UENP promove Seminário sobre Direito, Gênero e Sexualidade

Quinta, 22 Março 2018 14:21 por Assessoria de Comunicação Social

O programa de pós-graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, nos dias 15 e 16 de março, a primeira edição do Seminário sobre Direito, Gênero e Sexualidade. O evento, que contou na abertura com a presença da reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, foi realizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade, do Campus de Jacarezinho.

Segundo o coordenador do programa, Fernando Brito, a recepção do evento por parte dos participantes, tanto palestrantes, como acadêmicos e comunidade, foi um sucesso. Ao todo, foram mais de 600 inscritos.

“Havia uma demanda no curso para debater estes assuntos. Por isso, a adesão foi tão grande. É a primeira vez que pudemos discutir estes temas voltados à sexualidade e gênero no curso de Direito. E muitos acadêmicos queriam saber como seria a abordagem dos palestrantes, juridicamente falando”, acentua.

O evento teve participação de acadêmicos da graduação em Direito e da pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP. Além deles, também participaram profissionais da Assistência Social, além de acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia, História, entre outros.

Para a reitora Fátima Padoan, discussões como as realizadas pelo CCSA são fundamentais para superação do preconceito. “Em discussões proporcionadas em eventos como esse a Universidade contribui para quebra de paradigmas que promovem desigualdades. O sucesso desse evento é também reflexo do comprometimento da pós em Ciência Jurídica da UENP, sempre atenta a sua responsabilidade social e a preservação dos valores humanos”, destaca a reitora.

Realizaram palestra durante o evento a doutora Alice Bianchini, integrante da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB/ Federal e da OAB/SP; o doutor Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o doutor Paulo Roberto Iotti Vecchiatti, professor da Universidade Paulista (UNIP).

Última modificação: Sexta, 23 Março 2018 14:27

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD