GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - Bacharelado 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

 

As Práticas Clínicas de Saúde (PCS), tem como objetivo fundamental possibilitar ao acadêmico uma experiência de aprendizagem direta e real, durante a qual, sob supervisão do docente, o mesmo se torne progressivamente responsável por tarefas típicas do seu campo de ação profissional.

O curso de enfermagem anual de 5 anos, inicia desde o primeiro ano com atividades de PCS, onde os alunos são divididos em cinco grupos para realização do PCS, constituído de 8 alunos em cada grupo. Os estágios são realizados nas Unidades Básica de Saúde (UBS) / Programas de Saúde da Família (PSF) de Bandeirantes, Asilo São Vicente de Paula e Hospital Santa Casa de Bandeirantes.

Para o desenvolvimento de atividades teórico-práticas, o curso de Enfermagem tem firmado convênio com instituições de Bandeirantes e região, de modo a viabilizar estas práticas pedagógicas importantes e necessárias para a formação do profissional enfermeiro.

Do 3º ao 4º ano o PCS ocorre nos Hospitais Santa Casa de Bandeirantes e Cornélio Procópio, nas UBS/PSF de Bandeirantes e no CAPS I de Bandeirantes, que visa proporcionar ao estudante a vivência de situações práticas em contato com a realidade e o desenvolvimento de habilidades emocionais e técnicas, percebendo o compromisso social da profissão e aprimorando a capacidade reflexiva de forma consciente, crítica e criativa. Buscando estimular a postura ética da enfermagem, os relacionamentos interpessoais e o trabalho em equipe. Instrumentaliza o acadêmico a utilizar-se dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do curso, inseridos na concepção do cuidado humano de enfermagem. Durante os estágios os alunos deverão inter-relacionar conceitos da assistência, administração, pesquisa, processo educativo em saúde e outros.

O PCS do 5º ano é realizado sob a condução de preceptoria, chamado Estágio Curricular Supervisionado – Internato, contemplando 20% da carga horário total do curso em que o aluno terá a opção de escolha do campo de estágio que melhor se adapte às suas necessidades e consequente aprimoramento, desenvolvendo a monografia enquanto projeto assistencial. Estas atividades são realizadas nos Hospitais da Cidade de Bandeirantes, nas UBS/PSF do Município e outras instituições com uma distância de no máximo 100 Km de Bandeirantes, com a supervisão dos professores da disciplina (enfermeiros), capacitado pedagogicamente e obedecendo a uma relação professor/aluno.