Vestibular UENP

O curso de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realiza até a próxima sexta-feira (22/10), o XII Seminário de Letras – SóLetras. O evento, que acontece em parceria com a Semana Literária do SESC-PR, homenageou, na noite de terça-feira (19), os escritores jacarezinhenses José Augusto Coppi, José Lázaro Boberg, Geraldo Silva e Celso Rossi. Durante esta semana, o evento contará ainda com mesa-redonda, oficinas, minicursos e sarau literário.
Geraldo Silva é daquelas pessoas que encontram na arte o mote para celebração da vida. Aos 90 anos, coleciona uma multiplicidade de feitos no campo da cultura, dentre eles, a fundação do Conjunto Amadores de Teatro (CAT) – espaço das artes cênicas da cidade de Jacarezinho. Além de transitar pelo teatro, Geraldo Silva também é escritor de títulos como “O gato e o velho”, “Caso e Acasos” e “Fatos, Refatos de Fatos” - esta, sua mais nova publicação apoiada pelo Campus Luiz Meneghel, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Considerando as notícias veiculadas nas redes sociais, que sugerem "perseguição política na UENP", a reitora, professora Fátima Padoan, esclarece que o diretor do Campus de Jacarezinho, professor Fábio Antonio Neia Martini, recebeu, por meio de protocolado encaminhado pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação e Centro de Letras, Comunicação e Artes, denúncia de que atos ocorridos durante manifestações realizadas nas dependências dos referidos centros estavam impedindo que as aulas fossem realizadas.
A Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou reunião com os Núcleos Regio-nais de Educação (NRE) de Jacarezinho, Wenceslau Braz e Cornélio Procópio, nos dias 28 e 29 de agosto, para divulgação do sistema de cotas sociais e sociorraciais para ingresso nos cursos de graduação da Insti-tuição. As reuniões, que tiveram o intuito de apresentar os processos seletivos da UENP com ênfase nas cotas, foram conduzidas pela pró-reitora de Graduação, Ana Paula Belomo Castanho Brochado; e pelo diretor de Acompanhamento Acadêmico, Raphael Gonçalves de Oliveira. Já no dia 22 de agosto, com a presença do vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa, a divulgação foi feita para o Núcleo de Ibaiti.
O professor Salvador Tomás, doutor em Direito Processual Civil pela Universidad de Bolonha e docente da Universidad de Murcia, na Espanha, desenvolveu, durante o mês de agosto, atividades de pesquisa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). No período, o docente se dedicou especialmente a questões relacionadas ao Direito Processual Brasileiro em atividades realizadas na graduação e na pós-graduação da Universidade.