Projetos de extensão da UENP são premiados em evento do Sesi

Quarta, 11 Setembro 2013 11:19 por Assessoria de Comunicação Social
Professores e alunos de Enfermagem da UENP durante o “EUREKA: Feira de engenhocas promovida pelo SESI/PR”, em Bandeirantes Professores e alunos de Enfermagem da UENP durante o “EUREKA: Feira de engenhocas promovida pelo SESI/PR”, em Bandeirantes

Três projetos de extensão do curso de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneghel (CLM), foram premiados como projetos inovadores durante o "EUREKA: Feira de engenhocas promovida pelo SESI/PR", nos dias 29 e 30 de agosto, em Bandeirantes.

Vários projetos da UENP foram inscritos no evento a fim de divulgar o que se tem desenvolvido na comunidade, além de buscar evidenciar os cursos da Universidade. Foram premiados no evento os projetos "Saúde do Homem", coordenado pela professora Natália Guerra Silva (1º lugar), "Projeto CETER", coordenado pelo professor Ronaldo Pinheiro da Silva (2o lugar), e "Saúde da Mulher", coordenado pela professora Simone Castanho Sabaini de Melo (3o lugar).

Os projetos de "Saúde do Homem" e "Saúde da Mulher" tiveram início em novembro de 2012 e fazem parte do Programa de Extensão realizado pelo curso de Enfermagem da UENP financiado pelo MEC (PROEXT), com objetivo geral de implementar ações de promoção e prevenção em saúde da população usuária do SUS em Bandeirantes.

Natália explica que o "Saúde do Homem" busca avaliar as condições de saúde e doenças crônicas (hipertensão arterial, Diabetes mellitus, hipercolesterolemia, hiperplasia/neoplasia de próstata), além de realizar treinamento com os profissionais de saúde. "Todo esse trabalho tem a finalidade de contribuir para o fortalecimento da política de saúde do homem na atenção básica, visando o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos à população masculina situada na faixa etária entre 20 e 59 anos", destaca.

O "Saúde da Mulher" criou em Bandeirantes o grupo de gestantes "Mãe Coruja". A professora Simone Castanho comenta que o grupo se reúne semanalmente. "Nós buscamos oferecer um espaço coletivo onde as gestantes possam trocar experiências, obter informações e tirar dúvidas sobre as eventuais mudanças durante a gestação, oferecer educação em saúde, atividades físicas e artesanatos". Todas as gestantes, independente do período gestacional, podem participar.

Já o CETER - Centro de Educação e Treinamento em Emergências e Resgate UENP/CLM - explica o coordenador do projeto, realiza treinamentos com a população do ensino médio e profissionais de saúde que trabalham em serviços de atendimento pré-hospitalar. "Os acadêmicos realizam aproximações com a realidade de atendimento em Parada cardíaca. Espera-se que o CETER torne-se referência para a capacitação em emergências e resgate, dessa forma efetivará a importante relação social do curso para a sociedade bem como fortalecerá a integração ensino, pesquisa e extensão", destaca Ronaldo. Esse projeto é vinculado à disciplina de Urgência e Emergência da grade de ensino de Enfermagem (pronto-socorro).

Última modificação: Quarta, 11 Setembro 2013 11:23

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Resultado do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR E MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Homologação das inscrições e as datas das entrevistas do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR e MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• TORNA PÚBLICA a Classificação final dos alunos pleiteantes a bolsa referente ao edital PPAGRO 08/2024; para a concessão de 2 (duas) cotas de Bolsa de 24 meses – Projeto PRAPG da CAPES; 1 (uma) cota 12 meses (Projeto PDPG – 3 e 4) e 6 cotas de 12 meses da demanda social DS - CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel.

• Criação da Comissão Organizadora de Recepção aos Alunos Ingressantes – Ano 2024 na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.