APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo a formação de um profissional Licenciado em Biologia que possa atuar como professor de Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais e Biologia no Ensino Médio, e como pesquisador e docente no Ensino Superior, nas áreas das Ciências Biológicas, da Educação e áreas afins. A formação desse profissional deve ser pautada na concepção da educação como um dos elementos para a transformação social, comprometido com a formação humana.

Para tanto, faz-se necessária uma formação que possibilite ao futuro profissional, tanto a vivência crítica da realidade da educação básica, como também a experimentação, com a respectiva análise crítica, com formação científica, tecnológica e técnica, com adequada fundamentação teórico-metodológica.

 

HISTÓRICO DO CURSO

Inicialmente como o curso de Ciências – Habilitação em Biologia, em 2011 foi oficializada a proposta curricular em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, com duração de 4 anos, oferta de 40 vagas por ano, com concorrência que sempre excedeu o número de vagas disponíveis.

Desde 2011, o Curso teve alterações curriculares com inserção de componentes que atendessem ao processo de humanização e formação político-científica e didático-pedagógico.

Outros aperfeiçoamentos ainda se mostraram necessários, culminando em novas reformulações do Projeto Pedagógico de Curso, em 2019 e 2022, adequando-se às novas exigências político-sociais e educacionais, com integração de novos componentes curriculares e atendendo as novas resoluções e diretrizes oficiais.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O Curso visa a sólida formação técnico-científica e pedagógica do profissional, para atuar na perspectiva da totalidade dialética e dialógica, com entendimento dos processos socioambientais, econômicos, políticos, sociais e educacionais, reconhecendo os atores envolvidos nestes processos, identificando os riscos e benefícios resultantes das intervenções humanas, tanto no ambiente natural como social, e planejando as intervenções adequadas para controlar, recuperar ou preservar o ambiente.

Para isso, tem uma formação generalista, fundamentada nas ciências básicas e aplicadas da biologia e da pedagogia, com embasamento social e ético. É capaz de participar e coordenar equipes de trabalho interdisciplinares e multidisciplinares e de buscar contínua atualização e aperfeiçoamento.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional pode atuar na Educação Básica, no Ensino de Ciências e Biologia, ou na educação não formal, além de, cumpridas as exigências regulamentadas pelo Conselho Federal de Biologia e afins, atividades como: Formulação, elaboração, supervisão, coordenação e orientação de estudos, projetos ou pesquisas científicas básicas e aplicadas, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados; Execução de análises laboratoriais para fins de diagnóstico, perícia, fiscalização, docência, estudos e projetos de pesquisa; Prestação de consultorias e assessorias técnicas; Emissão de laudos e pareceres técnicos; Realização de perícias e fiscalização; Atuação como responsável técnico; Ocupação de cargos técnico-administrativos em empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do Poder Público, no âmbito de sua especialidade.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Curso: Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura

Carga Horária: 3200 horas

Turno: Noturno

Regime: Seriado anual com disciplinas semestrais

Vagas: 40

Período de integralização: 04 anos

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas: Prof. Dr. Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira -

Vice Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Oliveira Fernandes da Silva -

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Prof. Dr. Guilherme de Toledo Figueiredo -

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Prof.ª Dr.ª Tatiane Mantovano -

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Prof. Dr. Ariel Milani Martine -

 

Representante discente: Brian Martins Vilela -