Portal do Egresso

O seu sucesso profissional é o nosso sucesso!

UENP apoia criação do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro

Quinta, 19 Julho 2012 11:09

"São dois focos importantes na implantação do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro: o primeiro é reter na região as competências desenvolvidas pelas instituições de ensino, profissionais que hoje não ficam aqui. E por outro lado, atrair investimentos de base tecnológica para o Norte Pioneiro, possibilitando a mudança do perfil econômico e social da região que possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixíssimo", resumiu o diretor presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Julio Felix, sobre a importância da implantação do Parque e da Incubadora prevista para ser instalada em Jacarezinho em 36 meses.

O evento que formalizou a proposta do projeto "Parque Tecnológico do Norte Pioneiro" aconteceu na terça-feira, 17, no Instituto Federal do Paraná (IF-PR), campus Jacarezinho. Na reunião, foi assinado um termo de compromisso pelas autoridades, definindo o papel de cada instituição no processo. Com objetivo de otimizar recursos do Tecpar de Jacarezinho, criando assim o Parque e a incubadora Tecnológica, além de estruturar a rede de laboratórios de apoio ao Parque, o projeto contempla ainda a rede de Educação à distância (EAD) em empreendedorismo, tecnologia e inovação. Já a incubadora é uma organização que tem como objetivo o apoio estratégico no desenvolvimento de empresas "recém-nascidas" de bases tecnológicas.

Em consonância com a fala de Felix, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Alípio Leal, salientou que é importante que as instituições se unam para desenvolver oportunidades. "Este trabalho busca fortalecer as competências do Norte Pioneiro, o que deverá garantir melhor qualidade de vida, uma melhor renda para cada cidadão; e o Tecpar vem para realizar desenvolvimento e proporcionar oportunidades". O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior, reafirmou, durante sua fala na reunião, o total apoio da UENP na execução das propostas, podendo vir a contribuir no projeto de engenharia e, futuramente, criando cursos nos campi da região em função das definições do Parque.

O Parque Tecnológico faz parte da estratégia da SETI para impulsionar o desenvolvimento dos municípios do Norte Pioneiro a partir da atração de empresas de base tecnológica inovadoras. A incubadora que o Tecpar vai montar no campus de Jacarezinho, em parceria com outras entidades, será o primeiro passo para a criação do Parque.

O empreendimento será instalado, inicialmente, no campus do Tecpar em Jacarezinho (localizado próximo à entrada da cidade, no Jardim São Luiz, com mais de 120 mil m² de área total e 2,5 mil m² de área construída) ou em qualquer outro município do Norte Pioneiro, conforme os benefícios que o Parque proporcionar. Dessa forma, empresas inovadoras, sejam elas da incubadora ou de fora, poderão se instalar no espaço.

Participaram da solenidade, além do secretário da SETI, do diretor do Tecpar e do vice-reitor da UENP, representantes do Instituto Federal do Paraná (IF-PR), do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), representantes de prefeituras da região e colaboradores do Tecpar. O projeto tem como parceiros da SETI, UENP, IF-PR, Sebrae, FIEP, SESI, SENAI, Prefeituras, dentre outros.

Durante reunião, autoridades assinaram termo de compromisso para a realização do Parque Tecnológico

Última modificação: Quinta, 16 Agosto 2012 11:19