Curso de Direito da UENP realiza debate sobre política atual no Brasil

Quinta, 07 Julho 2016 18:32 por Assessoria de Comunicação Social

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na última sexta-feira (01/07), Mesa Debates com o tema “Resistência ao Golpe e os novos rumos da esquerda no Brasil”. O evento discutiu questões sobre a atual conjuntura política do país, o afastamento da presidenta Dilma Rousseff, além da relação da política com o Direito e a Economia.

Mediada pelo professor-doutor Maurício Gonçalves Saliba (UENP), a Mesa contou com a participação do professor-doutor Jorge Sobral da Silva Maia (UENP), do professor-doutor Marco Del Roio, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), e do professor-mestre Décio David, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O evento reuniu acadêmicos do curso de Direito e de outros cursos da UENP, além de alunos de outras instituições de ensino da região e pessoas da comunidade. Segundo o professor Marcos Del Roio, a diversidade de público mostra a importância do tema. “A participação da sociedade enriquece o debate, proporciona um momento diferente de interação e também se torna algo estimulante e educativo na atuação política e crítica de quem assiste”, afirmou o professor.

Para o coordenador do programa de pós-graduação em Ciências Jurídicas da UENP, professor-doutor Fernando Brito Alves, a Mesa atende necessidades da Universidade de articular as ideias e promover o debate. “Acredito que a Universidade tem essa obrigação. Nossa proposta era realizar uma mesa de debates com opiniões políticas e ideológicas diversificadas", disse. "Após os movimentos políticos que se intensificaram desde abril, a esquerda tem tido pouco espaço para discussão, e por isso, é importante que a Academia resguarde o debate democrático para todas as posições ideológicas”, declarou.

O estudante do 2º ano de Direito das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), Carlos Roberto Costa, participou do evento. Ele ressaltou a importância da participação da sociedade e elogiou a formação da Mesa. “A Mesa, composta por professores renomados e de notório saber jurídico, político e histórico, abriu mão do uso de termos técnicos. Eles ofereceram conhecimento e se fizeram entender por todos os presentes", considerou. "Com certeza esse foi um grande passo de uma caminhada para elucidar ou, no mínimo, provocar o senso crítico de quem ali esteve. A UENP está de parabéns”, finalizou o estudante.

Lançamento

Durante a realização da Mesa de Debates no CCSA, houve também o lançamento do livro "A Resitência ao Golpe 2016", da Canal 6 Editora. O livro reúne cerca 450 textos de diversos autores sobre o processo de impeachtment de Dilma Roussef.

Última modificação: Quinta, 07 Julho 2016 18:36

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo.

• Designa Servidor para desempenhar suas atividades laborais no Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado