Teórico-Quantitativa

Disciplina: Matemática Financeira
Carga horária: 120 Teórica: 120 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Trata-se do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. Conceito de juros e capitalização simples e composta. Classificação das taxas de juro, desconto simples e composto (comercial e racional). Noções básicas sobre fluxo de caixa e séries de pagamentos. Sistema de Amortização, critérios de decisão e avaliação de investimentos e, operações financeiras que contemplem o uso de taxas de juros reais e nominais. Inflação e correção monetária. Uso de calculadora financeira HP-12c ®.

Bibliografia Básica:
ASSAF NETO, A. Matemática financeira: edição universitária. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.
GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 10ª ed. São Paulo: Pearson, 2006.
VIEIRA SOBRINHO, J. D. Manual de aplicações financeiras HP-12C: tradicional, platinum, prestige. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Bibliografia Complementar:
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. São Paulo: Atlas, 1998.
BRANCO, A. C. C. Matemática Financeira Aplicada: Método Algébrico, HP-12c, Microsoft Excel®. 2ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
CARVALHO, T. M. Matemática Comercial e Financeira. Rio de Janeiro: FENAME, 1977.
CAVALHEIRO, L. A. F. Elemento de Matemática Financeira. 6ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 1983.
D’AMBROSIO, N.; D’AMBROSIO, U. Matemática Comercial e Financeira: com complemento de matemática e introdução ao cálculo. 26ª ed. São Paulo: Nacional, 1978.
FARIA, R. G. de. Matemática Comercial e Financeira. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977.
FARO, C. Matemática Financeira. 6ª ed. São Paulo: APEC, 1970.
FRANCISCO, W. de. Matemática Financeira. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1988.
HAZZAN, S.; POMPEO, J. N. Matemática Financeira. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
LAPA, N. Matemática Aplicada: uma abordagem introdutória. São Paulo: Saraiva, 2012.
MEYER, L. G.; PAIXÃO, M. A. S. Instruções Gerais para Elaboração de um Fluxo de Caixa. 2ª ed. Piracicaba: I-PECEGE, 2017. Disponível em: <http://mbauspesalq.com/wp-content/uploads/2017/02/Instru%C3%A7%C3%B5es-gerais-para-elabora%C3%A7%C3%A3o-de-um-fluxo-de-caixa.pdf>. Acesso em 24 de janeiro de 2018.
MARCONDES, O. Matemática Financeira. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1987.
MORAES, E. M. de. Matemática Financeira. 6ª ed. Porto Alegre: Sulina, 1971.
PUCCINI, A. de L. Matemática Financeira Objetiva e Aplicada. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
SCHUYLER, J. R. Risk and Decision Analysis in Projects. 3ª ed. Aurora: Planning Press, 2016.
SOBRINHO, J. D. V. Matemática Financeira: juros, capitalização, descontos e série de pagamentos, empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras utilização de calculadoras financeiras. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
VERAS, L. L. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 1989.
VIEIRA SOBRINHO, J. D. Matemática Financeira. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 1997.
MERCHEDE, A. Matemática Financeira: Para Usuários de Excel e da Calculadora HP-12c. São Paulo: Atlas, 2001.
VOSE, D. Risk Analysis: a quantitative guide. 3ª ed. West Sussex: John Wiley & Sons, LTD, 2008.

 

Disciplina: Estatística Aplicada à Economia
Carga horária: 120 Teórica: 90 Prática: 30 TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Estatística descritiva. Medidas de Posição e Separatrizes. Medidas de Dispersão. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias e suas distribuições de probabilidade. Introdução à Estatística Indutiva. Estimação: por ponto e por Intervalo de confiança. Testes de hipótese. Análise de variância. Análise de Correlação e Regressão Linear.

Bibliografia Básica:
BUSSAB, W. de O; MORETTIN, P. Estatística Básica. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
DOWNING, D.; CLARK, J. Estatística Aplicada. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
HOFFMANN, R. Estatística para Economistas. 4º ed. São Paulo: Pioneira, 2006.

Bibliografia Complementar:
BRUNI, A. L. Estatística Aplicada à Gestão Empresarial. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2008.
CASTANHEIRA, N. P. Estatística Aplicada a Todos os Níveis. 5ª ed. São Paulo: IBPEX, 2010.
CRESPO, A. A. Estatística Fácil. 19ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
FONSECA, J. S. da, et al. Curso de Estatística. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
LEVINE, D. M., et al. Estatística: Teoria e Aplicações Usando o Microsoft Excel. 3ª ed. São Paulo: LTC, 2005.
MOOD, A. M.; GRAYBILL, F. A.; BOES, D. C. Introduction to the Theory of Statistic. 3ª ed. New York: Mc GrawHill, 1973.
SARTORIS, A. N. Estatística e Introdução a Econometria. São Paulo: Saraiva, 2003.
SILVA, E. M. da, et al. Estatística: para os cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. 3ª ed. v.1. São Paulo: Atlas, 2000.
SPIEGEL, M. R. Estatística. 3ª ed. São Paulo: Pearson, 2009.

 

Disciplina: Econometria
Carga horária: 120 Teórica: 90 Prática: 30 TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Introdução à econometria; Regressão linear simples e múltipla; Análise de variância (ANOVA); Significância dos parâmetros; Propriedades dos estimadores de mínimos quadrados; Modelos linearizáveis; Variáveis dummy; seleção de modelos. Violando as hipóteses básicas: multicolinearidade, autocorrelação serial e heterocedasticidade.

Bibliografia Básica:
GUJARATI, D. N. Econometria Básica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
HOFFMANN, R. Estatística para Economistas. 4ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
VASCONCELLOS, M. A. S; DENISARD, A. Manual de Econometria: nível intermediário. São Paulo: Atlas, 2000.

Bibliografia Complementar:
CAMERON, A. C.; TRIVEDI, P. K. Microeconometrics using Stata. Texas: Stata Press, 2010.
COSTA, R. D. Econometria elementar. 2ª reimpr./ampl. Cornélio Procópio: [s.n.], 2009.
HILL, R. C; JUDGE, G. G.; GRIFFITHS, W. E. Econometria. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
MATOS, O. C. de. Econometria básica: teoria e aplicações. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. de. O.; Estatística básica. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
SARTORIS, A. N. Estatística e Introdução a Econometria. São Paulo: Saraiva, 2003.
STOCK, J. H.; WATSON, M. W. Econometria. São Paulo: Addison Wesley, 2004.
WOOLDRIDGE, J. M. Introdução à Econometria: uma abordagem moderna. 2ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

 

Disciplina: Contabilidade Social
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Principais conceitos e definições dos agregados macroeconômicos, tais como PIB (nominal e real), Investimento e Poupança, bem como os métodos para a elaboração e contabilização destes. Descrição e compreensão do funcionamento do Sistema de Contas Nacionais. Matriz Insumo-Produto e suas análises. Câmbio e Balanço de Pagamentos.

Bibliografia Básica:
FEIJÓ, C. A.; RAMOS, R. L. O.; LIMA, F. C. G. de C.; FILHO, N. H. B.; PALIS, R. Contabilidade Social: referência atualizada das Contas Nacionais do Brasil. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
PAULANI, L. M.; BRAGA, M. B. A Nova Contabilidade Social: uma introdução à macroeconomia. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
ROSSETTI, J. P. Contabilidade Social. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 1995.

Bibliografia Complementar:
BALANCE of Payments Manual. USA: International Monetary Fund. Disponível em: <http://www.imf.org/external/pubs/ft/bopman/bopman.pdf>. Acesso em: 24 de janeiro de 2018.
BERNI, D. de A. Mesoeconomia. Lições de contabilidade social: a mensuração do esforço produtivo da sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2011.
FEIJO, C. A. Contabilidade Social: O Novo Sistema de Contas Nacionais do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FILELLINI, A. Contabilidade Social. São Paulo: Atlas, 1988.
GLOSSÁRIO completo do Banco Central. Disponível em <http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?idioma=P>. Acesso em: 24 de janeiro de 2018.
INTERNATIONAL Comparison Program. The World Bank. Disponível em: <http://siteresources.worldbank.org/ICPEXT/Resources/ICP_2011.html>. Acesso em: 24 de janeiro de 2018.
SIMONSEN, M. H.; CYSNE, R. P. Macroeconomia. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
SISTEMA de contas nacionais do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Contas Nacionais. Série Relatórios Metodológicos, v.24.
_____. Nova Série do Sistema de Contas Nacionais (SCN). IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/contasnacionais/2009/default_SCN.shtm>. Acesso em: 24 de janeiro de 2018
SYSTEM of National Accounts. Bruxelas/Luxemburgo, Nova Iorque, Paris, Washington (D.C.), 1993. Disponível em <http://unstats.un.org/unsd/nationalaccount/ sna.asp>. Acesso em: 24 de janeiro de 2018.

 

Disciplina: Teoria Microeconômica
Carga horária: 120 Teórica: 120 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Conceitos de demanda, oferta, equilíbrio e elasticidades. Teoria do consumidor: restrição orçamentária, preferências, curvas de indiferença, utilidade e escolha; modificações no preço e na renda; bens inferiores, normais, substitutos e complementares; efeito renda e substituição; demanda marshalliana e demanda compensada; demanda individual e demanda de mercado; excedente do consumidor.
Teoria da firma: produção, custos e lucro. Maximização de lucros e oferta competitiva. Análise de mercados competitivos. Análise dos excedentes do consumidor e do produtor. Introdução às Estruturas de mercado: Concorrência Perfeita, Monopólio, Oligopólio e Concorrência Monopolística. Introdução à Teoria dos Jogos.

Bibliografia Básica:
OLIVEIRA, R. G. de; VASCONCELLOS, M. A. S. de. Manual de Microeconomia. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Bibliografia Complementar:
BESANKO, D. A.; BRAEUTIGAM, R. R. Microeconomia: uma abordagem completa. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
BLUME, L.; SIMON, C. P. Matemática para Economistas. Porto Alegre: Bookman Companhia, 2004.
CHIANG, A. Matemática para economistas. 4ª ed. São Paulo: Editora Campus, 2005.
SILVEIRA, J. J. da. Economia Matemática I. 4ª impri. Florianópolis: Departamento de Ciências Econômicas - UFSC, 2013. Disponível em: <https://uab.ufsc.br/economia/files/2012/02/Econ_matem_I_MIOLO1.pdf>. Acesso em 12 set 2018.
SMITH, V. L. Microeconomic Systems as an Experimental Science. In: The American Economic Review, vol, 72, n. 5 (dec. 1982), pp. 923-955. (*)
WESSELS, W. J. Microeconomia: Teoria e Aplicações. 2ª ed.. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
(*) Disponível no Portal de Periódicos da CAPES.

 

Disciplina: Teoria Macroeconômica
Carga horária: 120 Teórica: 120 Prática: TICS/EAD:  Anexo VII
Ementa: Modelos macroeconômicos Clássico e Keynesiano simples de determinação da renda a curto prazo. Modelo IS-LM para economia fechada (lado real e monetário). Derivação da curva de demanda agregada, políticas fiscal e monetária e seus impactos sobre preços. Modelos de determinação da renda com economia aberta (Modelo Mundell-Fleming – IS/LM/BP). Derivação da curva de oferta agregada. Curva de Philips e as expectativas. Ciclos econômicos. Consumo e escolha intemporal.

Bibliografia Básica:
BLANCHARD, O. Macroeconomia. 5ª ed. São Paulo: Pearson, 2011.
LOPES, L. M.; VASCONCELLOS, M. A. S. Manual de Macroeconomia: básico e intermediário. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
MANKIW, N. G. Macroeconomia. 7ª ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2011.

Bibliografia Complementar:
CURADO, M. Manual de macroeconomia para concursos. São Paulo: Saraiva, 2008.
DORNBUSCH, R.; FISCHER, S.; STARTZ, R. Macroeconomia. 10ª. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
FROYEN, R. T. Macroeconomia. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
KEYNES, J. M. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 1982.
ROMER, D. Advanced Macroeconomics. 4ª ed. New York: McGraw-Hill, 2011.
SIMONSEN, M. H.; CYSNE, R. P. Macroeconomia. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
SNOWDON, B.; VANE, H.; WYNARCZYK, P. A Modern Guide to Macroeconomics: An introduction to Competing Schools of Thought. Old Post Road: Edward Elgar Publishing Company, 1994.
VASCONCELLOS, M. A. S. Economia: micro e macro. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

 

Disciplina: Economia Internacional
Carga horária: 120 Teórica: 120 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Objeto, metodologia e importância da Economia Internacional. As teorias do comércio internacional: formulações clássicas e neoclássicas. Transações internacionais, balanço de pagamentos, movimento internacional de fatores, fluxos de capitais e reservas internacionais. Taxa de câmbio, taxa de câmbio como instrumento de política econômica. Sistemas monetários e sistemas cambiais e relação entre taxa de câmbio e taxa de juros. Economia política internacional: do imediato Pós-Segunda Guerra à atualidade. Organismos multilaterais e sistema monetário internacional: origens e desenvolvimento. Instrumentos de política comercial. Evolução do comércio internacional: negociações multilaterais e integração regional. Globalização financeira e globalização produtiva.

Bibliografia Básica:
CARVALHO, M. A. de; DA SILVA, C. R. L. Economia Internacional. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
KRUGMAN, P. R.; OBSTFELD, M. Economia Internacional. 8ª ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2010.
SALVATORE, D. Economia Internacional. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2000.

Bibliografia Complementar:
BAUMANN, R.; GONÇALVES, R. Economia Internacional. Teoria e Experiência Brasileira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
CHANG, H. J. Regulation of Foreing Investment in Historical Perspective. In: The European Journal of Development Research, vol.16, n.3, Autumn 2004, pp.687–715. (*)
EICHENGREEN, B. A Globalização do Capital. São Paulo: editora 34, 2000.
FEIJÓ, C. Contabilidade Social: a nova referência das contas nacionais do Brasil. 4ª ED. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
GONÇALVES, R. Economia Política Internacional: fundamentos teóricos e as relações internacionais do Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
JAIME JR, F. G. Balance-of-Payments Constrained Economic Growth in Brazil. Brazilian Journal of Political Economy, vol. 23, n. 1, Jan.-Mar., 2003, pp. 62-84. (*)
KRUGMAN, P. A Model of Balance-of-Payments Crises. In: Journal of Money, Credit and Banking, vol. 11, n. 3, Aug., 1979, pp. 311-325. (*)
MAIA, J. M. Economia Internacional e Comércio Exterior. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MECHAM, M. Mercosur: a failing development project? In: International Affairs, vol. 79, n. 2, 2003, pp. 369-387. (*)
SOUZA, N. A. de. Economia Internacional Contemporânea: da depressão de 1929 ao colapso financeiro de 2008. São Paulo: Atlas, 2009.
VASCONCELOS, M. A. S.; LOPES, L. M. Manual de Macroeconomia: básico a intermediário. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
*Bibliografia disponível no Portal de Periódicos CAPES.

 

Disciplina: Economia do Setor Público
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Apresentar uma análise das questões relacionadas à economia do setor público, bem como a prática de finanças públicas. Trata-se de uma abordagem teórica e prática visando aproximar-se da realidade das finanças públicas brasileira.

Bibliografia Básica:
GIAMBIAGI, F.; ALÉM, F. Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011.
RESENDE, F. Finanças Públicas. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.
RIANI, F. Economia do setor público: uma abordagem introdutória. 6ª ed. São Paulo: LTC, 2016.

Bibliografia Complementar:
ARVATE, P.; BIDERMAN, C. Economia do Setor Público no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
FERREIRA, M. V. Finanças Públicas: 190 questões comentadas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
MUSGRAVE, R.; MUSGRAVE, P. Finanças Públicas. Rio de Janeiro: Campus, 1980.
MYLES, G. D. Public Economics. Cambridge University Press, 1995.
PEREIRA, J. M. Finanças Públicas: a Política Orçamentária no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
STIGLITZ, J. E. Economics of the Public Sector. 3ª ed. New York: WW Norton & Company. 2000.

 

Disciplina: Economia Monetária
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Estudo da Moeda e dos Bancos. Moeda: tipos e funções. Sistema Financeiro Nacional. Tipos de Bancos: Banco Central. Inflação: caso brasileiro. Demanda e oferta de moeda. Teorias Monetárias. Política Monetária. Objetivos e instrumentos de política monetária. Sistema Financeiro Internacional.

Bibliografia Básica:
CARVALHO, F. J. C. de. Economia Monetária e Financeira. 3ª ed. São Paulo: Campus, 2015.
MARINHO, H. Economia Monetária: teorias e a experiência brasileira. São Paulo: CM, 2007.
ROSSETTI, J. P; LOPES, J. do C. Economia Monetária. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

Bibliografia Complementar:
ASSAF-NETO, A. Mercado Financeiro. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
FRANCO, G. Moeda e a Lei: Uma História Monetária Brasileira (1933-2013). São Paulo: Zahar, 2017.
KRUGMAN, P.; WELLS, R. Macroeconomia. 3ª ed. São Paulo: Elsevier, 2015.
MANKIW, G. N. Macroeconomia. 8ª ed. São Paulo: LTC, 2015.
MISHKIN, F. S. Mercado Financeiro. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ROMER, D. Advanced Macroeconomics. 4ª ed. California: McGraw, 2011.
SIMONSEN, M. H. Macroeconomia. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VASCONCELLOS, M. A. S. de; GARCIA, M. E. Fundamentos de Economia. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

 

Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento Socioeconômico
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: (a) Crescimento Econômico: Introdução aos modelos de crescimento econômico. Modelo de crescimento de Solow (básico e com tecnologia); Modelo de crescimento AK; A economia das ideias e o modelo de Romer; O papel das instituições. (b) Desenvolvimento Econômico: Conceito de crescimento, desenvolvimento e subdesenvolvimento. Perspectiva de desenvolvimento como ampliação de liberdades. Teorias de desenvolvimento segundo as escolas do pensamento econômico. Experiência histórica do desenvolvimento. Questões pontuais em Desenvolvimento: Educação, Agricultura, Desenvolvimento Regional e Capital Humano.

Bibliografia Básica:
ACEMOGLU, D.; JAMES, R. Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza.. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
JONES, C.; VOLLRATH, D. Introdução à teoria do crescimento econômico. 3ª ed. Campinas: Elsevier, 2015.
MEIER, G. M.; BALDWIN, R. E. Desenvolvimento Econômico: teoria, história e política. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1968.

Bibliografia Complementar:
AGHION, P.; DURLAUF, S. Handbook of Economic Growth. Disponível em:
<http://www.stanford.edu/~chadj/Handbook.html>. Acesso em 01 ago 2018.
BLANCHARD, O. Macroeconomia: teoria e política econômica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2011.
FURTADO, C. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. 2ª ed. São Paulo: Editora Nacional, 1968.
HARRISON, L. E. HUNTINGTON, S. P. Culture Matters: how values shape human progress. New York: Basic Books, 2000.
KUZNETS, S. Crescimento econômico moderno: ritmo, estrutura e difusão. São Paulo: Nova Cultural, 1986.
MARGINAL Revolution University (MRU). Development Economics. Disponível em: <https://www.mruniversity.com/courses/development-economics>. Acesso em 01 ago 2018.
PREBISCH, R. Dinâmica do desenvolvimento latino americano. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1968.
SCHUMPETER, J. A. A Teoria do Desenvolvimento Econômico. 3ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SIMONSEN, M. H. Macroeconomia. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SOLOW, R. A Contribution to the Theory of Economic Growth. Quarterly Journal of Economics, 70, 65-94, 1956.
VELOSO, F.; FERREIRA, P. C.; GIAMBIAGI; F.; PESSÔA, S. Desenvolvimento Econômico: uma perspectiva brasileira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

 

Disciplina: Economia Industrial
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Análise crítica à visão clássica: Schumpeter, Steindl, Penrose, modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (Bain e Labini). Concentração Industrial, diferenciação de produtos, estrutura de mercado e inovação. Estratégias empresariais. Defesa da concorrência, regulação econômica, política industrial e política comercial.

Bibliografia Básica:
KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. (Orgs.). Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
DA SILVA, A. L. G. Concorrência sob Condições Oligopolísticas. 2ª ed. Campinas: Unicamp, IE, 2010.
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 7ª ed. São Paulo: Pearson Ecucation, 2010.

Bibliografia Complementar:
BAIN, J. S. Barriers to New Competition. Harvard UP, 1956.
KON, A. Economia Industrial. São Paulo: Nobel, 1999.
LABINI, P. S. Oligopólio e Progresso Técnico. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1980.
PORTER, E. M. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.
PORTER, E. M. Estratégia Competitiva: técnicas para a análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
STEINDL, J. Maturidade e Estagnação no Capitalismo Americano. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
STURGEON, T. J. Global Value Chains and Economic Globalization: towards a new measurement framework. Luxemburgo: Eurostat, 2013. Disponível em: <http://ec.europa.eu/eurostat/documents/7828051/8076042/Sturgeon-report-Eurostat. pdf>. Acesso em 01 ago 2018.
VARIAN, H. R. Microeconomia: Princípios Básicos. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
WESSELS, W. J. Microeconomia: teoria e aplicação. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

Disciplina: Elaboração e Análise de Projeto
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Definição de projetos. Projeto e planejamento: estrutura e etapas do projeto. Análise de mercado e localização. Escala do projeto. Riscos e incertezas. Custos do projeto. Fontes de investimento e financiamento de projetos. Análise financeira e viabilidade econômica. Avaliação de projetos socioambientais. Plano de negócio

Bibliografia Básica:
GITMAN, L. J. Princípios da Administração Financeira. São Paulo: Pearson, 2009.
MATIAS, A. B. Finanças corporativas de curto prazo: a gestão do valor do capital de giro. São Paulo: Atlas, 2014.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: Como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2014.

Bibliografia Complementar:
ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). NBR ISO 21500: 2012 – Orientações sobre gerenciamento de projeto. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.
ASSAF NETO, A.; LIMA, Fabiano G. Curso de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2008.
CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio: estratégias e estudos de viabilidade. São Paulo: Atlas. 2002.
CLEMENTE, A. (Org.) et al. Projetos Empresariais e Públicos. São Paulo: Atlas, 1988.
COMO Montar meu negócio: roteiro prático e objetivo. São Paulo: Equilibrium, 1994.
FONSECA, J. W. F. Elaboração e Análise de Projetos. São Paulo: Atlas, 2012.
PROJECT Management Institute (PMI). Disponível em <https://brasil.pmi.org> Acesso em 29 jun. de 2018.
______. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide).
SCHUYLER, J. R. Risk and Decision Analysis in Projects. 3ª ed. Aurora: Planning Press, 2016.
SOUZA, A. B. Projetos de investimentos de capital: elaboração, análise e tomada de decisão. São Paulo: Atlas. 2003.
TRUET, L e TRUET, D. Managerial Economics: Analysis, problems and cases. Ohio: South Western. 1998.
WOILER, S.; MATHIAS, W. F. Projetos: planejamento, elaboração, análise. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

Ementário - Conteúdos de Formação Histórica

Disciplina: História Econômica Geral
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Importância da História Econômica. As Economias Agrárias e Comerciais da Antiguidade. A Economia em Transformação na Idade Média. A Economia Comercial em Expansão da Idade Moderna. As Economias Industriais da Época Contemporânea. As Economias em Transição do Século XX. O Entre Guerras e a Segunda Guerra Mundial. As Economias do Pós-guerra.

Bibliografia Básica:
FRANCO JÚNIOR, H.; CHACON, P. P. História Econômica Geral. 4º reimpr. São Paulo: Atlas, 1991.
REZENDE FILHO, C. de B. História Econômica Geral. 10ª ed. 1ª reimpr. São Paulo: Contexto, 2016.
SAES, F. A. M. de; SAES, A. M. História Econômica Geral. 2ª reimpr. São Paulo: Saraiva, 2014.

Bibliografia Complementar:
ALBERS, T.; UEBELE, M. The Global Impact of the Great Depression. Economic History Working Papers. London, n.218, 2015. Disponível em <http://www.lse.ac.uk/economicHistory/workingPapers/2015/WP218.pdf>. Acesso em: 24 mar 2016.
ARRIGHI, G. O Longo Século XX: dinheiro, poder e as origens do nosso tempo. Trad. Vera Ribeiro. 10ª reimp. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
HOBSBAWN, E. J. A Revolução Industrial. In: A Era das Revoluções: 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
HUBERMAN, L. História da Riqueza do Homem. Trad. de Waltensir Dutra. 21ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986.
LOBO, R. J. H. História Econômica Geral e do Brasil. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1975.
MAGALHÃES FILHO, F. de B. B. História Econômica. 6ª ed. São Paulo: Sugestões Literárias, 1979.
SILVA, Í. A. História Econômica Geral e Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Editora Estrutura, 1979.

 

Disciplina: Formação Econômica do Brasil
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Predomínio do trabalho escravo no Brasil: economia açucareira e mineira. Economia cafeeira: das origens até a crise de 30. Processo de industrialização anterior e durante os anos 30. Economia durante a 2ª Guerra e no pós-guerra, até 1956.

Bibliografia Básica:
FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. 34ª ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
PRADO JUNIOR, C. Formação do Brasil Contemporâneo: colônia. 2ª reimp. São Paulo: Cia. Das Letras, 2011.
REGO, J. M.; MARQUES, R. M. (Orgs.) et al. Formação Econômica do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

Bibliografia Complementar:
ALFONSO-GOLDFARB, A. M.; FERRAZ, M. H. M. De lo nativo a lo nacional: reevaluando la cuestión siderúrgica brasileña. Dynamis, n.12, p.131-49, 1992. Disponível em <http://www.raco.cat/index.php/Dynamis/article/viewFile/ 108030/165415>. Acesso em 23 mar 2016.
BAER, W. A Industrialização e o Desenvolvimento Econômico do Brasil. Trad. Paulo de Almeida Rodrigues 7ª ed. aumentada. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1988.
FOOT, F; LEONARDI, V. História da Indústria e do Trabalho no Brasil: das origens aos anos vinte. São Paulo: Global Ed., 1982.
GREMAUD, A. P.; SAES, F. A. M. de.; TONETO JÚNIOR, R. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Atlas, 1997.
GUIMARÃES, A. P. Quatro Séculos de Latifúndio. 6ª. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
TAVARES, M. da C. Da Substituição de Importações ao Capitalismo Financeiro. 9ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
TOLÊDO, E. Precisamos de Engenheiros. Observador Econômico e Financeiro. Rio de Janeiro, n.110, p.75-81, 1945. Disponível em <http://hemerotecadigital.bn.br/o-observador-economico-e-financeiro/123021. Acesso em 13 mar 2015.
VERSIANI, F. R.; BARROS, J. R. M. de Barros (Orgs.) et al. Formação Econômica do Brasil: a experiência da industrialização. São Paulo: Saraiva, 1978.

 

Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea
Carga horária: 120 Teórica: 120 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Análise da evolução da economia brasileira a partir do Plano de Metas (1956-60); A primeira metade dos anos 1960. O Paeg. O Milagre Brasileiro, o PND e a década de 1970. A primeira metade dos anos 1980. Os Planos de estabilização da segunda metade dos anos 1980 (Cruzado, Bresser e Verão). Anos 1990: Plano Collor e Plano Real. Estabilização econômica no final do século XX e a conjuntura econômica brasileira no início do Século XXI.

Bibliografia Básica:
ABREU, M. de P. (Org.) et al. A Ordem do Progresso: dois séculos de política econômica no Brasil. 2ª ed. atual./rev./3ª tir. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2014.
GIAMBIAGI, F., et al. Economia Brasileira Contemporânea [1945-2010]. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
REGO, J. M.; MARQUES, R. M. (Orgs.) et al. Economia Brasileira. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Bibliografia Complementar:
BAER, W. A Economia Brasileira. 3ª ed. São Paulo: Nobel, 2009.
BRESSER PEREIRA, L. C. Democracy and growth in pre-industrial countries. Brazilian Journal of Political Economy, vol. 37, nº 1 (146), pp. 88-107, January-March/2017. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rep/v37n1/1809-4538-rep-37-01-00088.pdf>. Acesso em 29 jun 2018.
_____. Desenvolvimento e Crise No Brasil. São Paulo: Editora 34, 2003.
_____. Macroeconomia da estagnação: crítica da ortodoxia convencional no Brasil pós-1994. São Paulo: Ed.34, 2007.
BRUM, A. J. O Desenvolvimento Econômico Brasileiro. 14ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
CAMPOS, R. A Lanterna na Popa. 4ª ed. 2 vol. São Paulo: Topbooks,1994.
CASTRO, A. B. de; SOUZA, F. E. P. de. A Economia Brasileira em Marcha Forçada. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
COSTA, R. D. Economia Brasileira: de 1930 aos dias de hoje. Cornélio Procópio: [s.n.], 2007.
FURTADO, M. B. Síntese da Economia Brasileira. 7º ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
GOLDENSTEIN, S. A dívida externa brasileira 1964-1982: evolução e crise. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
GREMAUD, A. P.; VASCONCELLOS, M. A. S. de.; TONETO JUNIOR, R. Economia Brasileira Contemporânea. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LANZANA, A. E. T. Economia Brasileira: fundamentos e atualidade. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
REZENDE FILHO, C. de B. Economia Brasileira Contemporânea. São Paulo: Contexto, 1999.
TEIXEIRA, F. M. P.; TOTINI, M. E. História Econômica e Administrativa do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1993.

 

Disciplina: História do Pensamento Econômico
Carga horária: 120 Teórica: 120 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Conceito e importância da história do pensamento econômico. A economia clássica e a matriz liberal. A crítica da economia política clássica e o socialismo marxista. O pensamento marginalista. Consolidação da economia neoclássica até os anos 1930.

Bibliografia Básica:
BRUE, S. L; GRANT, R. R. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico. Uma perspectiva crítica. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
OLIVEIRA, R; GENNARI, A. M. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Saraiva, 2009.

Bibliografia Complementar:
BARBIERI, F; FEIJÓ, R. L. C. Metodologia do Pensamento Econômico: O Modo de Fazer Ciência dos Economistas. São Paulo: Atlas, 2014.
BOTTOMORE, T. A Dictionary of Marxist Thought. 2ª ed. Massachusetts: Blackwell, 1991. Disponível em: <https://gruppegrundrisse.files.wordpress.com/2012/ 06/bottomore-a-dictionary-of-marxist-thought.pdf>. Acesso em: 01 ago 2018.
CARNEIRO, R. (Org.). Os Clássicos da Economia: Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx, Alfred Marshall, Léon Walras, Knut Wicksell. Vol. 1. São Paulo: Ática, 1997.
_____. Os Clássicos da Economia: Rudolf Hilferding, Joseph Schumpeter, John Maynard Keynes, John R. Hicks, Friedrich A. Hayek, Milton Friedman. Vol. 2. São Paulo: Ática, 1997.
HUBERMAN, L. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
HUNT, E. K; SHERMAN, H. J. História do Pensamento Econômico. 26ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
MARX, K. O Capital. Vol. I, II, II. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
NAPOLEONI, C. Smith, Ricardo, Marx. 8ª ed. São Paulo: Graal, 2000.
RICARDO, D. Princípios de Economia Política e Tributação. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
SMITH, A. An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations. New York: Metalibri, 2007. Disponível em: <https://www.ibiblio.org/ml/libri/s/ SmithA_WealthNations_p.pdf>. Acesso em: 01 ago 2018.

 

Ementário - Conteúdos Teórico-Práticos

Disciplina: Tecnologia da Informação e Simulação Empresarial (TISE)
Carga horária: 120 Teórica: Prática: 120 TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Desenvolvimento de competências gerenciais e da visão holística adquirida no decorrer do curso. Participação em um jogo de negócios que consiste na simulação de um ambiente empresarial competitivo. Revisão e integração dos conceitos utilizados na gestão empresarial: Contabilidade Gerencial, Finanças, Custos Industriais, Marketing, Produção, Princípios de Administração e Engenharia Econômica.

Bibliografia Básica:
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas de Informações Gerencias: Estratégicas, Táticas, Operacionais. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

Bibliografia Complementar:
CHURCHILL, G.A. Jr. & PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
CRUZ, Tadeu. Sistemas de Informação Gerenciais: Tecnologias de Informação e a Empresa do Século XXI. Rio de Janeiro: Altas, 1998.

JARVIS, Cheryl Burke; MACKENZIE, Scott B.; PODSAKOFF, Philip M. A critical review of construct indicators and measurement model misspecification in marketing and consumer research. Journal of consumer research, v. 30, n. 2, p. 199-218, 2003.
KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9.ed. Rio de Janeiro: LTC,2003.
MARTINS, Petrônio G. e LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MINTZBERG, Henry. AHLSTRAND, B. LAMPEL, J. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

 

Disciplina: Técnica de Pesquisa em Economia
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Metodologia da pesquisa em Economia. Técnicas quantitativas. Instrumentos de análise quantitativa e qualitativa. Planejamento de pesquisa em Economia. Elaboração do projeto de pesquisa e normas técnicas de apresentação segundo a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

Bibliografia Básica:
ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. V. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.

Bibliografia Complementar:
AZEVEDO, I. B. de. O prazer da produção científica.: passos práticos para a produção de trabalhos acadêmicos. 13 ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2012.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BORBA, J. T. [et al.] Monografia para economia. São Paulo: Saraiva, 2004.
FARACO, C. A. TEZZA, C. Oficina de texto. 7. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 5ed. São Paulo: Atlas S.A, 2010.
______________. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2005.
______________. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MANDRYK, D.; FARACO, C. A. Prática de redação para estudantes universitários. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2009.
MINAYO, M. C. de S. (org). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 32 ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2012.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
MUNHOZ, D. G. Economia aplicada: técnicas de pesquisa e análise econômica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1989.
OLIVEIRA, A. B. S. et al. Métodos e técnicas de pesquisa em contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2003.
POSSENTI, S. Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola, 2011.
SAUTCHUK, I. Perca o medo de escrever: da frase ao texto. São Paulo: Saraiva, 2011.
STREET, B. "Hidden" Features of Academic Paper Writing. Working Papers in Educational Linguistics, UPenn, 24, (1), p. 01-17, 2009.

 

Disciplina: Orientação de Monografia
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Teoria para trabalho de graduação, de caráter individual, sob a orientação de um professor do colegiado do curso de Ciências Econômicas, temas de livre escolha, versando sobre assuntos econômicos. Orientação presencial com apresentação de trabalho monográfico.

Bibliografia Básica:
ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). NBR 6023. Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
MUNHOZ, D. G. Economia Aplicada: técnicas de pesquisa e análise econômica. Brasília: Universidade de Brasília, 1989.
SUZUKI, J. T. F. (Org.) et al. TCC: elaboração e redação. Londrina: Redacional Livraria, 2009.

Bibliografia Complementar:
ANDRADE, M. M. de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1995.
FACULDADE Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Manual Técnico Acadêmico. 2. ed. rev. e atual. / Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Cornélio Procópio: Faficop, 2006. Disponível em <http://www.ccp.uenp.edu.br>. Acesso em 21 abr 2018.
FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para Normatização de Publicações Técnico-Científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em <http://pt.calameo.com/read/00279161577462923e26b>; <http://www.comunica.ufu. br/noticia/2013/10/editora-da-ufu-disponibiliza-online-livro-de-normalizacao-de-publicacoes-tecnico>. Acesso em 22 abr 2018.
MARLOW, M. A. Writing scientific articles like a native English speaker: top ten tips for Portuguese speakers. Clinics, v. 69, n. 3, p. 153-157, 2014.
MULLER, M. S.; CORNELSEN, J. M. Normas e Padrões para Teses, Dissertações e Monografias. Londrina: Uel, 1995.

 

Disciplina: Metodologia Científica e Produção de Monografia
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Metodologia do trabalho de conclusão de curso. Revisão do projeto de pesquisa. Instrumentos de investigação. Estrutura da monografia. Análise e apresentação dos resultados. Produção do texto da monografia. Redação final e sustentação oral do trabalho científico.

Bibliografia Básica:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação. Trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação. Referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação. Resumo - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação. Citações - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2009.
MEDEIROS, João Bosco de. Redação científica - a prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo: Atlas, 2003.
MULLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. Londrina: Eduel, 2003.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007


Bibliografia Complementar:
BERVIAN, P. A.; CERVO, A. L. Metodologia científica. 4 ed. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1996.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MEDEIROS, J. B. Português Instrumental. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

Ementário do Currículo Complementar Obrigatório: Disciplinas Eletivas

Disciplina: Eletiva I - Economia Regional e Urbana
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Conceito e Espaço, Região e Regionalismo. Teorias da localização: teorias e medidas. Teorias do Desenvolvimento Regional de Perroux, Myrdall e Hirschman. Noções de Aglomerados, Complexos Industriais e Polos de desenvolvimento. Teoria da Base Exportadora e o Crescimento Econômico Regional. Arranjos e Sistemas produtivos Locais (APL e ASPL) e Mileux Innovateurs. O fenômeno da urbanização. Fundamentos da economia Paranaense. Indicadores de Análise Regional e Espacial. Aspectos Teóricos, Econômicos e Sociais das Disparidades Regionais do Brasil.

Bibliografia Básica:
ANDRADE, M. C. de. Espaço, Polarização & Desenvolvimento: uma introdução à economia regional. 5º ed. São Paulo: Atlas, 1987.
CARVALHO, O. de. Desenvolvimento Regional: um problema político. Rio de Janeiro: Campus, 1979.
PIACENT, C. A.; LIMA, J. F.; EBERHARDT, P H. de C (Orgs.) et al. Economia e Desenvolvimento Regional. Foz do Iguaçu: Parque Itaipu, 2016.

Bibliografia Complementar:
AMATO-NETO, J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2000.
BACHA, C. J. C. Economia e Política Agrícola no Brasil. São Paulo: Atlas, 2004.
BARBOSA, N. et al. Indústria e Desenvolvimento Produtivo no Brasil. São Paulo: Elsevier, 2015.
CAMARA, M. R. G.; CALDARELLI, C. E. Universidades Estaduais Paranaenses: desenvolvimento regional e contribuição para a qualificação da mão de obra. Londrina: Eduel, 2014.
CARIO, S. A. F.; PEREIRA, L. B. BROLLO, M. X. Economia Paranaense: estudo de setores selecionados. Santa Catarina: Fundação Boiteux, 2002.
CLEMENTE, A.; HIGACHI, H. Y. Economia e desenvolvimento regional. São Paulo: Atlas, 2000.
COSTA, R. D. A importância dos indicadores de desenvolvimento dos municípios da Amunop. In: V ECOPAR, 2007, Curitiba.
CRUZ, B. de O. et al. Economia Regional e Urbana: teorias e métodos com ênfase no Brasil. Brasília: IPEA, 2011. Disponível em: <http://ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_econregionalurbanaa.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2018.
DE CARVALHO, J. O. Desenvolvimento regional: um problema político. SciELO-EDUEPB, 2014. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/wgg9f/pdf/carvalho-9788578792770.pdf> Acesso em: 08 ago. 2018.
FERREIRA, C. M. de C. Espaço, Regiões e Economia Regional. In HADDAD, Paulo Roberto (Org.). Economia Regional: teoria e métodos de análise. Fortaleza: BNB/ETENEm 1989.
INDICADORES de Desenvolvimento Sustentável por bacias hidrográficas do Estado do Paraná. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). Curitiba: IPARDES, 2013.
MYRDAL, G. Teoria econômica e regiões subdesenvolvidas. Editora Saga, 1965.
PACHECO, C. Novos padrões de Localização Industrial. Tendências Recentes dos Indicadores cambiante: uma tipologia de distritos industriais. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 9-44, dez. 1995.
PADIS, P. C. Formação de uma economia periférica: o caso do Paraná. Curitiba: IPARDES, 2006.
PIACENT, C. A.; LIMA, J. F. (Orgs.) et al. Análise Regional: metodologia e indicadores. Curitiba: Camões, 2012.
PRADO, S. Equalização e federalismo fiscal: uma análise comparada. Rio de Janeiro: Konrad-Adenauer-Stiftung, 2006.
RAIHER, A. P. (Org.) et al. Economia Paranaense: crescimento e desigualdades regionais. Ponta Grossa: UEPG, 2012.
REVISTA Paranaense de Desenvolvimento. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). Curitiba, v.37, nº 130, jan-jul, 2016.
RODRIGUES, R. L.; MORETTO, A. C. Economia paranaense: diagnóstico e dinâmica recentes. Londrina: Eduel, 2006.
SHIKIDA, P. F. A.; STADUTO, J. A. R. Agroindústria canavieira no Paraná: análises, discussões e tendências. Cascavel: Coluna do Saber, 2005.
STORPER M. HARRISON B. Flexibility, hierarchy and regional development: the changing structure of industrial production systems and their forms of governance in the 1990s. Research Policy, Amsterdam, 20, p. 407-422, 1991.
VAINER, C. B. A configuração de novos espaços regionais e a emergência de novos atores políticos, Ensaios FEE, (16) 2, 455-471, 1995.
(*) Produção e do Investimento Industrial. IPEA, Texto para Discussão. 633, 1999.

 

Disciplina: Eletiva II - Economia do Meio Ambiente
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Economia e o meio ambiente: funcionamento dos mercados, falhas de mercado, soluções econômicas para as questões ambientais. Danos ambientais. Economia ambiental e a economia ecológica. Desenvolvimento sustentável: dimensões ambiental, social e econômica. Valoração dos recursos naturais. Políticas públicas, base legal e economia aplicada à gestão dos recursos naturais. Estudos de caso práticos: a questão da água, ar e resíduos sólidos.

Bibliografia Básica:
GALBRAITH, J. K. A Sociedade Justa: uma perspectiva humana. , 7ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
MAY, P. H.; LUSTOSA, M. C.; DA VINHA, V. Economia do Meio Ambiente: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
PEREIRA, A. C. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. São Paulo: Saraiva, 2011.

Bibliografia Complementar:
ARAYA, M. (Org.). Comércio y Ambiente: temas para avanzar el diálogo. Costa Rica: Organización de los Estados Americanos (OEA), 2000.
BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. Petrópolis: Vozes, 1997.
CLEMENTE, A. Introdução à Economia do Meio Ambiente. In: CLEMENTE, A.; HIGACHI, H. Y. Economia e Desenvolvimento Regional. São Paulo: Atlas, 1998.
COMÉRCIO & Meio Ambiente: uma agenda para a América Latina e Caribe. Brasília: MMA/SDS, 2002.
CONFERÊNCIA das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro, 1992; Agenda 21. Curitiba: Ipardes, 2001.
FAMINOW, M. D. Os projetos e o meio ambiente. In: CLEMENTE, A. (Org.) et al. Projetos Empresariais e Públicos. São Paulo: Atlas, 1998.
FAMINOW, M. D.; CLEMENTE, A. Projetos Ecológicos. In: CLEMENTE, A. (Org.) et al. Projetos Empresariais e Públicos. São Paulo: Atlas, 1998.
FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, R. O Brasil e o Comércio Internacional. São Paulo: Contexto, 2000.
HARRIS, J. M.; ROACH, B. Environmental and Natural Resource Economics: a contemporary approach. 4th ed. New York: Routledge, 2017.
KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. (Orgs.). Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
MCCONNELL, C. R.; BRUE, S. L. Microeconomia: princípios, problemas e políticas. 14ª edição. São Paulo: LTC, 2001.

 

Disciplina: Eletiva III - Economia Agrícola
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Conceito de agropecuária e sua diferenciação em relação ao agronegócio. O papel da agropecuária no desenvolvimento econômico, e sua estrutura no Brasil. Mecanismos de política agrícola. Aspectos da evolução histórica da agropecuária até os dias atuais.

Bibliografia Básica:
BACHA, J. C. C. Economia e Política Agrícola. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MENDES, J. T. G. Economia Agrícola: Princípios Básicos e Aplicações. Curitiba: Scientia et Labor, 1989.
SCHUH, G. E. Pesquisa sobre desenvolvimento agrícola no Brasil. São Paulo: Atlas, 1971.

Bibliografia Complementar:
CLEMENTE, A.; HIGACHI, H. Y. Economia e Desenvolvimento Regional. São Paulo: Atlas, 2000.
FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. Companhia Editora Nacional, 23ª ed. São Paulo, 1989.
GUILHOTO, J. J. M. Regional Importance of the Agribusiness in the Brazilian Economy In: 44th Congress of the European Regional Science Association, Porto, Portugal, 25 a 29 de agosto de 2004. Disponível em <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2425747>. Acesso em 01 ago 2018.
HOFFMMAN, R., et. al. Administração da Empresa Agrícola. 3ª ed. São Paulo:
Pioneira, 1981.
PASTORE, A. C. Exportações Agrícolas e Desenvolvimento Econômico. S.l. FECECE, 1979.
REZENDE, G. C. Estado, Macroeconomia e Agricultura no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRG/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, 2003.

 

Disciplina: Eletiva IV - Teoria dos Jogos
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Representação de jogos simultâneos. Estratégia dominante, maxi-min e equilíbrio de Nash. Equilíbrio de Nash e eficiência no sentido de Pareto. Eliminação iterativa de estratégias estritamente dominadas e racionabilidade. Conhecimento comum. Equilíbrios múltiplos: estratégia mista, pontos focais e a coordenação em jogos. Jogos sequenciais e a representação na forma estendida. Jogos e negociações. Jogos repetidos. Jogos de informação incompleta.

Bibliografia Básica:
VARIAN, H, R. Microeconomia: princípios básicos. 7º ed. São Paulo: Elsevier, 2006.
PINDYCK, R.; RUBINFELF, D. Microeconomia. 8º ed. São Paulo: Pearson, 2013.
KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia Industrial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

Bibliografia Complementar:
DAVIS, M. D. Teoria dos Jogos: uma introdução não técnica. Campinas: Cultrix, 1973.
FIANI, R. Teoria dos jogos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
GARÓFALO, G. de. L. Fundamentos de Teoria Microeconômica Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2016.
MAS-COLELL, A.; WHINSTON, M. D.; GREEN, J. R. Microeconomic Theory. Oxford: Oxford University Press, 1995.
YAZIGI, E. Civilização urbana. São Paulo: Contexto, 2003.

 

Disciplina: Eletiva V - Economia Empresarial e Finanças Corporativas
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: A Administração Financeira e o papel do Gestor Financeiro. Finanças e o ambiente empresarial. Decisão de investimento – risco e retorno. Decisão de financiamento, Custo de Capital e Estrutura de Capital. Gestão do capital de giro – disponibilidade, crédito e contas a receber, e estoque. Gestão tributária aplicada à área financeira.

Bibliografia Básica:
KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. (Orgs.). Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
PORTER, E. M. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.
_____. Estratégia Competitiva: técnicas para a análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Bibliografia Complementar:
FAMA, E. F.; JENSEN, M. The Separation of Ownership and Control. Journal of Law and Economics, n. 26: 301-27. 1983.(*)
FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial, Planejamento e Controle Gerencial. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GITMAN, Lawrence Jeffrei. Princípios de Administração Financeira: essencial. 10ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
HOJI, Masakazu; SILVA, Hélio Alves da. Planejamento e Controle Financeiro: Fundamentos e Casos Práticos de Orçamento Empresarial. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária. 12ª Ed. São Paulo: Atlas, 2017
LEMES JR., Antonio Barbosa; RIGO, Cláudio Miessa; CHEROBIM, Ana Paula Mussi Szabo. Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MATARAZZO, Dante C & PESTANA, Armando Oliveira. Análise Financeira de Balanços: abordagem básica e gerencial. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MOREIRA, José Carlos. Orçamento Empresarial - 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais - Fundamentos e Técnicas. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ROSS, Stephen A.; JORDAN, Bradford D.; WESTERFIELD, Randolph W. Administração Financeira - 8ª Ed. São Paulo: Mcgraw-hill Interamericana, 2009.
SALANEK FILHO, Pedro. Administração financeira [recurso eletrônico]. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2012. Disponível em: http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/957/Administrcao%20Financeira.pdf?sequence=1&isAllowed=y
SANVICENTE, Antonio Zoratto, et al. Orçamento na Administração de Empresas. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
TEIXEIRA, Umberlina Cravo. Fundamentos do Mercado de Capitais – 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.
(*) Bibliografia disponível no Portal de Periódicos CAPES.

 

Disciplina: Eletiva VI - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Carga horária: 60 Teórica: 60 Prática: TICS/EAD: Anexo VII
Ementa: Fundamentos da Educação de Surdos. Aspectos Clínicos da Surdez. Linguística da Libras. Léxico, morfologia e sintaxe. Cultura e Identidade Surda. Educação dos Surdos no Brasil. Educação Inclusiva. Libras como segunda língua. Vocabulários/sinais de Libras em contextos diversos.

Bibliografia Básica:
LODI, A. C. B. (Org.) Letramento, bilinguismo e educação dos surdos. Porto Alegre. Mediação, 2012.
QUADROS, R. M. Educação dos Surdos: a aquisição da Linguagem. Artmed, 1997.
QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Artmed, 2004.

Bibliografia Complementar:
BERENZ, N. Surdos venceremos. The rise of the Brasilian Deaf Community. In: MONAGHAN, L. et al. (Org.) Many Ways to Be Deaf: International Variationin Deaf Communities. Washington, DC: Gallaudet University Press, 2003, p. 173-93.
BRASIL. Decreto Federal nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e o Art. 18 da Lei nº 10098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005.
LACERDA, B. F. C. (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução a LIBRAS e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014.
LOPES, C. M. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SKLIAR, C. E. T. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. V.1. Porto Alegre: Mediação, 1999.

 

Quadro de equivalência de componentes (entre o currículo anterior e o novo)

Currículo Anterior

Currículo em Implantação

 

Componente

CH

Componente

CH

Noções de Administração e Empreendedorismo

120

Princípios de Administração e Empreendedorismo

60

Contabilidade Gerencial

120

Contabilidade e Análise de Balanço

120

Instituições de Direito

60

Instituições de Direito

60

Filosofia e Ética

60

Instituições de Direito

60

Matemática

120

Matemática Aplicada à Economia

180

Princípios de Economia

120

Introdução à Economia

120

Introdução as Ciências Sociais

120

Produção Acadêmica e Estratégias de Comunicação

60

Estatística Aplicada à Economia

120

Estatística Aplicada à Economia

120

Econometria

120

Econometria

120

Contabilidade Social

60

Contabilidade Social

60

Teoria Microeconômica

120

Teoria Microeconômica

120

Teoria Macroeconômica

120

Teoria Macroeconômica

120

Organização Industrial e Comércio Exterior

120

Economia Internacional

120

Organização Industrial e Comércio Exterior

120

Economia Industrial

60

Economia do Setor Público

60

Economia do Setor Público

60

Economia Monetária

60

Economia Monetária

60

Crescimento e Desenvolvimento Socioeconômico

120

Crescimento e Desenvolvimento Socioeconômico

60

Elaboração e Análise de Projetos

120

Elaboração e Análise de Projetos

60

Elaboração e Análise de Projetos

120

Tecnologia da Informação e Simulação Empresarial

120

História Econômica Geral

60

História Econômica Geral

60

História do Pensamento Econômico

120

História do Pensamento Econômico

120

Economia Política

60

História do Pensamento Econômico

120

Formação Econômica do Brasil

60

Formação Econômica do Brasil

60

Economia Brasileira Contemporânea

120

Economia Brasileira Contemporânea

120

Técnica de Pesquisa em Economia

60

Técnica de Pesquisa em Economia

60

Eletiva: Matemática Financeira

60

Matemática Financeira

120

Eletiva: Economia Regional

60

Eletiva: Economia Regional e Urbana

60

Eletiva: Economia do Meio Ambiente

60

Eletiva: Economia do Meio Ambiente

60

Elaboração e Análise de Projetos

120

Eletiva: Economia Agrícola

60

Teoria Microeconômica

120

Eletiva: Teoria dos Jogos

60

Elaboração e Análise de Projetos

120

Economia Empresarial e Finanças Corporativas

60

Eletiva: LIBRAS

60

Eletiva: LIBRAS

60

Orientação de Monografia

120

Orientação de Monografia

60

Orientação de Monografia

120

Metodologia e Produção de Monografia

60