Portal do Egresso

O seu sucesso profissional é o nosso sucesso!

Associações Atléticas Acadêmicas realizam jogos InterUENP

Terça, 14 Novembro 2017 09:57

As Associações Atléticas Acadêmicas dos campi de Bandeirantes, Cornélio Procópio e de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizaram, de 2 a 5 de novembro, os Jogos universitários (InterUENP). Cerca de 200 acadêmicos disputaram as competições. O Campus de Jacarezinho garantiu o troféu de campeão geral dos Jogos, que contaram com as modalidades de futsal, voleibol, handebol, basquetebol, tênis de mesa, natação, xadrez e futebol suíço. Os jogos foram disputados no Ginásio 14 de Novembro (Chinelão), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) e no Campus Luiz Meneghel.

A acadêmica Ana Paula, do curso de Veterinária da UENP, acentua que os jogos têm como objetivo a integração entre os campi, assim como a reintrodução do esporte no meio universitário da UENP. “Temos de lembrar a importância da atividade física para a saúde, não só corpórea, mas mental e emocional. Como se sabe, muitos universitários vêm sofrendo de distúrbios emocionais, como estresse e ansiedade, por isso a importância do esporte. Para ajudar no bem estar físico e promover o convívio social”, destaca.

O estudante de Educação Física, Willian José de Souza, ressalta que os Jogos são um importante momento para a formação dos estudantes da Instituição. “O esporte promove a construção de valores, como coletividade, por exemplo, além da oportunidade de integração entre os diversos campi da UENP”, pontua. Willlian acentua ainda que o esporte é um diferencial que acrescenta algo na vida de cada um. “Os jogos, se trabalhados em grupo, provocam aspectos emocionais, morais e sociais fundamentais na formação do ser e no conviver humano. Ao se relacionar em equipe, o indivíduo estará sendo estimulado para o uso do seu raciocínio lógico de uma maneira mais divertida, na interação com os que estão à sua volta”, complementa.

O diretor do Campus Luiz Meneghel, Éderson Marcos Sgarbi, considera importante o fomento dos Jogos na Universidade. Ele destaca que o InterUENP é um momento único de integração esportiva da comunidade universitária da UENP. “Durante o evento, a emoção, o engajamento, a união e a felicidade tomaram conta dos participantes em cada jogo, contagiando também a arquibancada”, recorda o professor.

Para o diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini, o Interuenp se constituiu num dos pontos altos para a confraternização dos universitários da Universidade. “Além da prática de atividades físicas, o evento permite que os universitários, num momento de descontração, passem a fazer novos amigos para compartilhar aprendizado na busca de novos horizontes”.

Sérgio Roberto Ferreira, diretor do Campus de Cornélio Procópio, acentua que os Jogos são um momento importante na programação acadêmica universitária, principalmente por se tratar a UENP de uma Universidade multicampi. “Os Jogos proporcionam uma integração muito saudável entre as Atléticas. Isso movimenta os alunos, professores e agentes universitários de forma geral, promovendo maior relacionamento e amizades”, destaca.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, ressalta os esforços de todos os envolvidos para a realização do InterUENP. "Quero parabenizar a todos que contribuíram para a realização do InterUENP. De maneira especial, às Associações Atléticas Acadêmicas dos três campi da UENP, que com efetivo empenho e muita dedicação, organizaram com muito sucesso esses Jogos. Agradeço ainda aos diretores dos campi que deram total subsídios para que os Jogos fossem realizados. Ressalto o envolvimento do diretor do Campus de Luiz Meneghel, professor Sgarbi, que esteve junto na organização do evento", finaliza a reitora.

O evento foi organizado pelas Associações Atléticas Acadêmicas Coice de Burro, Máfia Etílica e Rabo de Galo do Campus Luiz Meneghel; Atlética Mané Po7, Atlética da Direito e Atlética IX de Outubro – de Odontologia, do Campus de Jacarezinho, e Atlética XXV de Junho do Campus de Cornélio Procópio.

Última modificação: Sábado, 18 Novembro 2017 13:19